Saltar para:

Sistemas e Clouds:
Conta Office 365 - Perguntas Frequentes

Encontre aqui a resposta às suas dúvidas sobre o serviço Office 365 nas áreas: informação geral, criar e aceder à conta, utilizar o serviço, email e calendário, instalação num computador pessoal, segurança e privacidade e OneDrive.

Informação Geral

O que é o Office 365 na U.Porto?

O Office 365 na U.Porto é uma coleção de serviços na cloud para uso no ensino e aprendizagem, na investigação e no trabalho administrativo geral.

O que posso fazer com este serviço?

Este serviço permite à comunidade académica a colaboração e comunicação em contexto de ensino e aprendizagem, na investigação e no trabalho administrativo geral.

Que aplicações são disponibilizadas?

As aplicações disponibilizadas à comunidade académica são as ferramentas Office (online e instalação local), espaço de armazenamento no OneDrive, uma mailbox empresarial (Exchange Online), utilização do Yammer bem como acesso ao SharePoint para criação de sites colaborativos.

Neste serviço são fornecidas as seguintes aplicações base:

  • Calendário - Organizar a sua agenda e partilhar eventos com amigos;
  • Mail - Um email com menos spam;
  • Contactos - Gerir os seus contactos;
  • OneDrive - 1TB de espaço onde poderá criar, partilhar e guardar todos os seus ficheiros e editá-los em conjunto e em tempo real;
  • Office online - Criar e editar documentos Microsoft Office online usando o Word, Excel e PowerPoint;
  • Sites - Criar, partilhar e publicar Web sites;
  • Tasks - Criar e gerir tarefas;
  • Delve - Gerir os seus quadros e documentos favoritos;
  • Video - Carregar, partilhar e reproduzir vídeos;
  • Sway - Fazer apresentações interativas online;
  • OneNote - Criar notas com o Bloco de notas online;
  • Class Notebook - Criar notas com o Bloco de notas escolares do OneNote.

Quem pode utilizar o Office 365 na U.Porto?

Todos os utilizadores da U.Porto que se encontrem em estado ativo (docentes, investigadores e técnicos) ou inscritos e com situação académica regularizada (estudantes).

Sou estudante de formação contínua. Posso utilizar este serviço?

Se no decurso da sua formação lhe forem atribuídas credenciais de acesso ao sistema de informação da Universidade do Porto (SIGARRA), terá acesso ao serviço Office 365 na U.Porto.

Irá ser criada automaticamente uma conta Office 365 na U.Porto para cada membro da comunidade académica?

Não. As contas ms.uporto.pt serão criadas por iniciativa do próprio utilizador.

O que acontece à minha conta se eu deixar de estar ativo (docentes, investigadores e técnicos) ou inscrito (estudantes) na Universidade do Porto?

O acesso ao Office 365 na U.Porto utiliza a autenticação federada. Isto significa que quando cessar o seu vínculo à U.Porto, o acesso à conta Office 365 irá também ser suprimido e os serviços associados deixam de funcionar. As aplicações instaladas do Office ficam com funcionalidade reduzida, o que significa que pode consultar os documentos, mas não editá-los nem criar documentos novos.

Criar e Aceder à Conta

Como crio uma conta Office 365 na U.Porto?

Na sua página pessoal no SIGARRA selecione no menu da direita a opção "Conta Office 365". Concorde com os termos de uso do serviço e com a informação adicional que lhe é apresentada. A conta será criada consoante as indicações no ecrã e uma mensagem de confirmação ser-lhe-á enviada para seu o email institucional.

Quais as credenciais de acesso que devo utilizar? Posso alterar a palavra chave?

As credenciais de acesso ao serviço Office 365 na U.Porto são as da autenticação federada, pelo que a palavra chave a utilizar é a do SIGARRA.

Após ter solicitado a criação da minha conta, não consigo aceder. O que devo fazer?

Envie um email para helpdesk@uporto.pt indicando o seu número mecanográfico e qual o problema que encontrou.

Criei a minha conta, consigo aceder, mas os meus colegas não me conseguem encontrar no diretório. O que se passa?

Poderá demorar alguns minutos até o seu contacto aparecer no diretório. Caso o problema persista envie um email para helpdesk@uporto.pt indicando o seu número mecanográfico e qual o problema que encontrou.

Utilizar o Serviço

Criei a minha conta e consigo aceder. Como é que os meus colegas me encontram e partilham documentos comigo?

Se a sua conta está criada qualquer pessoa poderá partilhar documentos consigo utilizando o seu endereço de email do domínio, i.e., o up1234@ms.uporto.pt , onde o campo numérico representa o seu número único de estudante ou número mecanográfico na U.Porto. Começando a escrever um nome, em autocomplete, aparecerão sugestões de utilizadores bastando depois selecionar o pretendido.

Que informação será visualizada no diretório de contactos?

A informação que aparece é o nome e o endereço de email no domínio Office 365 na U.Porto.

Posso impedir que o meu contacto seja pesquisável dentro do domínio Office 365 na U.Porto?

Sim. Deverá contactar o helpdesk@uporto.pt indicando o seu número mecanográfico e manifestando vontade de não se encontrar pesquisável no diretório.

Posso pesquisar pessoas que não estejam no domínio Office 365 na U.Porto?

Não, mas é possível partilhar documentos com utilizadores externos, que também poderão partilhar documentos consigo.

Email e Calendário

Qual é o meu endereço de email no Office 365 na U.Porto?

O endereço é up1234@ms.uporto.pt , onde o campo numérico representa o seu número de estudante ou número mecanográfico na U.Porto.

Deverei usar a minha conta de email institucional U.Porto ou a do Office 365 na U.Porto?

O endereço de email institucional é o que consta na sua página do SIGARRA; não sofre qualquer alteração e é o único que deve ser usado para fins institucionais.

Posso utilizar o meu dispositivo móvel para aceder aos serviços do Office 365 na U.Porto?

Sim. Tenha em atenção que nas configurações terá sempre de realizar a autenticação federada. Em muitos casos, para que isso seja feito, é necessário carregar na tecla "Menu" (ou similar) do dispositivo móvel aquando do pedido para inserir login/password, para aceder a "autenticação via web" (ou similar).

Instalação num Computador Pessoal

Necessito de uma ligação à Internet para utilizar o Office?

O Office pode ser executado localmente no PC, pelo que não é necessário dispor de uma ligação à Internet.

Como se processa a atualização do Office?

Será necessário descarregar as atualizações disponíveis, mas a instalação da nova versão será automática.

Não consigo fazer a ativação do Office no meu PC. O que devo fazer?

Verifique se o seu PC cumpre os requisitos de sistema. Consulte este artigo de suporte.

Não consigo fazer a ativação do Office no meu Mac. O que devo fazer?

Verifique se o seu Mac cumpre os requisitos de sistema. Consulte este artigo de suporte.

Estou a ter um erro de instalação do Office. O que devo fazer?

Consulte este artigo de suporte.

Estou a ter problemas com o Office no Windows 10. O que devo fazer?

Consulte este artigo de suporte.

Em quantos dispositivos posso instalar o Office?

Cada utilizador pode instalar o Office em 5 PC ou Mac e num número ilimitado de dispositivos móveis (Windows, Android ou iOS).

Quais as aplicações disponíveis no Office para PC?

Word, Excel, PowerPoint, OneNote, Access, Publisher e Outlook.

Quais as aplicações disponíveis no Office para Mac?

Word, Excel, PowerPoint, OneNote, Outlook.

Onde posso obter suporte para assuntos relacionados com problemas técnicos do Office 365?

No Centro de Suporte do Office 365.

Como posso contactar diretamente a Microsoft para obter suporte do Office 365?

Através do Centro de Suporte da Microsoft. Para falar com um assistente contacte o Answer Desk para Office 365.

Onde posso obter formação e tutoriais gratuitos sobre o Office?

Consulte o Centro de Formação ou vá a Microsoft Virtual Academy.

Segurança e Privacidade

Quais são as políticas de privacidade da informação aplicáveis ao serviço?

Tal como sucede com as restantes infraestruturas geridas pela UPdigital, a privacidade da informação está protegida nos termos da lei do cibercrime (Lei n.º 109/2009). Ao serviço Office 365 na U.Porto aplicam-se ainda as políticas de privacidade e de acesso a dados da Microsoft, que podem ser consultadas no Centro de Confiança do Office 365.

Que cuidados de segurança deverei ter para a informação mais sensível?

O serviço Office 365 na U.Porto é apropriado para atividades de ensino e aprendizagem (por exemplo, projetos colaborativos em sala de aula), para trabalho confidencial (organização de eventos departamentais), ou para uso geral de atividades relacionadas com a Universidade. Trabalho que envolva documentação mais sensível não deverá ser realizado utilizando estas ferramentas.

OneDrive

Criei um documento no OneDrive. Quem é que tem acesso ao documento?

Todos os documentos criados são, por omissão, privados e de acesso exclusivo do próprio criador (owner ou proprietário).

Como posso partilhar os conteúdos do meu OneDrive?

Utilizando a funcionalidade de partilha pode partilhar os conteúdos (documentos e pastas).

Quem é que pode partilhar um documento?

Os proprietários podem definir e alterar as definições de partilha.

Posso partilhar conteúdos com pessoas externas à U.Porto?

Sim.

Posso copiar conteúdos que tenho na minha conta Microsoft pessoal para a conta Office 365 na U.Porto?

Pode, mas apenas de forma manual.

Qual é a diferença entre "O meu disco" e "Partilhado comigo"?

  • O meu disco - aqui encontrará todos os documentos criados por si na sua OneDrive, tanto os novos documentos como os que fez upload. Pode sincronizar todos ou parte destes conteúdos com uma pasta local no seu computador;
  • Partilhado comigo - aqui vai encontrar todos os documentos e pastas criados por outros utilizadores e que foram partilhados consigo.

Como posso aceder aos meus conteúdos em múltiplos dispositivos?

Para poder aceder aos conteúdos do OneDrive em múltiplos dispositivos (computadores e dispositivos móveis) deverá instalar as respetivas aplicações e ativar a sincronização.

O que significa o modo offline?

Quando ativado o modo offline poderá aceder e editar os seus conteúdos do OneDrive mesmo sem ter uma ligação à Internet.

Como apagar conteúdos do meu OneDrive?

Pode apagar documentos usando o menu contextual e escolhendo a opção "Remover" ou mover para o "Lixo". Quando apagar um documento, ele irá ser (re)movido para a pasta "Lixo". No caso de ter os ficheiros sincronizados, os documentos irão ser movidos para o "Lixo" do computador.

Apaguei um documento sem querer no OneDrive. Posso recuperá-lo?

Se o documento ainda estiver no "Lixo" é possível restaurá-lo (os documentos no “Lixo” são eliminados automaticamente ao fim de 30 dias).

Posso "dar" um documento do meu OneDrive a alguém?

Por omissão, o utilizador é o proprietário dos arquivos que cria ou que envia para o OneDrive. No entanto, pode transferir a propriedade dos seus documentos para quem quiser dentro do domínio.

Como posso fazer cópias de segurança do OneDrive?

Se o OneDrive estiver sincronizado com uma pasta no seu computador, pode fazer cópias de segurança de documentos e de pastas rápida e localmente copiando o que pretende para outra pasta. Se não tiver efetuado a sincronização, poderá ir ao OneDrive, selecionar o que pretende e usar a funcionalidade "Transferir".

Quem é o responsável pela gestão do acesso à conta Office 365 na U.Porto?

De acordo com as condições estipuladas pela Microsoft, a UPdigital é responsável pela gestão dos acessos, que podem ser alteradas em qualquer altura.