Saltar para:

Sistemas e Clouds:
URLs Curtos (em up.pt)

Este serviço permite a criação de URLs curtos para páginas em sítios do domínio up.pt e destina-se exclusivamente à comunidade académica da Universidade do Porto.

O serviço de URLs curtos está disponível em https://s.up.pt e disponibiliza uma interface, de acesso individual, através da Autenticação Federada, para a criação e gestão de endereços curtos.

Permite, de forma simples e intuitiva, numa única página, a criação e gestão de endereços curtos para facilitar a divulgação de endereços habitualmente longos. Por exemplo o endereço curto “http://s.up.pt/o2z” corresponde ao endereço “https://sigarra.up.pt/up/pt/web_base.gera_pagina?p_pagina=internacional-estudar-em-portugal”.

O serviço permite ainda gerar um QR Code para o endereço curto e gerir as estatísticas de acesso ao mesmo.

Os URLs curtos criados não podem ser eliminados mas pode ser alterado o URL de destino e o comentário.

Os seus URLs curtos não serão reutilizados por outra pessoa.

Como usar:

  • Aceda ao endereço https://s.up.pt;
  • Autentique-se com as suas credenciais U.Porto (AAI);
  • Escreva ou copie o endereço de destino, na caixa de texto URL;
  • Escreva um comentário para sua identificação, na caixa de texto “Comentário”;
  • Clique em “Criar”;
  • O URL curto atribuído é mostrado numa barra verde no topo da página.

Como gerir:

Os URLs curtos associados ao seu utilizador aparecem listados na mesma página de criação de endereços que possibilita as seguintes funcionalidades:

  • lista completa de URLs curtos criados pelo utilizador (ordenada por ordem alfabética do endereço de destino);
  • [ 1 ] visualização de estatísticas de cada URL curto (número total de visitas e por país);
  • [ 2 ] geração de QR Code, para divulgação;
  • [ 3 ] edição do URL curto (alteração do URL de destino e/ou comentário).

Condições:

  • somente são aceites endereços de destino, com um máximo de 2000 carateres (incluíndo a indicação do protocolo), em sítios do domínio up.pt;
  • somente permite a criação de 100 URLs curtos por dia, por pessoa;
  • o comentário tem um limite de 200 carateres.

Dicas:

  • a criação de URLs curtos é particularmente útil para a divulgação externa de páginas com endereços longos (como é o caso das do SIGARRA), nomeadamente através de redes sociais que limitam o número de carateres disponíveis por mensagem, como é o caso do Twitter;
  • o uso de QR Code é útil para a divulgação, por exemplo em cartazes e apresentações;
  • pode criar diferentes URLs curtos para uma mesma página de destino para, por exemplo, usar em diferentes meios de divulgação de modo a poder conferir o seu alcance por meio das estatísticas.