Resumo: |
HISPORTOS é um projecto que se insere nas duas linhas de investigação que estiveram na base da criação do Institutomde História Moderna da Universidade do Porto (IHM-UP) como sejam Tema A - "Os espaços marítimos do Noroeste Português", Tema B - "Poder e ordenamento territorial".
O projecto pretende cruzar três vertentes de estudo: a implantação e alteração de infra-estrututras portuárias, os aspectos geofísicos e as dinâmicas históricas de cada porto e a avaliação da aplicação e inovação tecnológica.
A pertinência do desenvolvimento sustentado destas abordagens torna-se patente no contexto historigráfico ºprtuguês (vd. Anexom técnico B: Estado actual de conhecimentos e orientação a tomar). A definição de um particular espaço, o do Noroeste, colhe, por sua vez, validade, quer a partir de critéruios geográficos: as características do litoral e a acessibilidade portuária, quer históricos: é consabida a contribuição específica dos portos do noroeste nas articulaões comerciais que na época moderna se definem, quer com o Norte e Sul de espanha e a Europa do Norte, quer com um Atlântico alargado,, insular, africano e sul americano. Esta dinâmica, basicamente comercial, não poderia deiar de produzir implicações nas infraestruturas portuárias e nas estratégias de liderança e protagonismo políticas e económicas que importa estudar caso a caso.
O desenvolvimento de linhas de investigação, até agora individuais, de membros do Instituto de História Moderna da U.P. centradas em algunss destes portos, as própriass linhas de investigação do IHN-UP, a possibilidade de agregar ao grupo investigadores com percursos extra-académicos asseguram, como ponto de partida, o domínio de corpos documentais e de problemáticas e dinâmicas contextuais, imprescindíveis a uma estruturação consistente deste projecto de investigação.
A existência de grupos de trabalho 3em outros países, de que se destaca, em Espanha, o CEHOPU (Centro de Estudios Historicos de Obras Publi |
Resumo HISPORTOS é um projecto que se insere nas duas linhas de investigação que estiveram na base da criação do Institutomde História Moderna da Universidade do Porto (IHM-UP) como sejam Tema A - "Os espaços marítimos do Noroeste Português", Tema B - "Poder e ordenamento territorial".
O projecto pretende cruzar três vertentes de estudo: a implantação e alteração de infra-estrututras portuárias, os aspectos geofísicos e as dinâmicas históricas de cada porto e a avaliação da aplicação e inovação tecnológica.
A pertinência do desenvolvimento sustentado destas abordagens torna-se patente no contexto historigráfico ºprtuguês (vd. Anexom técnico B: Estado actual de conhecimentos e orientação a tomar). A definição de um particular espaço, o do Noroeste, colhe, por sua vez, validade, quer a partir de critéruios geográficos: as características do litoral e a acessibilidade portuária, quer históricos: é consabida a contribuição específica dos portos do noroeste nas articulaões comerciais que na época moderna se definem, quer com o Norte e Sul de espanha e a Europa do Norte, quer com um Atlântico alargado,, insular, africano e sul americano. Esta dinâmica, basicamente comercial, não poderia deiar de produzir implicações nas infraestruturas portuárias e nas estratégias de liderança e protagonismo políticas e económicas que importa estudar caso a caso.
O desenvolvimento de linhas de investigação, até agora individuais, de membros do Instituto de História Moderna da U.P. centradas em algunss destes portos, as própriass linhas de investigação do IHN-UP, a possibilidade de agregar ao grupo investigadores com percursos extra-académicos asseguram, como ponto de partida, o domínio de corpos documentais e de problemáticas e dinâmicas contextuais, imprescindíveis a uma estruturação consistente deste projecto de investigação.
A existência de grupos de trabalho 3em outros países, de que se destaca, em Espanha, o CEHOPU (Centro de Estudios Historicos de Obras Publicas e Urbanismo) com os quais se pretende estabelecer protocolos, assim como os centros de investigação marítima, de que destacamos o CRHMA (Centre de Recherches sur l'Histoire des mondes Atlantiques) e o CEEA (Centre d?études des espaces Atlantiques) garantirão, em paralelo, a articulação do projecto com dinâmicas de investigação internacionais em que pela primeira vez Portugl poderá integrar-se com contributos colectivos e institucionais.
Prevê-se um investimento no levantamento Documental inscrito quer em Arquivos nacionais (centrais e muito particularmente locais) quer internacionais tendo em conta o contexto das relações entre Portugal e a Europa na época moderna.
Saliente-se a componente interdisciplinar da equipa fundamentada na existência de contactos e experiencias
já consolidadas que permitirão uma melhor percepção e concretização do projecto. |