Bases de dados

As bases de dados abrangem todas as áreas do conhecimento, consistem em sistemas com informação bibliográfica estruturada. Indexam um conjunto de revistas científicas de diversos editores, instituições de ensino e unidades de investigação públicas e privadas. Permitem a realização de pesquisas de diversas formas e são os instrumentos mais apropriados para recuperar artigos científicos sobre um determinado tópico ou tema.


MULTIDISCIPLINARES i BIBLIOMÉTRICAS i ESPECÍFICAS


Bases de dados Multidisciplinares

Recurso

Descrição


Academic Search
Ultimate
A Academic Search Ultimate oferece aos estudantes uma coleção sem precedentes de resenhas analisadas por especialistas, revistas científicas com texto completo, incluindo muitos periódicos indexados nos principais índices de citação. A combinação de periódicos académicos, revistas, relatórios, livros e vídeos atende a necessidade dos académicos em toda disciplina, de astronomia, antropologia, biomedicina, engenharia, saúde, direito e educação a matemática, farmacologia, estudos femininos e zoologia, entre outras.

Fonte Académica A Fonte Académica é uma base de dados pluridisciplinar que indexa periódicos académicos do Brasil e de Portugal.

ScienceDirect ScienceDirect é a principal fonte mundial de pesquisa científica, técnica e médica. Explore revistas, livros e artigos.

SCOPUS A Scopus é uma base de dados de resumos e citações de artigos revistos por pares (peer-reviewed), livros e anais de eventos. Atualmente agrega mais de 21.000 títulos, incluindo 2.600 periódicos de acesso aberto, mais de 5,5 milhões de textos de eventos e mais de 370 séries de livros.

Springer Nature A Springer Nature é a maior editora de livros académicos do mundo, editora das revistas mais influentes do mundo e pioneira no campo da pesquisa aberta. E é uma das principais editoras mundiais de pesquisa, educação e educação, lar de uma variedade de marcas respeitadas e confiáveis, fornecendo conteúdo de qualidade por meio de uma variedade de produtos e serviços inovadores.

Web of Science A Web of Science é uma plataforma que permite o acesso integrado a bases de dados referenciais, como a Web of ScienceTM Core Collection, a Current Contents Connect, Derwent innovations Index, MEDLINE e SciELO Citation Index, assim como a outros recursos tais como Journal Citation Reports e Essential Science Indicators.

Bases de dados Bibliométricas

Recurso

Descrição


JCR - Journal Citation
Reports
O JCR (Journal Citation Reports) é um recurso essencial para a avaliação e comparação de periódicos a nível mundial e permite conhecer dados bibliométricos dos diferentes periódicos e compará-los dentro de uma mesma área científica.

Scimago Journal and
Country Ranking
O SCImago Journal & Country Rank (SJR) utiliza o índice bibliográfico SCOPUS e permite a publicação seletiva de relatórios dinâmicos com indicadores baseados nas citações entre os trabalhos científicos indexados na SCOPUS, de 1996 a 2007, que possibilitam classificar o desempenho e impacto de revistas científicas e de países.

Ulrich's Periodicals Directory O Ulrich's Periodicals Directory é uma base de dados bibliográfica que fornece informações detalhadas, abrangentes e autorizadas sobre publicações em série publicadas em todo o mundo. Abrange todas as matérias e inclui publicações que são publicadas regularmente ou de forma irregular e são distribuídas gratuitamente ou por assinatura paga.

Bases de dados Específicas

Recurso

Descrição


APA PsycArticles PsycARTICLES®, da American Psychological Association (APA), é a fonte definitiva de artigos cientificos em texto completo, peer-reviewed e académios em psicologia. Ela contém mais de 153.000 artigos de cerca de 80 revistas publicadas pela American Psychological Association (APA), a sua marca a Educational Publishing Foundation (EPF), e de organizações associdas, incluindo a Canadian Psychological Association e o grupo editorial Hogrefe. Inclui todos os artigos do periódico, revisões de livros, cartas ao editor, e erratas de cada diário. Cobertura desde 1894 até ao presente e quase todos os periódicos APA desde o volume 1, número 1.

APA PsycInfo A base de dados PsycINFO®, American Psychological Association’s (APA) recurso de renome para resumos de artigos de periódicos académicos, capítulos de livro, livros e dissertações, é o maior recurso dedicado à literatura peer-reviewed em ciência comportamental e saúde mental. Ela contém mais de 3 milhões registros e resumos datando desde o século XVII com uma das mais altas taxas de correspondência DOI na indústria editorial. A cobertura dos periódicos, que se estende desde o século XIX até ao presente, inclui material internacional selecionado de cerca de 2.500 periódicos em dezenas de idiomas.

Applied Science &
Technology Index
O Applied Science & Technology Index contém citações de aproximadamente 800 publicações científicas e técnicas essenciais no idioma inglês que remontam a 1983. O conteúdo inclui a cobertura de uma ampla variedade de especialidades de ciência aplicada acústica para aeronáutica, redes neurais para engenharia nuclear e civil, computadores e informática e muito mais.

Business Source Ultimate A Business Source Ultimate é a mais completa base de dados académica na área de negócios do mundo, estão incluídos os índices e resumos dos periódicos científicos académicos, além das referências pesquisáveis citadas fornecidas de mais de 1.300 periódicos científicos.

Cambridge University
Press
A Cambridge University Press é uma editora britânica, fundada em 1534 para a Universidade de Cambridge, é a editora mais antiga do mundo em operação contínua e a segunda maior editora universitária do mundo.

Communication Abstracts Communication Abstracts, anteriormente produzido pela Sage Publications, é uma fonte abrangente de informações sobre publicações relacionadas à comunicação em escala mundial. Contendo mais de 244.000 registros, Communication Abstracts abrange grandes periódicos em comunicação, mídia de massa e outros campos de estudo relacionados para criar recursos de pesquisa e referência que abrangem a amplitude da disciplina de comunicação e profundidade que abrange a amplitude da disciplina de comunicação.

Criminal Justice
Periodicals Index
O Criminal Justice Periodicals Index é uma base de dados abrangente que apoia a pesquisa sobre o crime, suas causas e impactos, implicações legais e sociais, bem como as tendências de litígios e crimes. Assim como os periódicos acadêmicos norte-americanos e internacionais, inclui publicações correcionais e policiais, relatórios criminais, blogs de crime e outros materiais relevantes para investigadores ou para profissionais em carreiras nas áreas de justiça criminal, aplicação da lei e áreas afins.

Criminal Justice
Abstracts
O Criminal Justice Abstracts inclui registros bibliográficos cobrindo áreas essenciais relacionadas à justiça criminal e criminologia. O Criminal Justice Abstracts contém mais de 400 mil registros selecionados das fontes mais importantes na disciplina. As áreas temáticas abordadas incluem: criminologia; justiça criminal; direito penal e processo penal; ações disciplinares e prisões; polícia e policiamento; investigação criminal; ciência forense e de investigação.

EconLit with Full Text EconLit with Full Text contém toda a indexação disponível em EconLit, além de texto integral para quase 600 periódicos, incluindo os periódicos da American Economic Association sem embargo.

Education Source A Education Source contém a mais completa coleção de periódicos de educação de texto completo do mundo, a Education Source fornece pesquisa acadêmica e informações para atender às necessidades de estudantes, profissionais e formuladores de políticas de educação. Abrange todos os níveis de ensino, bem como todas as especialidades educacionais, como a educação em vários idiomas, educação em saúde.

ERIC - Education Resources Information Center O ERIC é uma biblioteca on-line de pesquisa e informação sobre educação, patrocinada pelo Instituto de Ciências da Educação do Departamento de Educação dos EUA.

GreenFILE O GreenFILE abrange as ligações entre o meio ambiente e uma variedade de disciplinas, como agricultura, educação, direito, saúde e tecnologia. Os tópicos abordados incluem mudança climática global, construção verde, poluição, agricultura sustentável, energia renovável, reciclagem e muito mais.

HeinOnline O HeinOnline é uma base de dados que contém mais de 150 milhões de páginas e 200.000 títulos de histórico legal e documentos governamentais num formato pesquisável e baseado em imagens. O HeinOnline preenche a lacuna na pesquisa histórica ao fornecer uma cobertura abrangente desde o início de mais de 2.500 periódicos relacionados a leis.

Historical Abstracts O Historical Abstracts é um recurso excepcional que cobre a história do mundo (excluindo Estados Unidos e Canadá) desde 1450 em diante, incluindo história do mundo, história militar, história das mulheres, história da educação e muito mais - essencial para bibliotecas apoiando pesquisa de graduação e de nível superior. Esta base de dados oferece indexação seletiva de mais de 2.300 periódicos científicos em mais de 40 idiomas, desde 1955.

Humanities Abstracts O Humanities Abstracts fornece indexação detalhada para praticamente 700 periódicos abrangendo ciências humanas, dos quais 470 são analisados por especialistas, que remontam a 1984, incluindo artigos de destaque, entrevistas, bibliografias, obituários e obras originais de ficção, drama, poesia e resenhas de livros, bem como avaliações de balés, programas de dança, filmes, musicais, programas de rádio e televisão, peças de teatro, óperas e muito mais.

Inspec: Engineering
Research Database
A Inspec: Engineering Research é uma base de dados de engenharia, fornece aos setores acadêmico, industrial e governamental e fornece informações de pesquisa de engenharia em física, engenharia elétrica e eletrônica, computadores e controle, mecânica, engenharia de produção e tecnologia da informação.

Library & Information
Science Source
A Library & Information Science Source é o recurso mais completo para estudos de biblioteconomia e ciência da informação. Ele oferece periódicos e periódicos que ajudam bibliotecários e investigadores a acompanhar as últimas tendências no campo em rápida evolução.

MLA International Bibliography with Full Text A MLA International Bibliography with Full Text combina o índice definitivo para o estudo da linguagem, literatura, linguística, retórica e composição, folclore e cinema com texto completo para mais de 1000 periódicos, incluindo muitas das principais publicações nesses campos. Produzida pela Modern Language Association (MLA) e internacional em âmbito, a bibliografia abrange publicações académicas do início do século XX até os dias atuais, incluindo artigos de revistas, livros, artigos em livros, séries, traduções, edições académicas, sites e dissertações. A base de dados também inclui o MLA Directory of Periodicals e o MLA Thesaurus, uma coleção proprietária, pesquisável de milhares de termos de assunto, e nomes pessoais usados na indexação da bibliografia.

MathSciNet MathSciNet® é uma publicação eletrónica da American Mathematical Society (AMS) que oferece acesso a uma base de dados de revisões, resumos e informações bibliográficas cuidadosamente mantida e facilmente pesquisável para grande parte da literatura de ciências matemáticas. Mais de 100.000 novos itens são adicionados por ano, a maioria deles classificados de acordo com a Mathematics Subject Classification. Continuando na tradição da publicação em papel, Mathematical Reviews (MR), que foi publicado pela primeira vez em 1940, revisores especialistas são selecionados por uma equipe de matemáticos profissionais para escrever resenhas da literatura publicada atualmente; Mais de 40.000 comentários são adicionados à base de dados por ano.

Ovid A Ovid é uma líder internacionalmente reconhecida em serviços de informação médica, oferecendo aos nossos clientes um conjunto personalizável de conteúdo, ferramentas e serviços para alimentar descobertas médicas, atendimento ao paciente e pesquisa de estudantes.

Psychology and
Behavioral Sciences
Collection
A Psychology and Behavioral Sciences Collection é uma base de dados que fornece cerca de 575 publicações de texto completo, incluindo 550 periódicos revisados por pares. Permite uma pesquisa de forma independente, mas também permite aos utilizadores vincular o texto completo de citações dentro da base de dados PsycINFO.

PsycInfo A PsycINFO é uma base de dados de resumos e indexações com mais de 3 milhões de registros dedicados à literatura revisada por pares desde o século XIX até o presente nas ciências comportamentais e da saúde mental,é uma ferramenta ideal de descoberta e vinculação para pesquisas acadêmicas.

Regional Business
News
A Regional Business News é uma base de dados que abrange um espectro completo de notícias e publicações regionais de negócios para os Estados Unidos e o Canadá. O conteúdo é fornecido pelos principais editores de notícias de negócios com cobertura desde 1990.

Sociology Source
Ultimate
A Sociology Source Ultimate é uma base de dados de sociologia para instituições acadêmicas, fornecendo periódicos de texto completo, com revisão por pares, para apoiar pesquisas acadêmicas na área de estudos da sociologia.

Teacher Reference
Center
A Teacher Reference Center fornece recursos gratuitos para professores, incluindo indexação e resumos para periódicos revisados por pares, bem como melhores práticas, desenvolvimento de currículo e formação de professores.

The Serials Directory The Serials Directory™ fornece acesso às informações bibliográficas mais atualizadas e precisas, bem como estruturas de preços atuais para séries populares. Esta base de dados contém quase 250.000 títulos americanos e internacionais, incluindo jornais; dados de mais de 108.000 editores em todo o mundo, incluindo endereços de e-mail e Internet; e a Biblioteca do Congresso e as classificações decimais de Dewey para cada registo.

ZentrallBlatt Math
Database
A ZentrallBlatt Math Database é o serviço de resumo e revisão mais abrangente e de maior duração do mundo em matemática pura e aplicada. Contém cerca de 4 milhões de entradas bibliográficas com resenhas ou resumos atualmente extraídos de cerca de 3.000 periódicos e séries, e 180.000 livros.