Saltar para:

Sistemas e Clouds:
Conta Google

Este serviço proporciona acesso ao portefólio de ferramentas de produtividade da Google para o trabalho colaborativo.

Gmail
Calendar
Drive
Plus

Porquê Google for Education na U.Porto?

Na sequência da adesão da Universidade do Porto ao Programa Google for Education, é possível a criação de contas Google institucionais com a forma up1234…@g.uporto.pt (correspondendo a parte numérica ao número mecanográfico). Esta iniciativa proporciona espaço de armazenamento ilimitado no Google Drive e acesso ao Google Classroom, mas o seu interesse principal consiste no trabalho colaborativo subjacente a todo o portefólio de aplicações Google, que proporciona ganhos de produtividade assinaláveis, tanto no trabalho letivo como na investigação.

Vantagens

As aplicações para armazenamento (Drive) e para a produção de textos, apresentações e folhas de cálculo (Docs, Slides, Sheets), constituem os exemplos mais comuns deste portefólio, mas é útil acrescentar que as restantes aplicações encontram igualmente ampla utilidade no trabalho corrente, podendo citar-se o calendário, a aplicação de videoconferência (Hangouts), os foros de discussão (Groups) e a construção e alojamento de sítios Web (Sites). É importante assinalar que os endereços de correio eletrónico em uso não sofrem qualquer alteração, sendo os únicos que devem ser usados para fins institucionais.

Criar Conta Google U.Porto

O processo de criação destas contas é individual e tem lugar através da página pessoal do SIGARRA (apontador “Conta Google” à direita no campo “Opções”), sendo a partir desse momento possível a autenticação federada no Google com os dados do SIGARRA.

NOTA: Dadas as características deste tipo de autenticação, se não estiver a trabalhar no seu computador pessoal, deve fechar ("quit") o navegador ("browser") após encerrar a sessão ("logout").

Criar Conta Google U.Porto.

Perguntas frequentes

Consulte a página da Unidade de Tecnologias Educativas referente às perguntas frequentes sobre o Google For Education @ U.Porto.