CAF - Common Assessment Framework

Os Serviços de Ação Social da Universidade do Porto, (SASUP) estão a desenvolver o projeto da CAF -  Common Assessment  Framework, na organização.

A Direção –Geral da Administração e do Emprego Publico (DGAEP) é a entidade que coordena e supervisiona a implementação da CAF nos serviços públicos, disponibilizando formação específica, assim como, fornecendo os materiais de apoio ao desenvolvimento do projeto. Neste sentido a CAF é um modelo de Gestão da Qualidade Total desenvolvido pelo setor publico e para o setor publico, inspirada no modelo de Excelência da Fundação Europeia para a Gestão da Qualidade (EFQM).

Para o efeito, a direção nomeou uma equipa de 7 trabalhadores, que têm como líder da equipa e do projeto Maria Manuela Tavares, gestor André Soares, Luciana Lopes, Sónia Viveiros e Manuela Mendonça do Serviço de Apoio ao Estudante, Paulo Duque da Unidade de Apoio à Gestão, e Fernanda Oliveira dirigente da Unidade de Manutenção.

A primeira etapa do projeto consistiu na elaboração do plano de comunicação, plano este que estabeleceu um cronograma das ações a efetuar.  Neste sentido foram dinamizadas ações de apresentação do projeto CAF, primeiramente à direção, no dia 30 de abril, e posteriormente, aos trabalhadores, dos vários polos, no dia 16 de maio.

O desenvolvimento do projeto nos SASUP encontra-se na segunda fase, correspondente ao processo de autoavaliação, e terminará com o relatório e diagnóstico da organização.

O objetivo da CAF visa ser o catalisador para um processo de melhoria no seio da organização e tem fundamentalmente os seguintes objetivos, entre outros:

Introduzir uma cultura de excelência e os princípios da Gestão da Qualidade Total nas organizações da Administração Publica;

Orientá-las progressivamente para um ciclo completo de desenvolvido de PDCA” Planear – Executar – Rever- Ajustar”;

Facilitar a autoavaliação das organizações publicas como o objetivo de obter um diagnóstico e identificar ações de melhoria.

A equipa da CAF

Análise Questionário CAF

A equipa de Auto avaliação da CAF

26 de julho de 2018