Recursos em Acesso Aberto

Compilação de alguns recursos em Acesso Aberto (diretórios, portais, editores e outros recursos científicos):

Recurso

Descrição


BioMed Central A BioMed Central é uma plataforma que reune atualmente periódicos de acesso aberto revisto pelos pares (peer-reviewed) . O portfólio de revistas abrange todas as áreas da biologia, biomedicina e medicina e inclui títulos de amplo interesse, tais como BMC Biology e BMC Medicine ao lado de revistas especializadas, como a BMC Genomics e Retrovirology.

DOAJ
(Directory of Open
Access Journals)
O Directory of Open Access Journals é um serviço, desenvolvido a partir da Universidade de Lund (Suécia), que pretende listar todas as publicações periódicas, de cariz académico e científico, disponíveis em acesso aberto.

DOAB
(Directory of Open
Access Books)
O DOAB é um diretório de livros em acesso aberto, foi criado pela OAPEN Foundation (Open Access Publishing in European Networks) em cooperação com a SemperTool. Este diretório agrega cerca de 1451 livros científicos (com peer-review) de 49 editores em acesso aberto.

DART-Europe E-theses
Portal
O portal DART-Europe E-theses assegura o acesso a teses produzidas em várias universidades europeias. É uma parceria de bibliotecas de pesquisa e consórcios de bibliotecas que trabalham em conjunto para melhorar o acesso global a teses de pesquisa européias. O DART-Europe é endossado pela LIBER (Ligue des Bibliothèques Européennes de Recherche), e é o Grupo de Trabalho Europeu da Biblioteca Digital em Rede de Teses e Dissertações (NDLTD).

Electronic Information
for Libraries
A Electronic Information for Libraries é uma organização sem fins lucrativos que trabalha com bibliotecas para permitir o acesso ao conhecimento em países em desenvolvimento e em transição em África, Ásia-Pacífico, Europa e América Latina. Em um mundo digital altamente conectado em rede, nossas atividades ajudam as pessoas a acessar e usar informações para educação, aprendizagem, pesquisa e desenvolvimento comunitário sustentável.

INE
(Instituto Nacional
de Estatística)
O Instituto Nacional de Estatística é o organismo oficial de Portugal responsável por produzir e divulgar informação estatística oficial de qualidade, promovendo a coordenação, o desenvolvimento e a divulgação da actividade estatística nacional.

Journals For Free O Journals for Free fornece uma grande base de dados de ligações para revistas científicas gratuitas disponíveis na web. Os periódicos podem ser pesquisados usando texto livre e filtrados por categoria, idioma e presença em outras bases de dados.

NDLDT
(Networked Digital
Library of Theses and
Dissertations)
A Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD) é uma organização internacional dedicada à promoção da adoção, criação, uso, disseminação e preservação de teses e dissertações eletrônicas. Inclui recursos para administradores universitários, bibliotecários, professores, estudantes e público em geral.

OAIster A OAIster é um catálogo bibliográfico on-line de acesso aberto, tem como objetivo estabelecer um serviço de recuperação para recursos de bibliotecas digitais e é uma das maiores agregações de registros apontando para coleções de acesso aberto no mundo.

OATD
(Open Access Theses
and Dissertations)
O Open Access Theses and Dissertations pretende ser o melhor recurso possível para encontrar teses de pós-graduação de acesso aberto e dissertações publicadas em todo o mundo, provêm de mais de 1100 colégios, universidades e instituições de pesquisa e atualmente indexa 4.152.220 teses e dissertações.

OpenAIRE
(Open Access
Infrastructure for
Research in Europe)
O OpenAIRE tem como objetivo geral apoiar a implementação do Acesso Aberto na Europa, promover e realizar a adoção generalizada da Política de Acesso Aberto, conforme estabelecido nas orientações para o Open Access do Conselho Científico do ERC e no projeto piloto Open Access da Comissão Europeia.

OpenThesis A OpenThesis.org é uma base de dados de teses e dissertações cujo objectivo é facilitar o acesso e aumentar a disponibilidade desse tipo de documentos.

PubMed Central PubMed Central é um repositório digital de uso livre em que se armazenam artigos eruditos completos de acesso público que foram publicados em revistas científicas das ciências da vida e biomédicas.

RCAAP
(Repositório Científico
de Acesso Aberto de
Portugal)
O portal RCAAP tem como objectivo a recolha, agregação e indexação dos conteúdos científicos em acesso aberto (ou acesso livre) existentes nos repositórios institucionais das entidades nacionais de ensino superior, e outras organizações de I&D. O portal RCAAP constitui-se como um ponto único de pesquisa, descoberta, localização e acesso a milhares de documentos de carácter científico e académico, nomeadamente artigos de revistas científicas, comunicações a conferências, teses e dissertações, distribuídos por inúmeros repositórios portugueses.

SciELO
(Scientific Electronic
Library Online)
A SciELO é uma biblioteca electrónica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros e tem como objetivo o desenvolvimento de uma metodologia comum para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da produção científica em formato electrónico.

ScienceOpen A ScienceOpen é uma plataforma de pesquisa de propriedade privada com três funções: agregação, publicação de acesso aberto e avaliação de literatura acadêmica em todas as disciplinas acadêmicas.

SpringerOpen O SpringerOpen inclui o portfólio da Springer de mais de 200 revistas de acesso aberto totalmente revisado por pares em todas as áreas da ciência.

Wiley Open Access A Wiley Open Access é uma plataforma de revistas de acesso aberto, todos os artigos de pesquisa publicados nas revistas Wiley Open Access estão disponíveis gratuitamente para ler, baixar e partilhar. As revistas de acesso aberto são publicadas em colaboração com revistas e sociedades autorizadas, bem como apoiadas por membros de conselhos editoriais de renome internacional.