Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Project/Service Agreement:PTDC/CED‐EDG/29069/2017

Project/Service Agreement:PTDC/CED‐EDG/29069/2017

Start Application Approved In Progress Completed Closed

Status
Estado ConcluídoCompleted
Publication
PublicadoPublished
General Data
Code: 72570
 
Application: NORTE-01-0145-FEDER-029069
 
Reference: PTDC/CED‐EDG/29069/2017
Short name: DigP-SEM
Title: Digital Platforms in School Clusters' Educational Management
Competitive Funding: No
Does it involve businesses?: No
No. of Participating Institutions: 6
Scope
Type: Funded Project
 
Geographical Scope: National
 
Type of Action: R&TD
Funding
Programme: IC & DT - 2017 - Projectos de IC & DT (2017)
Funding Institution: Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Financial Geographical Scope: National
Date of the Funding Agreement: 2018-08-17
Paying Entity: Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Scheduling
Planned Start Date: 2018-01-01
Effective Start Date: 2018-10-01
Expected Completion Date: 2021-09-30
Effective Completion Date: 2022-07-31
Budget
Currency: EUR
 
Total Approved Budget: 231.333,32 EUR
Details
Summary: A organização das escolas por Agrupamentos tem sido justificada em argumentos de reforço da autonomia, de quebra de isolamento entre escolas e de realização de projetos educativos (PE) articulados entre os diversos níveis de ensino e em que participem a comunidade. Apesar disso, alguns estudos (AL_CL_PF2010; SM_TL2015) têm dado conta de posições de desagrado em relação a esta organização escolar, assentes em ideias de perda de autonomia, dependência da escola sede e dificuldades de trabalho conjunto, pelo distanciamento geográfico das escolas.
A par desta medida, e por influência da Cimeira de Lisboa (2000) e do Plano Tecnológico da Educação (2007), as TIC passaram a constituir uma área de referência nas diretivas educacionais (Comissão Europeia, 2011; OCDE 2015)
e a integrar o dia-a-dia dos Agrupamentos de Escolas (AE) (AS_BS2008; AM_et al2012). Neles, as plataformas digitais (PD) (email, moodle, internet etc.) tornaram-se um recurso para a comunicação dos AE sobre o qual não existe um conhecimento informado, o que justifica a relevância do projeto DigP-SEM. Este tem como meta produzir recomendações sobre o modo como as PD podem contribuir para uma gestão educacional dos AE com efeitos numa sequencialidade curricular e num Projeto Educativo (PE) coletivamente participado, que corporize princípios de uma ? cidade educadora? (Declaração de Barcelona, 1990) e inclusiva.
Orientado por esta meta, o projeto organiza-se em torno dos objetivos: 1) Identificar e caracterizar modos e finalidades com que são utilizadas as PD nos AE; 2) Mapear efeitos das PD que têm sido gerados na dinâmica de funcionamento
do AE; 3) Produzir e validar um guião de procedimentos para o uso das PD nos AE.
Este projeto será acompanhado de uma monitorização e avaliação que assegurem a pertinência do conhecimento produzido. Esse conhecimento, para além de ser partilhado com os AE que vierem a integrar o estudo, será divulgado em eventos científicos, nacionais e internacionais, para que poss Ver mais. Adequado para parcelas de texto incompletas e que, através deste ícone, permite-se que o utilizador leia o texto todo.
Scientific Context
Scientific Domain (FOS - Level 2): Social sciences > Educational sciences

Academic fields (CORDIS - Level 5)

Mais informações There are no Academic Fields associated with the Project.

Keywords

  • Agrupamentos de escolas
  • Gestão educacional
  • Plataformas digitais
  • Projeto educativo
Documents
Mais informações There are no Documents associated with the Project.

Publications associated with the Project

Book
Preciosa Fernandes (Coordinator) (FPCEUP); Carlinda Leite (Coordinator) (FPCEUP); Angélica Monteiro (Organiser) (FPCEUP); Carla Figueiredo (Organiser) (FPCEUP); Paulo Marinho (Organiser) (FPCEUP)
2022
Institutions Participating in the Project
Institution Contact Create Tab?
Name Short name Country Type Participation Name Telephone Email
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto FPCEUP Portugal University Proponent Preciosa Fernandes 226079700 preciosa@fpce.up.pt
Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra CEIS20 Portugal RD Institute Partner
Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora CIEP Portugal RD Institute Partner
Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações CIEO Portugal RD Institute Partner
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa IE-UL Portugal RD Institute Partner
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro UTAD Portugal University Partner
 
Budgets and Teams
Confidential Budget:

People in the Project

Institution Name Short name Role Dedication (%) Contribution (%) Allocation
Start date End date
FPCEUP Angélica Maria Reis Monteiro AMRM Researcher 15 2018-10-01 2022-07-31
FPCEUP Carla Patrícia Teixeira da Silva Figueiredo CPTSF Researcher 100 2018-11-01 2022-07-31
FPCEUP Carlinda Maria Ferreira Alves Faustino Leite CL Official Co-Researcher 40 2018-10-01 2022-07-31
FPCEUP Paulo Manuel Teixeira Marinho PMTM Researcher 25 2018-10-01 2019-08-31
FPCEUP Paulo Manuel Teixeira Marinho PMTM Researcher 100 2019-09-01 2022-07-31
FPCEUP Preciosa Teixeira Fernandes PTF Official Researcher at the OU 50 2018-10-01 2022-07-31
FPCEUP Rui Eduardo Trindade Fernandes RETF Researcher 15 2018-10-01 2022-07-31

Technicians in the Project

Technician Contact
FPCEUP 373633 Pedro Alexandre das Neves Leal
Laboratories
Mais informações There are no Laboratories associated with the Project.
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Serviços Partilhados da Universidade do Porto I Terms and Conditions I Acessibility I Index A-Z I Guest Book
Page created on: 2025-07-03 20:40:16 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal