Saltar para:

Sistemas e Clouds:
Conta Office 365

O Office 365 é um conjunto de ferramentas da Cloud Empresarial que facilitam a comunicação e o trabalho colaborativo.

Office 365

Porquê Office 365 na U.Porto?

Na sequência da adesão da Universidade do Porto ao programa Office 365 Educação, é possível a criação de contas Office 365 institucionais com a forma up1234@ms.uporto.pt na cloud da Microsoft. Esta iniciativa permite descarregar a última versão do Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint, Outlook, Access, etc.) para 5 PC ou MAC mais um número ilimitado de dispositivos móveis. Além disso, esta conta permite o acesso a todos os serviços cloud da Microsoft:

  • Espaço de armazenamento de 1 TB através do OneDrive;
  • Mailbox empresarial com armazenamento de 50 GB através do Exchange Online;
  • Office Online para poder ter acesso a todos os documentos armazenados na cloud a partir de qualquer dispositivo;
  • SharePoint Online para criação e acesso a sites internos colaborativos;
  • Rede social privada da instituição com o Yammer;
  • Espaço para colocação de vídeos privados da organização e criação de canais através do Office Video.

Todas estas ferramentas podem proporcionar ganhos de produtividade, tanto no trabalho letivo como na investigação.

Vantagens

As vantagens principais da adesão a este serviço são as seguintes:

  • Aplicações do Office sempre atualizadas e possibilidade de instalação em 5 PC ou MAC mais um número ilimitado de dispositivos móveis por utilizador;
  • Office para MAC – Word, Excel, PowerPoint, OneNote, Outlook;
  • Office para PC – Word, Excel, PowerPoint, OneNote, Outlook, Access, Publisher;
  • Office Mobile para Windows, iOS e Android;
  • OneDrive – 1 TB de espaço de armazenamento na cloud;
  • Office Online – Edição de documentos em tempo real com vários utilizadores em simultâneo e acesso a documentos Office gravados na cloud sem perda de formatação e máxima compatibilidade;
  • Exchange Online (Correio, Calendário e Pessoas) – Email institucional com uma mailbox de 50 GB, calendário e lista de contactos e grupos;
  • Sites (SharePoint Online) – Construção e alojamento de sítios web para partilha de informação e colaboração entre equipas ou grupos de utilizadores;
  • Yammer - É uma rede social privada e segura da Instituição, direcionada para os conteúdos relacionados com a Organização;
  • Delve – Pesquisa todos os documentos que estão partilhados com o utilizador, quer seja no OneDrive, quer seja em sites e possibilidade de encontrar pessoas ou grupos relacionados com uma determinada palavra chave;
  • Criação de grupos colaborativos com partilha de documentação, conversações e calendário;
  • Video – Disponibilização de vídeos e criação de canais num espaço privado e seguro da Instituição.

Criar Conta Office 365

O processo de criação destas contas é individual e tem lugar através da página pessoal do SIGARRA (apontador “Conta Office 365” à direita no campo “Opções”), sendo a partir desse momento possível a autenticação federada no Office 365 com os dados do SIGARRA.

NOTA: Dadas as características deste tipo de autenticação, se não estiver a trabalhar no seu computador pessoal, deve fechar ("quit") o navegador ("browser") após encerrar a sessão ("logout").

Criar Conta Office 365.

Como aceder ao serviço Office 365

Depois de ter criado a sua conta Office 365, dirija-se a https://portal.office.com e introduza o login na forma up1234@ms.uporto.pt, em que a parte numérica corresponde ao seu número de estudante ou funcionário.

Será depois encaminhado para a autenticação federada, onde deverá introduzir as suas credenciais do SIGARRA. Note que o login da autenticação federada deve ter a indicação da sua Unidade Orgânica de origem na forma utilizador@instituição.up.pt.

A partir desse momento poderá utilizar normalmente as ferramentas Office 365 disponibilizadas.

Perguntas frequentes

Consulte: