Você está em: Início > Notícias > Departamento de Integração Académica, Saúde e Desporto

Departamento de Integração Académica, Saúde e Desporto

A Universidade do Porto tem sempre o bem-estar dos seus alunos em primeiro lugar, como tal, em 2010 foi criado o Departamento de Integração Académica, Saúde e Desporto (DIASD).

Este Departamento concorre para uma melhor resposta às necessidades e problemas da população universitária, através da valorização de ações e programas que visam promover a saúde, o bem-estar, o sucesso e a realização académica e profissional.
O serviço de integração académica e bem-estar tem como objetivo o acolhimento e intervenção social do estudante face às dificuldades durante o percurso académico. Os estudantes podem encontrar também no DIAS o Programa de Educação para a Saúde que pretende sensibilizar a população universitária para a prevenção de riscos e adoção de estilos de vida saudáveis. O Apoio médico e psicológico é um dos serviços mais úteis e procurados, graças a este serviço todos os estudantes da U.Porto podem frequentar consultas nas especialidades de Clínica Geral, Genecologia/Obstetrícia, Enfermagem, Medicina Dentária, Psiquiatria e Psicologia. Nestas duas últimas áreas, Psiquiatria e Psicologia, o DIASD procura responder nos domínios da adaptação académica e insucesso escolar, intervir em momentos de crise e desequilíbrios dos estudantes, resolver situações específicas de funcionários e familiares. O Gabinete de Apoio ao Desporto da U.Porto é mais um serviço do DIASD, no qual os estudantes podem frequentar o Programa Fitness e praticar todas modalidades.
Sotero Martins, diretor do DIASD, sublinha que "o objetivo passa por contribuir para que o percurso na Universidade do Porto seja bem-sucedido e constitua um período decisivo na realização pessoal e profissional dos seus agentes".

Os utentes destes serviços apresentam múltiplas e diferenciadas situações "muitas vezes são situações absolutamente individualizadas que tornam mais complicada a obtenção das respostas adequadas, mas a capacidade de adaptação e sobretudo de antecipação às mudanças no contexto universitário tem sido um vetor fundamental para o surgimento de soluções otimizadas, atualizadas e de contínua ajustabilidade às variantes situacionais", explica Sotero Martins.

Ao Departamento recorrem todos os estudantes (1º e 2º Ciclo e Mestrado Integrado) e colaboradores, o diretor do DIASD acrescenta que "a avaliação demonstra um nível de satisfação dos utentes acima da média e o reconhecimento materializa-se no crescimento contínuo da procura e na grande confiança transmitida nos profissionais do Departamento".

Esta junção dos serviços num só Departamento tem já dois anos, "considero ter sido um passo seguro no objetivo de encontrar um modelo adequado às carências reais da população universitária", Sotero Martins sublinha a eficácia dos resultados obtidos e acrescenta que o otimismo tem a ver com "a excelente qualidade e competência daqueles que diariamente trabalham a meu lado", termina.

Para frequentar qualquer um destes serviços pode deslocar-se ao DIASD na Reitoria da Universiade do Porto, apenas o Gabinete de Apoio ao Desporto da U.Porto não se situa na reitoria mas sim na Rua da Boa Hora nos Serviços de Ação Social.

sotero
Copyright 1996-2017 © Serviços de Acção Social da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-07-22 às 13:44:13