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Os sistemas de ensino superior têm vivido tempos de transformação, ao longo dos últimos anos, face a desafios globais e mudanças políticas nacionais. Estas mudanças estão associadas a alterações nas motivações e perceções individuais e societais acerca do ensino superior, contribuindo para alterações no modo de regulação do sistema e para uma crescente influência dos mecanismos de mercado nessa mesma regulação (Teixeira et al, 2004; Teixeira e Dill, 2011) e das dimensões económicas e de gestão no governo académico das instituições de ensino superior (Meek et al, 2010).
A justificação para estas alterações não reside apenas no sistema de ensino superior (Magalhães e Amaral, 2009), devendo combinar uma análise das especificidades do ensino superior com uma análise das transformações que vêm ocorrendo no sector público de muitos países ocidentais desde o final do século XX (Santiago e Carvalho, 2012). O facto das instituições de ensino superior terem de prestar atenção a uma variedade de atores e interesses externos levou a alterações nos modos tradicionais de organização, governação e gestão e a uma crescente importância na implementação de mecanismos de coordenação e controlo que visam melhorar o desempenho organizacional (Clark 1998; Stensaker et al, 2012). O programa de investigação do CIPES visa compreender de que forma o ensino superior está a responder a esses múltiplos desafios globais e qual o modo de interação entre iniciativas nacionais e respostas institucionais. A nossa investigação analisa os impactos que as reformas ao nível de governação têm tido nos processos e estruturas de decisão das instituições de ensino superior. Esta análise desenvolve trabalho recente de membros na equipa de investigação no quadro de projetos europeus de grande escala (Eurohesc; SUN). As mudanças institucionais serão também analisadas ao nível dos impactos das mesas no desenvolvimento de um ambiente favorável à prossecução das missões institucionais. Este trabalho beneficia |
Summary
Os sistemas de ensino superior têm vivido tempos de transformação, ao longo dos últimos anos, face a desafios globais e mudanças políticas nacionais. Estas mudanças estão associadas a alterações nas motivações e perceções individuais e societais acerca do ensino superior, contribuindo para alterações no modo de regulação do sistema e para uma crescente influência dos mecanismos de mercado nessa mesma regulação (Teixeira et al, 2004; Teixeira e Dill, 2011) e das dimensões económicas e de gestão no governo académico das instituições de ensino superior (Meek et al, 2010).
A justificação para estas alterações não reside apenas no sistema de ensino superior (Magalhães e Amaral, 2009), devendo combinar uma análise das especificidades do ensino superior com uma análise das transformações que vêm ocorrendo no sector público de muitos países ocidentais desde o final do século XX (Santiago e Carvalho, 2012). O facto das instituições de ensino superior terem de prestar atenção a uma variedade de atores e interesses externos levou a alterações nos modos tradicionais de organização, governação e gestão e a uma crescente importância na implementação de mecanismos de coordenação e controlo que visam melhorar o desempenho organizacional (Clark 1998; Stensaker et al, 2012). O programa de investigação do CIPES visa compreender de que forma o ensino superior está a responder a esses múltiplos desafios globais e qual o modo de interação entre iniciativas nacionais e respostas institucionais. A nossa investigação analisa os impactos que as reformas ao nível de governação têm tido nos processos e estruturas de decisão das instituições de ensino superior. Esta análise desenvolve trabalho recente de membros na equipa de investigação no quadro de projetos europeus de grande escala (Eurohesc; SUN). As mudanças institucionais serão também analisadas ao nível dos impactos das mesas no desenvolvimento de um ambiente favorável à prossecução das missões institucionais. Este trabalho beneficia dos resultados dum projeto concluído recentemente (Project PTDC/ESC/68884/2006), o qual permitiu concluir que os académicos portugueses tendem a apoiar o estabelecimento recente de mecanismos de acreditação e avaliação no ensino superior, na medida em que estes privilegiem os objetivos de melhoria interna face aos de prestação de contas e controlo externo.
A partir de trabalho recente em vários projetos internacionais nos quais o CIPES participou (AQuaMeth e EUMIDA), consideramos essencial o desenvolvimento de indicadores comparáveis de desempenho para as diferentes instituições. Além disso, a nossa análise indica uma atenção excessiva nos modos de medida do desempenho e na construção de sistemas de avaliação. Deste modo, o nosso programa de investigação dedicará mais atenção à análise da gestão do desempenho no ensino superior e à análise dos modos em como aquela contribui para a eficácia do ensino superior. As mudanças atuais na gestão e governação das instituições de ensino superior parecem ter um impacto significativo no papel dos diferentes grupos profissionais presentes nessas organizações. Assim, e no seguimento de projetos do CIPES nessa temática (POCI/ESC/59831/2004; PTDC/CPE-PEC/104759/2008), o nosso programa de investigação analisará em que medida se assiste a uma reconfiguração das identidades profissionais de académicos e não-académicos e a um potencial crescente de conflito entre ambos os grupos ou, pelo contrário, ao desenvolvimento de modalidades de governação partilhada.
Deste modo, o programa de investigação do CIPES centrar-se-á em três temas de investigação |