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Pesquisar o Arquivo

A pesquisa é efetuada nas instalações da Reitoria da Universidade do Porto, Unidade de Gestão de Documentação e Informação, localizada na Praça Gomes Teixeira, 4099-002 Porto.

A pesquisa de informação conservada é orientada por pessoal técnico especializado, afeto à área funcional Arquivo.

A informação sobre a qual não há qualquer reserva de acesso é do domínio público e, portanto, suscetível de ser pesquisada pelos utilizadores:

  • A informação nominativa é confidencial e, deste modo, apenas pode ser acedida por pessoas a quem diga respeito ou por terceiros que demonstrem interesse direto, pessoal e legítimo em obter tal informação;
  • A pesquisa de informação com matéria confidencial e/ou reservada carece de autorização do responsável máximo da instituição.

Condições de Pesquisa

A informação do domínio público pode ser pesquisada por qualquer pessoa, desde que seja maior de idade e portador de documento de identificação (Bilhete de Identidade ou Passaporte).

A informação confidencial será pesquisada pela Unidade de Gestão de Informação e/ou por colaborador da Reitoria da U.Porto credenciado para o efeito.

Procedimentos de Pesquisa

Os Utilizadores Internos - colaboradores da Reitoria da U.Porto - podem requerer o serviço de Pesquisa de informação existente em Arquivo:

  • Enviando uma mensagem de correio eletrónico para o endereço documentacao.informacao@uporto.pt;
    • A pesquisa será realizada pelo Serviço/Unidade que a requereu e terá lugar nas instalações onde se encontra arquivada a documentação;
    • A Unidade de Gestão de Documentação e Informação garante apoio técnico durante a realização da pesquisa;
  • Se o Serviço/Unidade que solicitou a pesquisa pretender que seja a Unidade de Gestão de Documentação e Informação a efetuá-la, deverá fornecer elementos precisos acerca da informação que pretende obter;
    • O Utilizador será informado acerca do tempo estimado para a realização da pesquisa, bem como sobre o andamento do processo (via Ticket);
    • Durante a realização da pesquisa, o Utilizador poderá ser contactado, via Ticket, para que forneça elementos adicionais, necessários à prossecução da tarefa;
    • A duração da pesquisa dependerá da sua complexidade, assim como dos elementos fornecidos pelo Utilizador.

Os Utilizadores Externos que pretendam pesquisar (ou que seja pesquisada) informação conservada pelo Arquivo, podem fazê-lo:

  • Estabelecendo um contacto prévio com a Unidade de Gestão de Documentação e Informação antes de se dirigirem às instalações do Arquivo, enviando uma mensagem de correio eletrónico para o endereço documentacao.informacao@uporto.pt;
    • Nesta mensagem, o Utilizador deverá indicar o seu nome completo, profissão e o contacto preferencial de correio eletrónico;
    • A pesquisa deverá ser fundamentada, indicando-se, com objetividade, o motivo pelo qual se pretende realizá-la;
    • A Unidade de Gestão de Documentação e Informação, depois de analisar o pedido, enviará uma mensagem de correio eletrónico ao utilizador, informando-o acerca da viabilidade de obter a informação que solicitou;
    • A pesquisa poderá não ser exequível por motivos decorrentes do estado de conservação dos suportes em que a informação estiver registada;
    • A pesquisa poderá ser realizada pela Unidade de Gestão de Documentação e Informação ou pelo próprio, que a requereu, orientado pela primeira;
    • A pesquisa terá lugar nas instalações onde se encontra arquivada a documentação;
  • Se o Utilizador que solicita a pesquisa pretender que seja a Unidade de Gestão de Documentação e Informação a efetuá-la, deverá fornecer elementos precisos acerca da informação que deseja obter, os quais serão enviados por correio eletrónico para o endereço documentacao.informacao@uporto.pt;
    • O Utilizador será informado pela Unidade de Gestão de Documentação e Informação acerca do tempo estimado para a realização da pesquisa, bem como sobre o andamento do processo;
    • Durante a realização da pesquisa, o utilizador poderá ser contactado pela Unidade de Gestão de Documentação e Informação para que forneça elementos adicionais, indispensáveis à prossecução da tarefa;
    • A duração da pesquisa dependerá da sua complexidade, assim como dos elementos fornecidos pelo utilizador.

Regras de Utilização

A fim de garantir a integridade e a legibilidade da informação, não é permitido:

  • Retirar qualquer peça dos documentos consultados;
  • Alterar a ordem pela qual se apresentam os documentos;
  • Escrever, sublinhar ou danificar de qualquer outra forma a documentação requisitada para consulta.