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Este trabalho tem como principal objectivo a elaboração de um sistema de apoio à decisão capaz de caracterizar estratégias de coordenação que naturalmente emergem de sistemas multiagentes heterogéneos. O domínio de aplicação a ser considerado é o dos sistemas de tráfego e transportes em regiões metropolitanas. Como decorrência do seu objectivo global, este projecto também visa a elaboração de uma metodologia prática para a promoção da exploração e do desenvolvimento mútuo das duas áreas multidisciplinares envolvidas: sistemas multiagentes e sistemas inteligentes de transportes.
Entretanto, dada a complexidade envolvida no desenvolvimento de tal estrutura, o foco deste projecto concentra-se nos seguintes objectivos específicos:
* implementação de um domínio virtual, capaz de replicar cenários do mundo real a partir da representação de seus componentes em termos de agentes heterogéneos, onde:
a.) os agentes emulam o comportamento, relações e interacções das entidades reais que representam (por exemplo, no domínio de aplicação deste trabalho, motoristas, semáforos, sistemas de planeamento de viagens e guias dinâmicos de rotas);
b.) a natureza estocástica dos processos no mundo real emerge, no domínio virtual, como resultado das interacções dos agentes que o compõem;
c.) os agentes que colaboram para a melhoria global do sistema apresentam a habilidade de adaptar seus comportamentos como forma de seguir uma estratégia de controlo comum.
* implementação de um sistema de apoio à decisão baseado em agentes especialistas para geração de estratégias de controlo integradas, visando a melhoria do desempenho de sistemas multiagentes heterogéneos (para este projecto, por exemplo, diminuição do tempo médio de viagem, dos níveis de emissão de CO2 e consumo de combustíveis e maximização da utilização da capacidade da rede). Neste sistema, os agentes especialistas são capazes de:
a.) observar um sistema multiagente heterogéneo e identificar as heurísticas que d |
Summary
Este trabalho tem como principal objectivo a elaboração de um sistema de apoio à decisão capaz de caracterizar estratégias de coordenação que naturalmente emergem de sistemas multiagentes heterogéneos. O domínio de aplicação a ser considerado é o dos sistemas de tráfego e transportes em regiões metropolitanas. Como decorrência do seu objectivo global, este projecto também visa a elaboração de uma metodologia prática para a promoção da exploração e do desenvolvimento mútuo das duas áreas multidisciplinares envolvidas: sistemas multiagentes e sistemas inteligentes de transportes.
Entretanto, dada a complexidade envolvida no desenvolvimento de tal estrutura, o foco deste projecto concentra-se nos seguintes objectivos específicos:
* implementação de um domínio virtual, capaz de replicar cenários do mundo real a partir da representação de seus componentes em termos de agentes heterogéneos, onde:
a.) os agentes emulam o comportamento, relações e interacções das entidades reais que representam (por exemplo, no domínio de aplicação deste trabalho, motoristas, semáforos, sistemas de planeamento de viagens e guias dinâmicos de rotas);
b.) a natureza estocástica dos processos no mundo real emerge, no domínio virtual, como resultado das interacções dos agentes que o compõem;
c.) os agentes que colaboram para a melhoria global do sistema apresentam a habilidade de adaptar seus comportamentos como forma de seguir uma estratégia de controlo comum.
* implementação de um sistema de apoio à decisão baseado em agentes especialistas para geração de estratégias de controlo integradas, visando a melhoria do desempenho de sistemas multiagentes heterogéneos (para este projecto, por exemplo, diminuição do tempo médio de viagem, dos níveis de emissão de CO2 e consumo de combustíveis e maximização da utilização da capacidade da rede). Neste sistema, os agentes especialistas são capazes de:
a.) observar um sistema multiagente heterogéneo e identificar as heurísticas que descrevem os processos estocásticos que emergem das interacções entre seus componentes;
b.) identificar situações de conflito e potenciais de melhoria nas estratégias de controlo que emergem no domínio virtual;
c.) sugerir alterações no comportamento dos agentes do domínio virtual ou na estrutura de suas relações, gerando novas políticas de controlo |