Novidades do SIGARRA
Projeto | Descrição | Data |
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Inscrições em unidades curriculares |
A página ins_adm.cursos_cand alterou o seu título de Inscrições dos candidatos colocados para Inscrições dos candidatos colocados. Para além dos candidatos colocados, apresenta também os que têm autorização de matricula e os que têm número de estudante criado (para a candidatura). Na tabela apresentada na página ins_adm.cursos alterou-se no noem da coluna "Nº de inscritos" para "Nº de matriculados". Para além dos candidatos colocados, apresenta também os que têm autorização de matricula e os que têm número de estudante criado (para a candidatura). | 2017-08-04 |
Inscrições em unidades curriculares |
"Ao selecionar, no final do preenchimento, a opção "Confirmar a inscrição", ficará automática e validamente inscrito(a), no ciclo de estudos/curso e ano letivo constante do formulário, adquirindo os direitos e assumindo os deveres de estudante da U.Porto, de acordo com as normas legais e regulamentares em vigor, e ficará sujeito ao cumprimento do pagamento da propina, seguro escolar e emolumentos em vigor. Declaro que tomei conhecimento que, ao optar por "Confirmar a inscrição", no formulário de inscrição, fico efetiva e validamente inscrito(a) no ciclo de estudos /curso em Licenciatura em Biologia em regime de Tempo integral, com os direitos, deveres e obrigações inerentes à mesma, designadamente o pagamento da propina nos termos previstos no Regulamento de Propinas da U.Porto https://sigarra.up.pt/up/pt/legislacao_geral.legislacao_ver_ficheiro?pct_gdoc_id=713778&pct_nr_id=12011&pct_codigo=1. Mais declaro, que tenho conhecimento que a propina terá de ser paga nos prazos estabelecidos, como forma de evitar as consequências legais previstas na Lei de Financiamento do Ensino Superior e procedimento tendente à cobrança coerciva de débitos de propinas, mediante execução fiscal. "
| 2017-08-04 |
Propinas | Alteração em Propinas: | 2017-07-31 |
Cooperação | Acordos Erasmus + | 2017-07-31 |
Projeto UP | ADM Mobilidade de Estudantes OUT (na UP) | 2017-07-31 |
Ficha de estudante | Na configuração das inscrições do tipo "Alteração de Curso/CE de Estudante": | 2017-07-31 |
Requerimentos | Requerimentos: | 2017-07-31 |
Projetos, dissertações e teses |
| 2017-07-31 |
Candidaturas académicas | Carta de aceitação - remoção dos ( ) no regime de ingresso. | 2017-07-27 |
GRH - Dados biográficos | Prestações Familiares | 2017-07-21 |
Cursos | Reformulação de algumas validações das edições.
| 2017-07-19 |
Cursos |
Alteração à lista de ciclos de estudo oferecidos no portal do estudante internacional. Deriva de uma alteração na regra das edições dos cursos/ciclos de estudos. Devem então ser apresentados os ciclos de estudo que:
| 2017-07-19 |
Projeto UP | Mobilidade de Estudantes IN 1. Escolha de unidades curriculares do contrato ou alteração ao contrato 2. Validação da candidatura 3. UO do estudante é UO detentora de mais ECTS | 2017-07-17 |
Cooperação | A Exportação de Estudantes OUT na UO passa a ter a indicação das datas da 1ª finalização, da validação da UO e da 1ª validação da UO (à semelhança da exportação da UP). | 2017-07-17 |
Candidaturas académicas | Passa a ser possível alterar o concurso de, ou replicar, uma candidatura para um concurso que já tenha uma candidatura da pessoa em questão com estado anulado. | 2017-07-17 |
Ficha de estudante | No inquérito RAIDES, os campos obrigatórios da tabela passam a ser sinalizados com underline vermelho na coluna. As colunas da tabela "Documentos de identificação" são: Tipo, Número e Local de emissão. | 2017-07-17 |
Candidaturas académicas | Alteração da referência da faculdade ou instituo de A para A\O | 2017-07-17 |
Cooperação | Alterar o programa e/ou instituição de mobilidade OUT Passa a ser possível alterar o programa e/ou instituição de destino de mobilidades de estudantes OUT após este já ter começado a preencher o formulário. A funcionalidade é acedida pela lista de Estudantes OUT resultantes de uma pesquisa (através do ícone na última coluna mais à direita) Quando pode acontecer:
Regras:
Novas implementações:
| 2017-07-17 |
Propinas | A designação da propina, apresentada em diferentes locais do GA (por exemplo: detalhe do plano de pagamentos; campo Propina nos despachos) passa a incluir informação do Estatuto e organização caso se aplique. Por exemplo: | 2017-07-10 |
Orçamento | Módulo Orçamento | 2017-07-05 |
Candidaturas académicas |
| 2017-07-04 |
Propinas |
Novas funcionalidades:
| 2017-06-29 |
Despachos | Visualização do nome e número do estudante na versão de impressão da página de consulta do despacho. | 2017-06-28 |
Candidaturas académicas | Disponibilização da carta de aceitação: No GA passa a ser possível emitir em bloco ou individualmente a carta de aceitação. Esta emissão é efetuada através de uma opção no canto superior direito do ecrã, no concurso (em bloco) e na candidatura (individual). | 2017-06-28 |
Certificados | Novas funcionalidades no módulo dos Certificados
| 2017-06-27 |
Instituições de I&D | 1) Criação de um mapa de ETIs: Disponibilização de um mapa com informação relativa aos docentes e investigadores (incluindo os respetivos ETIs). Esta opção estará presente no menu lateral direito. | 2017-06-27 |
Requerimentos | Na pesquisa de Requerimentos (global),através da página dos serviços, a pesquisa pelo campo curso foi simplificada (recorrendo-se a uma LOV de pesquisa). | 2017-06-26 |
Pedidos de autorização de despesa |
| 2017-06-07 |
GRH - Listagens | GRH : Início >> Listagens > Listagem de Dependentes com ADSE Tem página de ajuda GRH : Início >> Listagens > Listagem de Dependentes Tem página de ajuda | 2017-06-02 |
GRH - Dados biográficos | A. GRH : Inicio >> [N. mec.] >> Dependentes Tem página de ajuda B. | 2017-06-02 |
Projetos, dissertações e teses | Um proponente (estudante, docente ou instituição externa) ao preencher uma ficha de proposta no campo Tipo, um dos definidos por omissão, passa a poder escolher apenas o(s) tipo(s) correspondente(s) ao grau do processo:
| 2017-05-30 |
Cursos | Diplomas na página do Curso: Alteração da ordem por que são apresentados nos diplomas na página dos cursos no SI. Passaram a ser apresentados primeiro os diplomas cuja ordem do nível académico conferido é maior. | 2017-05-29 |
Inscrições em unidades curriculares | Na inscrição em UC passa a ser possível visualizar a informação associada ao processo de inscrição para os estudantes com o estado “Anulação da Inscrição”, como sucede para todos os estudantes que têm um estado associado, como por exemplo "Anulação da Matrícula". Passa a ser, também, possível visualizar a informação associada ao processo de inscrição para estudantes que já concluíram (esta visualização é relativa aos anos letivos com inscrição). | 2017-05-29 |
Unidades curriculares | Passa a ser possível parametrizar, via GESSI, que o regente da UC, quando identificado, e/ou o director de curso recebam uma notificação quando a ficha de UC é submetida para validação. | 2017-05-29 |
Propinas | Na página da resultados de pesquisa de Propinas a Organização será apresentada, se existir, na coluna "Estatuto". | 2017-05-29 |
Cursos | Planeamento de ocorrências: | 2017-05-29 |
Inscrições em unidades curriculares | Alteração da aplicação da regra de plano de estudos relativa a Precedências:
| 2017-05-29 |
Certificados | Validar a inibição das melhorias num pedido de certificado: 2) No caso dos pedidos de certificados de grau intermédio: 2.1) Se já existe o registo do diploma intermédio no estudante e se a unidade curricular à qual existe melhoria de classificação (com estado válido ou condicionado) sem resultado, não pertencer às componentes associadas ao referido diploma, o pedido do certificado intermédio deverá ser possível 2.2) Se já existe o registo do diploma intermédio no estudante e se a unidade curricular à qual existe melhoria de classificação (com estado válido ou condicionado) sem resultado, pertence às componentes associadas ao referido diploma, o pedido do certificado intermédio deverá ser impedido 2.3) Se ainda não existe o registo do diploma intermédio o pedido do certificado deverá ser impedido e deve ser enviado ao estudante uma mensagem para contactar os serviços académicos para mais informação. Os serviços académicos deverão inserir a informação de conclusão do diploma intermédio antes do pedido do certificado de grau intermédio ser possível. | 2017-05-22 |
Unidades curriculares | Novos itens nas componentes de avaliação e de ocupação da ficha da UC:
| 2017-05-16 |
Publicações | Na pesquisa de publicações apenas apresenta os primeiros 20 autores, no caso deste número ser maior; | 2017-05-15 |
Inscrição em épocas de avaliação | Na página "Marcação de Salas de Exames", passa a ser visível o número de estudantes existentes na pauta do exame do ano letivo anterior para a mesma época de avaliação, incluindo também a data de realização do exame. | 2017-05-15 |
Utilitário de prescrições | Alteração ao aviso da situação de prescrição aos estudantes, para: "Caro estudante, Se durante este ano letivo não obtiver aprovação a um mínimo de X ECTS ficará na situação de prescrito no próximo ano letivo. Poderá consultar a sua situação no seguinte link: Qualquer dúvida relacionada com este assunto, deverá ser tratada presencialmente nos Serviços Académicos da Faculdade. Cumprimentos | 2017-05-15 |
Gestão de pagamentos | Na página com o detalhe de um movimento existente na conta corrente de um estudante passa a ser apresentada qual a edição do curso a que o estudante se inscreveu e que estará associado o movimento. | 2017-04-07 |
Gestão de pagamentos | Na fase de verificação pelos Serviços Académicos, onde surgia Recalcular passa a surgir o texto Visualizar valor da dívida à data. | 2017-04-07 |
Gestão de pagamentos | Listagem de movimentos SIBS recebidos - os movimentos que tenham sido sinalizados como ignorados (por exemplo, movimentos que foram já comunicados anteriormente) passam a estar identificados com uma cor de fundo própria e com o texto Ignorado na respetiva coluna de observações. | 2017-03-28 |
No momento da matrícula on-line ainda não é preenchido nenhum inquérito nem são selecionadas UC. Isto decorrerá em momento posterior.
Remoção do limite de caracteres nos campos disponíveis em Análise SWOT e propostas de melhoria do Relatório de Curso
Disponibilização do módulo de Relatórios de cursos para a geração de relatórios dos primeiros ciclos, segundos ciclos e mestrados integrados.
Os relatórios de curso de 2015/16 serão gerados para os 1º ciclo, 2º ciclo e mestrado integrado, sendo os diretores destes ciclos de estudos informados da geração do respetivo relatório através de uma notificação no SIGARRA.
Notas:
- Se o prazo de inscrições já tiver acabado mas o tutor não tiver validado a proposta, o estudante vê a mensagem: "Atenção! Não está a decorrer nenhum prazo de inscrição que se aplique ao estudante". Somente se o Tutor rejeitar é que passa a ver a proposta com possibilidade de alterar;
- Caso a administração de inscrições intervenha no processo enquanto não existe prazo de alteração de inscrição, submetendo a proposta para o Tutor, já não há possibilidade do estudante aceder à mesma após a rejeição do tutor. O processo passa para a responsabilidade dos SA;
- O período de aulas a que o estudante tem acesso (sem prazo de alteração e após recusa do Tutor) é o mesmo da última submissão da proposta que foi para o Tutor validar;
- Os SA não necessitam de prazo de alteração aberto para poderem alterar a inscrição do estudante;
- A eliminação de logs pelos SA faz com que não seja possível ao estudante aceder à proposta fora do prazo.
Melhoria:
Aumento do limite de caracteres que pode ser registados nos campos Resumo e Abstract apresentados nos detalhes do projeto de um estudante.
Acordos de Cooperação
Foi colocado o campo para a data de término nos acordos de cooperação em substituição do campo com a duração.
Nota: A Renovação Automática é atribuída a acordos sem data de término.
Disponibilização de duas novas certidões em inglês:
- Certidão de programas e cargas horárias como Estudante Extraordinário (UK)
- Certidão de realização de unidades curriculares, como estudante extraordinário (UK)
Melhorias:
- Na "Certidão de Unidades Curriculares como Estudante de Mobilidade" são apresentadas as UC que o estudante fez mas o respectivo resultado só é apresentado se no reconhecimento estiver preenchido o campo "Resultado UPorto".
- Alteração das frases relativas à inibição das melhorias, apresentadas no pedido do certificado no passo “Informação de Resumo do Pedido do Certificado” e na submissão dos pedidos em casos de existência de pedido de melhoria:
- frase apresentada aquando do pedido de certificado mas em que não existe nenhuma inscrição em melhoria: “Nos termos do previsto no nº. 5 do artigo 10º do Regulamento Geral para Avaliação dos discentes da UPorto, “depois de certificado o grau ou diploma, não há lugar a melhoria de classificação a qualquer unidade curricular que integre essa certificação”. Caso prossiga com o atual pedido não será autorizada, em qualquer circunstância, a inscrição em melhoria de classificação.”
- frase apresentada aquando do pedido de certificado mas em que existe inscrição em melhoria em pelo menos uma UC: "Nos termos do previsto no nº. 5 do artigo 10º do Regulamento Geral para Avaliação dos discentes da UPorto, “depois de certificado o grau ou diploma, não há lugar a melhoria de classificação a qualquer unidade curricular que integre essa certificação”. Assim, e uma vez que possui um registo de inscrição em melhoria de classificação, não poderá prosseguir com o seu pedido.”
Identificar como obrigatórios os dois campos de autenticação pelos utilizadores no SI.
Na página de Administração de Marcação de Salas de Exames, se não existe pauta para a ocorrência, mostra uma label extra com "Número de Estudantes da Código_da_UC (em pauta): 0"
No módulo de publicações:
Em publicações com a tipologia "Catálogo" foi adicionada a secção editora.
Alteração ao período de mobilidade IN e OUT de Estudantes
Sempre que, através da administração das mobilidades IN e OUT, se altera o Período de mobilidade, é também atualizado no GA este período.
Melhorias à pesquisa de estudantes Mobilidade IN
- Colocar setas para ordenar o campo da Data de Envio Ofício (na tabela de resultados de pesquisa de estudantes);
- Substituição da pesquisa "Upload do ficheiro digitalizado da UP?" que pesquisava se tinha Carta de Aceitação por "Upload da Carta de Aceitação pela UP?" e "Upload do Formulário de Candidatura pela UP?" Permite escolher para cada um dos critérios de pesquisa Sim, Não ou ignorar (não escolher valor na combobox).
- Permitir efetuar pesquisa por Pedido de Cartão U.Porto (sim ou não). Nota: esta pesquisa tem em conta somente os novos pedidos de cartão em que somente se tem de clicar no link "Pedir" da coluna "Cartão U.PORTO"; os pedidos anteriores a esta funcionalidade vão estar no resultado da pesquisa de estudantes de Mobilidade IN sem pedido de cartão.
Mobilidade de estudantes IN para UO - validação de alterações ao CE
Tornar obrigatório o upload do ficheiro de ACE pela UO para que esta possa Aceitar as Alterações.
Nota: A Recusa das Alterações continua a ser possível tal como feito para o processo de Mobilidade de Estudantes OUT.
Mobilidade de estudantes IN para UC - validação de alterações ao CE
Após upload do ficheiro da ACE por parte da UC, sair um e-mail automático para o estudante a informar que está disponível para download.
O email a enviar (de, assunto, mensagem) deverá ser configurado na página E-mail de Aceitação / Alteração. O acesso a esta página faz-se através da opção lateral "E-mail de Aceitação / Alteração" da página de "Pesquisa de Estudante IN".
Nota: sem estarem todos os campos da configuração de email preenchido não é enviado email.
Na página de mobilidades do estudante de mobilidade IN passa a ser possível ao estudante fazer download dos ficheiros de alteração que a UP inseriu no sistema.
Acordos de Cooperação na UP
Impedir que vários clicks seguidos no botão de criação, atualização ou eliminação submeta várias vezes o mesmo pedido.
Mobilidade de Estudantes OUT
Os estudantes passam a ter acesso a ver os ficheiros de Candidatura e Alteração colocados no sistema pela UC.
Disponibilizada barra de informação no SI (topo da página) sobre a utilização, e aceitação, de cookies.
Passa a constar na legenda de resultados, na página do percurso académico do estudante o resultado FT (Faltou).
No SI, na página do termo criado e na página de lançamento de resultados é apresentada uma nova coluna que identifica o tipo do estudante ("Normal", "Extraordinário", "Mobilidade")
Na página de uma unidade do SIGARRA, há dois novos itens no menu "Opções":
- "Investigadores" - listagem de pessoal da unidade associado ao grupo profissional "Investigação Científica";
- "Projectos" - listagem de todos os projetos nos quais fazem parte, pelo menos, um Investigador da unidade.
Na edição de uma unidade do SIGARRA, agora já é possível associar mais do que uma sala à unidade.
Possibilidade de envio de email dinâmico para os estudantes que constam de uma pauta.
São excluídos os estudantes que entretanto anularam a inscrição na UC.
Melhoria no módulo Certificados:
- Ocultar a opção "Certificados" na escola que não é administrativa do curso/ce do estudante o que estava a levantar problemas para a GPAG (o débito estava a ser criado nas 2 escolas).
- Foi controlado que mesmo que o estudante esteja a fazer o pedido (ou a anular) do certificado na escola administrativa do seu curso e resolver alterar diretamente no URL a escola para a escola não administrativa, é impedido de continuar, surgindo a mensagem: “Não é a Escola Administrativa. O pedido de certificados deve ser feito no Sigarra da escola administrativa do curso/ce, neste caso deve ser feito na Faculdade …”
Nas estatísticas de um docente, além do nome da UC, também é mostrado código da UC.
Novo campo no tipo de protocolo estágio - ano académico.
Novos campos de pesquisa: ano de assinatura e ano académico.
Com esta nova versão do módulo Instalações do SIGARRA, resolveu-se a limitação da imagem do mapa não poder ser superior a 32 KB, dando erro ao gravar.
Disponibiliza-se uma nova funcionalidade, a ferramenta "Marca e Pinta", em que ao selecionar um espaço no mapa do piso, em modo de edição, esse espaço fica preenchido com cor e são assinaladas as suas coordenadas automaticamente.
Evita-se assim o procedimento anterior, em que eram efetuados uploads de mapas por espaço para o SIGARRA.
Se não for detetado o mapa associado ao espaço, é utilizado o mapa do piso correspondente ao espaço.
Esta ferramenta necessita que os mapas dos pisos tenham os espaços delimitados com traço contínuo bem definido, para que consiga a identificação das suas coordenadas.
A existência de email institucional passa a ser critério obrigatório para o pedido de registo de contas Google ou MS Office 365.
No bloco "Inscrição em Unidades Curriculares" o campo "opção" passa a validar que caso tenha valor preenchido este tem que ser, obrigatoriamente, do tipo “Grupo de Optativas”.
Na listagem de faturas:
- Possibilidade de ordenar por alguns campos
- Posibilidade de escolher, através de opção lateral direita, o ano das faturas ou a obtenção da listagem de todas as faturas de todos os anos.
Nova opção lateral direita "Ver informação de datas", na listagem de débitos para Notas de Liquidação emitidas a uma data. Segue para uma página onde se pode exportar para Excel ou consultar, por nota de liquidação, uma listagem com a seguinte informação:
- Data, número, estado, data de envio, data de recepção, data de segundo envio, data de recepção do segundo envio, data de início do estado análise, data final do estado de análise e data de comunicação do resultado da análise
Possibilidade de ordenação de campos nas listagens:
- Listagem de créditos/transferências/devoluções soltas
- Listagem de documentos anulados
- Listagem de movimentos integrados no ERP
- Listagem de recibos de restituição
- Listagem de Documentos Adhoc em construção
No separador "Extrato Geral" da conta corrente, possibilidade de ordenação nos campos "Descrição" e "Data".
Pré Candidaturas: apresentação de uma lista - Universidades de destino por ordem de preferência - com as escolhas de cada estudante e respetiva colocação, ordenada por ordem de colocação dos estudantes no processo.
Mobilidade OUT na UO: quando uma alteração ao CE é rejeitada, a data da rejeição passa a ser mostrada por baixo da informação da data do pedido.
Na conta corrente, a geração de referências passa a apresentar identificação do cliente e fotografia.
Na listagem de faturas:
- Passa a apresentar uma coluna com o NIF
- Passa a apresentar a informação sobre recibos e notas de crédito associadas à fatura, em colunas separadas
- Passa a ser possível a criação de notas de crédito associada à fatura pretendida
A área científica FOS, associada ao processo de Projeto/Dissertação/Tese de um estudante, passa a estar apresentada, no GA, na página de detalhe da inscrição do estudante na respetiva UC.
Destina-se a Estudantes que concluíram um ciclo de estudos do tipo "Licenciatura", "Mestrado" ou "Mestrado Integrado", num determinado ano.
O inquérito será aplicado aos Estudantes todos os anos. Esta primeira versão será aplicada a Estudantes que concluíram o seu ciclo de estudos, dos acima referidos, no ano letivo 2012/2013.
Estudantes:
O estudante terá acesso ao endereço de entrada no IDUP através de mensagem de telemóvel ou de e-mail.
Assim que o estudante acede ao inquérito, visualiza a “Folha de Rosto”, com informação sobre o Inquérito, nomeadamente a indicação de que a informação é estritamente confidencial, para fins estatísticos e que será fornecida ao Observatório do Emprego da U.Porto.
Desta página constam informações pessoais e académicas do Estudante - nome, sexo, data de nascimento e o percurso académico na U.Porto (lista de cursos concluídos, anos de início e de conclusão, média, etc.). Consta ainda uma secção designada por “Componentes” (“A trabalhar”, “Em estágio”, “Desempregado”, etc.), em que o estudante deve assinalar todos os que se aplicam à sua situação atual.
Ao aceder ao botão “Seguinte”, o Estudante é encaminhado para uma página específica, que varia de acordo com os componentes escolhidos. Terá que responder a todas as questões apresentadas e, no final, submeter o inquérito.
Posteriormente, sempre que o Estudante voltar a aceder ao inquérito, este será mostrado em modo de consulta. No topo da primeira página (Folha de Rosto), tem acesso a um link para "voltar a preencher o inquérito", que invalida o inquérito anterior e apresenta um novo, com as respostas dadas anteriormente já pré-preenchidas.
Administradores do módulo IDUP
Existe uma área de administração do módulo “Inquérito a Diplomados do Observatório de Emprego da U.Porto (IDUP)”, cujo acesso será dado ao grupo de pessoas que têm legitimidade para gerir esta informação.
Nesta área visualiza-se uma tabela que lista as respostas ao inquérito submetidas pelos Estudantes. Pode-se consultar o nº e nome do Estudante, a data e hora de submissão do inquérito e o código dos componentes respondidos. Tem ainda acesso, no início da página, ao link “Download de listagem de respostas em XML”, que permite exportar as respostas para um ficheiro excel.
Melhorias:
- No momento em que o estudante pede a certidão de matrícula no Si passa a ser validado se o estudante tem alguma inscrição em frequência (nem que seja anulada) no ano lectivo da matrícula. Caso contrário o pedido desta certidão deixa de ser possível.
- Alteração na interface das páginas "Certicados pendentes", "Assinar certificados", "Entregar certificados" e "Devolver Certificados". Passam a apresentar um novo campo de pesquisa "Emitido Por", com os valores possíveis "Ambos" (opção por defeito), "Escola" e "Serviços Centrais". Este campo permite nas pesquisas se o tipo de certificado em causa foi ou será emitido a nível da UO ou a nível da Reitoria. Esta nova funcionalidade baseia-se na informação inserida na área Parametrização -> Gestão de Certificados -> Informação de Certificação (campo "Impressa nos Serviços Centrais": Sim/Não).
- Alteração da interface da página "Certicados pendentes". Passa a apresentar outro novo campo "Excluir certificados emitidos?" (com valores possíveis Sim/Não). Por omissão esta opção de pesquisa apresenta o valor "Não" (mantendo o comportamento atual) o que resulta que a página dos resultados apresente os pedidos de certificados com estado "Solicitado", "Em processamento", "Emitido" e "Assinado". Se os serviços alterarem o valor para "Sim" apenas os pedidos de certificados com estado os pedidos de certificados com estado "Solicitado" e "Em processamento" são apresentados.
- A impressão de um pedido de certificado, no GA a partir do botão de imprimir do browser, passa a incluir o número do estudante e o respectivo curso/ciclo de estudos.
Melhorias à pesquisa de estudantes Mobilidade IN
- Devido à grande quantidade de critérios de pesquisa estes passam a ser apresentados de forma agrupada na página de pesquisa e são identificados na página de resultados.
- Na página de pesquisa passa a ser possível seleccionar mais do que um estado de candidatura e mais do que um período de aulas
- Na página de pesquisa passa a ser possível a pesquisa de pesquisar estudantes que têm ou não o upload do ficheiro de candidatura da UO (para ter o upload, todas as UO que não rejeitaram devem ter feito upload do ficheiro, para não ter o upload, basta uma das UO que não rejeitaram ainda não ter feito upload do ficheiro);
- Na página de pesquisa o grupo referente aos Estados da Candidatura passa a disponibilizar a combinação com vários campos de pesquisa referentes a intervalos de datas. Os campos disponíveis referem-se a Data de criação, Data de finalização, Data de validação UO, Data de validação UC, Data de desistência.
- Na página de resultado da pesquisa a coluna “Validar UO” passa a apresentar a sigla das UO envolvidas.
Melhorias à pesquisa de estudantes Mobilidade IN
- Pemite efetuar pesquisas com filtro pela UO principal: obtém-se clicando na caixa associada ao campo "Principal?". Devolve só as candidaturas que tenham uma UO principal. Combinada com o filtro Nome da Instituição Interna devolve só as candidaturas que tenham a instituição interna marcada como principal;
- Permite pesquisar candidaturas com/sem pedidos de alterações;
- Permite pesquisar candidaturas com/sem pedidos de prolongamentos e definir respectivo intervalo de datas;
- Permite pesquisar candidaturas com/sem pedidos de redução e definir respectivo intervalo de datas;
-Permite pesquisar pelo estado de Alteração ao Contrato de estudos (Com pedidos de alteração; Alterações não finalizadas; Alterações finalizadas - validadas ou não na(s) UO(s); Alterações finalizadas mas não validadas pela(s) UO(s); Alterações finalizadas e validadas na(s) UO(s) mas não validadas pela UC; Alterações finalizadas e validadas pela(s) UO(s) e pela UC) combinando com vários campos de pesquisa referentes a intervalos de datas (data de Criação, data de Finalização, data de Validação UO e data de Validação UC);
-Permitir pesquisar estudantes que têm ou não o upload do ficheiro de Alteração da UO ou que têm ou não o upload do ficheiro digitalizado da UP.
Alteração da pessoa indicada como Coordenador / Responsável de destino de mobilidades de estudantes IN – na transcrição de registos passa a ser apresentado o Coordenador ECTS.
Quando não está definido o Coordenador ECTS acontece o seguinte:
- se o país da instituição parceira é um país LPC é enviado, caso exista, o Coordenador Local-PL e LA (Países Lusófonos e Latino-Americanos) e na falta deste o Local-PL e LA (Brasil). Não existindo estes últimos apresenta o Coordenador Local-Erasmus.
- se o país da instituição parceira NÃO é um país LPC apresenta o Coordenador Local-Erasmus.
Nota: Esta alteração não tem efeitos retroativos.
Mobilidade de estudantes OUT na UO - validação de alterações ao CE
A não existência de ficheiro de alteração da UO não impede a UO de aceder à página de validação da alteração.
Caso não exista ficheiro de alteração, a UO não pode aceitar as alterações mas pode Reabrir a alteração para edição ou Rejeitar.
Caso já exista ficheiro de alteração, a UO pode como até agora, Aceitar ou Recusar as alterações.
Grupo de opções relacionado com a adesão a APPs na U.Porto passa a estar colapsado aberto, com o nome Apps U.Porto.
Na página de propinas do estudante no WebGA passa a existir uma coluna que indica o ano letivo a que o plano(s) de pagamento se refere(m)
Na pesquisa de débitos no módulo Gestão de Pagamentos surge uma nova coluna "Data início" referente à data de criação do débito na GPAG.
Atualização do controlo de acessos à criação de contas Office 365 e Google.
A nova regra corresponde ao seguinte:
- Google: estudantes, antigos estudantes e funcionários com acesso ao SIGARRA;
- Office 365: estudantes ativos e funcionários com acesso ao SIGARRA.
No preenchimento de um pedido de creditação passa a ser possível indicar, por cada UC realizada e inserida de forma manual (ou seja, não obtida a partir do percurso académico no GA), qual o respectivo Tipo de créditos: ECTS, Nacionais ou Horas. Para que o valor tipo de créditos fique devidamente registado é necessário indicar o Valor dos créditos.
Após regularização do débito associado a um pedido de creditação este, o pedido, passa automaticamente do estado 'A Espera de Pagamento' para o estado 'Análise pela direcção do Curso/CE'. Deixa de ser necessária a intervenção dos serviços.
Nova funcionalidade: foi acrescentada uma frase sobre a validade da matrícula no final do texto do corpo das certidões de matrícula e inscrição (em ano letivo e em ano curricular), em PT e UK, de acordo com o estado do estudante no ano letivo referido no pedido do certificado.
Disponibilizado acesso às ferramentas Microsoft Office 365; criação de conta a partir da respetiva página pessoal no SI, opção "Conta Office 365".
No pedido de certificado o número de dias no prazo de entrega passam a ser identificados como dias úteis.
Melhorias no módulo de Certificados:
- O estudante prescrito não consegue efetuar o pedido de um certificado de inscrição, mesmo havendo registo de inscrição nesse ano letivo
- Se o emolumento estiver configurado com a indicação no campo "Valor variável (Tipo)" igual a "De cada unidade curricular a mais", isto é o preço é dependente do nº de unidades curriculares selecionadas no momento do pedido do certificado o valor total do certificado é logo calculado de imediato.
Mas se nesta coluna estiver indicado "Folha" , "página" ou vazio isto não é possível, porque no momento do pedido não é possível determinar o número de páginas que o certificado terá.
- Correção ao nome que aparece na Certidão de Grau de Doutor:
- Para os casos em que o diploma tem designação "PhD in X", o " "PhD in" foi retirada essa designação do diploma na certidão referida.
Nova funcionalidade dos certificados que permite na aplicação GA notificar os estudantes por e-mail sempre que no âmbito de um pedido de certificados acontece uma das seguintes situações:
a) Seja gerado um débito (correspondente a um valor remanescente) para pagamento;
b) Sempre que o requerente tenha de entrar em contacto com os serviços académicos;
c) Quando o certificado está "pronto a levantar nos serviços académicos ou na reitoria" (consoante o tipo de certificado) ou foi "enviado pelos CTT's"
Alteração na lista de unidades que é apresentada para escolha no campo "Unidade" do formulário de pesquisa de Pessoal: cada unidade passa apenas a ser apresentada no ramo que diz respeito ao tipo de unidade (Nível) a que está associada.
Alterações aplicam-se apenas para os utilizadores pertencentes ao grupo de validação PUB_BIBLOTECA.
Secção autoria numa Publicação: o utilizador, colaborador Biblioteca, vai poder alterar todos os dados na secção autoria, mesmo que existam versões de especialização.
Para os dados associados a um autor com versão de especialização, o sistema vai permitir alterar os dados, com a exceção do código.(bloqueado para edição)
No dashboard administrativo:
nas secções "Revistas pendentes de verificação" e "Revistas verificadas", foi acrescentada mais uma coluna, indicando o número de publicações afetados à revista.
nas secções "Editoras pendentes de verificação" e "Editoras verificadas", foi acrescentada mais uma coluna, indicando o número de revistas afetados à revista.
Alterações aplicam-se apenas para os utilizadores pertencentes ao grupo de validação PUB_BIBLOTECA.
No dashboard administrativo: Em todos as secções passa a existir o filtro por UO: Minha(s) UO(s)/Todas
No módulo de gestão de publicações:
. Sempre que, um utilizador autorizado, validar/desvalidar publicações/revistas/editoras, passará a constar essa indicação
no histórico de alterações, na respetiva página de consulta.
. Na página de edição de uma publicação, na secção Autoria, preenchimento automático da afiliação na inserção ou edição de autores. Esta afiliação vai depender do ano da publicação.
. Na página de consulta de uma publicação, na secção Tese, o título será visto nos Sigarras de todas as UOs.
Na descrição do título, encontra-se também ativo o link com o redirecionamento para o processo de dissertação/tese do estudante em causa. Esta consulta é permitida apenas
a utilizadores autorizados.
. Alerta do sistema, representado com "!", imediatamente à frente do campo TITULO da publicação quando o nome registado já existe no sistema.
. Na lista de valores associada ao resultado de pesquisa de um livro, foi adicionado mais uma coluna, referindo o volume do livro.
No módulo Legislação do SIGARRA foi disponibilizada uma nova funcionalidade de notificação de alterações na informação registada, enviada para um grupo específico de pessoas.
Esta funcionalidade destina-se a permitir que haja uma verificação dos conteúdos registados, por parte de quem possa ter um papel a desempenhar nesse sentido.
Quem pertencer a um novo grupo de validação, será um dos destinatários das notificações, enviadas de acordo com o que estiver parametrizado na instância.
Terá ainda acesso a uma nova opção no módulo Legislação, designada por "Alertas Legislação", que disponibiliza uma página web com as notificações acima referidas, de forma agregada, onde se pode consultar toda e qualquer alteração à informação registada no módulo: inserção, alteração ou eliminação.
Esta opção encontra-se disponibilizada no menu "Administração", nas páginas de visualização e de administração de Grupos de Legislação.
Possibilidade de ocultar débitos anulados na conta corrente, desde que não tenham documentos ou movimentos válidos associados.
. Na inserção de uma publicação com mais que um autor com afiliação outra, o sistema deixa de lançar o alerta;
. Na pesquisa, vais ser permitido usar o filtro afiliação Outra;
. Permitir ao autor "eliminar" uma publicação não "validada", caso seja o unico autor com afiliação.
. Sincronização de publicações provenientes do Authenticus (leitura do XML via Authenticus): Quando uma publicação se encontra identificada no Authenticus com o Documento do tipo "Article" e no XML recebido via Authenticus, os elementos ISSN e ISBN têm valor atribuído, a revista não vai ser associada
à publicação no Sigarra. Este novo procedimento impede que haja incoerência dos dados.
. Botão de "Cancelar", nos Popup de Confirmação, não funcionavam no browser Firefox.
A funcionalidade "Inscrições em UCs singulares e em opções livres" passa a restringir-se apenas a 2 situações:
- unidades singulares (estudantes extraordinários);
- e opções livres (optativas ao nível da UO/UP).
Esta funcionalidade só permite validar ou recusar as inscrições condicionais.
Alteração de comportamento nos processos minimalistas: na alteração dos dados da 'Discussão Final' de um processo de um estudante, passa a ser registado automaticamente o título e área FOS na inscrição em UC escolhida pelo utilizador, deixando de ser necessário o recurso à opção 'Envio título GA'.
Ajuste nos Estudantes de Mobilidade Internacional a reportar ao RAIDES
São reportados os estudantes inscritos à data de referência.
Tem-se em consideração as duas condições seguintes:
- Estudantes a frequentar à data de referência;
- Estudantes em mobilidade (datas da mobilidade) à data de referência.
E ainda são reportados os estudantes com o seguinte:
- Inscritos pelo menos 15 ECTS;
- ou, um período de mobilidade maior que 2 meses (60 dias).
RAIDES 15
O código do curso é dado pela edição com a exceção:
- dos estudantes autopropostos;
- nos estudantes com edição sem código de curso.
Nestes casos enviamos o código do curso do estudante.
No documento pdf que é gerado dos Acordos Erasmus+ foi retirada a parte que está entre parênteses “(Legal Representatives)” .
Mobilidade OUT
Na página de administração do estudante OUT surgiu uma secção diferenciada para o upload de ficheiros de Candidatura e de Alterações ( numerada com a identificação da data do pedido).
Estes ficheiros são obrigatórios para que se consiga a validação por parte da UO.
Sincronização com o Authenticus (Problema com novas publicações):
Quando no Authenticus, o atributo DOI estava a null e a publicação não existia no sistema, a publicação não estava a ser importada. O problema foi corrigido.
Em Resultados de uma pesquisa:
No ficheiro de exportação para excel, foi acrescentada coluna DOI.
Resultado de pesquisa de publicações: no ficheiro de exportação para excel, a afiliação do autor é apresentada numa coluna em separado.
No resultado de uma pesquisa, os autores surgem pela mesma ordem apresentada na página de consulta da publicação.
No resultado de uma pesquisa, por omissão, as publicações são apresentadas da seguinte forma:
Agrupadas por Ano (Descendente);
Ordenadas por tipo de Publicação
Os ficheiros pdf da Adendas nos Acordos de Cooperação passaram a ser visíveis nas UO's (os ficheiros dos acordos de cooperação já passavam da UP para a UO).
Os programas terminam a sua vigência em 2015/2016:
a) Acordo de Cooperação PLLA
b) Acordo de Cooperação PLLA - Sanduíche/Estágio
Em substituição existem os programas (respetivamente)
a) Acordo de Cooperação Geral
b) Acordo de Cooperação Geral – Estágios
Mobilidade OUT
Só é permitida a validação da Candidatura ou Alteração pela UO após a realização do upload do formulário por parte da UO.
Mobilidade IN
Sempre que é criada inscrição em ano letivo de estudante de mobilidade IN envia email para Serviços Académicos (se estiver configurado) somente após data indicada na configuração (se estiver configurada).
A configuração é feita através dos parâmetros do GESSI:
- COOP_EMAIL_SA_INSC_IN - Email dos SA para receber notificação de inscrição de estudantes de mobilidade IN.
- COOP_DATA_SA_INSC_IN - Data após a qual os SA devem ser avisados de inscrição de estudantes de mobilidade IN.
ACORDOS DE COOPERAÇÃO
Foi criado um botão para validação do Acordo dentro do próprio acordo.
Mobilidade OUT
Novos formulários para mobilidades de 2016/2017
Na parametrização de um emolumento foi introduzida uma nova coluna:
Tipo de Valor(variável):
a) De cada unidade curricular a mais
b) Por cada folha seguinte
c) Por cada página seguinte
Assim sendo, nos pedidos de certificados que tenham um emolumento variável por casa unidade curricular a mais passa a ser efetuado de imediato o cálculo do valor total a pagar.
Nova versão do módulo de publicações. A documentação de apoio à sua utilização pode ser consultada em https://sigarra.up.pt/reitoria/pt/web_base.gera_pagina?p_pagina=1022066.
RAIDES
A DGES só aceita a área FOS de 2º nível.
De forma a evitar mais erros, como nos inscritos o envio é opcional, nos casos dos inscritos e com área identificada em 1º nível não reportamos ao RAIDES.
O resumo da inscrição no GA passou a ser apresentada no caso de inscrição sem unidades curriculares, só com mobilidade anual.
Deixa de ser possível o registo de recebimentos com data valor no ano 2015.
Alteração ao ficheiro RAIDES 15 (alteração exigida pela DGEEC):
Enviar a informação dos campos:
- EstabEscolaridadeAnt (Estabelecimento de ensino superior português onde concluiu o nível de escolaridade completo anterior)
- CursoEscolarAnt (Curso do nível de escolaridade completo anterior)
Quando “País do nível de escolaridade completo anterior” for “Portugal” e a variável “Nível de escolaridade completo anterior” for [30] Licenciatura – 1º Ciclo
O acerto do ano curricular e oficial de uma inscrição em ano letivo passa a ser efetuado em:
1. Inscrições em UCs singulares e em opções livres quando se está a Validar/Anular um inscrição em UC de um estudante de outra instituição;
2. Quando a anulação de inscrições em UCs é feita pelo job de anulação de inscrições em UCs entretanto reconhecidas;
3. Na anulação administrativa de inscrições para os caso em que os SA pretendem anular inscrições em UCs já reconhecidas ou já aprovadas por reconhecimento ou acerto de plano
Devida à exigência da DGEEC para o RAIDES15 tivemos de criar um novo nível de escolaridade completo anterior: L1 - Licenciatura - 1º Ciclo. Esse nível académico surge como valor admissível para:
• Nível de escolaridade completo anterior do estudante
• Nível de escolaridade completo mais elevado do pai
• Nível de escolaridade completo mais elevado da mãe
Nas candidaturas, ao se adicionar/gravar o registo de Licenciatura - 1º Ciclo, este já aparece corretamente na área referente ao "Ensino Superior".
RAIDES 15 Correção da estrutura do XML no reporte de situações em que no mesmo ano letivo o estudante concluiu o diploma intermédio e o de conclusão do ciclo de estudos.
Nova variável no RAIDES 15: Área Investigação (Domínio Científico - Área FOS).
1. Nos inscritos:
- Quando Apresentar: Só para os casos de estudantes de 3º ciclo de estudos que estejam a a desenvolver a Tese ( a partir do 3º ano).
- Fonte de dados: Verificar para o ano letivo de referência dos inscritos qual a área FOS associada à inscrição na UC com a indicação de título (ler no módulo de dissertações e Teses). Em caso de não existir, ignorar por não ser obrigatório.
2. Nos Concluídos:
Área Investigação (Domínio Científico - Área FOS): Esta informação não era enviada nos anos anteriores, no caso dos diplomas é obrigatório o envio desta informação para os estudantes que concluíram o grau de doutor.
- Quando Apresentar: Só para os diplomas conferentes de grau de Doutor.
- Fonte de dados: Verificar para o ano letivo de conclusão do diploma qual a área FOS associada à inscrição desse ano para a UC com a indicação de titulo (ler dados do módulo de dissertações e Teses).
Para facilitar a identificação dos diplomados que devem ter a AreaInvestigação obrigatoriamente preenchida colocou-se nessa coluna o valor -1, este campo pode ser visualizado através do EXCEL com a aplicação de um filtro.
Passa a ser enviado para o registo de inscrição do estudante na UC, juntamente com o título, a área FOS que ficou associada ao projeto/dissertação/tese realizado.
Foi criada a possibilidade de inserção de Fontes de Financiamento do ano atual.
Ao visualizar um projeto passa a ser possível visualizar os pedidos de pagamento.
Na lista de projetos fora do prazo foi acrescentada a possibilidade de ordenar as colunas.
O despacho de inscrição ou anulação em época de avaliação até agora tinha o seguinte comportamento: inscrevia o estudante na ocorrência e período de funcionamento seleccionados pelo funcionário, mas apenas eram apresentados na lista de valores – “Época” - da escola do estudante no ano letivo da inscrição.
Com a nova versão deste tipo de despacho passam a estar disponíveis na combo todos os períodos de funcionamento para as ocorrências que estudante está (ou esteve) inscrito independentemente da escola do estudante.
Procedimento para inserção de um novo despacho:
1) O utilizador indica o ano letivo, a escola do estudante e o estudante. No campo "Época" serão apresentados para escolha os respetivos períodos de funcionamento possíveis, das escolas a que pertencem as ocorrências a que o estudante tem inscrição, de acordo com as condições definidas;
2) Depois de escolhido o período de funcionamento, são apenas apresentadas as unidades curriculares cujas ocorrências são da responsabilidade da instituição do período de funcionamento seleccionado;
3) Quando a escola do estudante é diferente da escola do período de funcionamento, no controlo de acessos é validado se o utilizador tem acesso ao módulo de despachos na escola do período de funcionamento escolhido.
Melhoria do despacho de conclusão/alteração de um diploma
A data de resultado registada no despacho de conclusão/alteração de um diploma para os estudantes Auto-Propostos, e apenas para estes estudantes, fica registada como a data de conclusão para estes estudantes.
Melhoria do despacho de inscrição ou anulação em época de avaliação
O despacho de inscrição ou anulação em época de avaliação até agora tinha o seguinte comportamento: inscrevia o estudante na ocorrência e período de funcionamento seleccionados pelo funcionário, mas apenas eram apresentados na lista de valores – “Época” - da escola do estudante no ano letivo da inscrição.
Com a nova versão deste tipo de despacho passam a estar disponíveis na combo todos os períodos de funcionamento para as ocorrências que estudante está (ou esteve) inscrito independentemente da escola do estudante.
Procedimento para inserção de um novo despacho:
1) O utilizador indica o ano letivo, a escola do estudante e o estudante. No campo "Época" serão apresentados para escolha os respetivos períodos de funcionamento possíveis, das escolas a que pertencem as ocorrências a que o estudante tem inscrição, de acordo com as condições definidas;
2) Depois de escolhido o período de funcionamento, são apenas apresentadas as unidades curriculares cujas ocorrências são da responsabilidade da instituição do período de funcionamento seleccionado;
3) Quando a escola do estudante é diferente da escola do período de funcionamento, no controlo de acessos é validado se o utilizador tem acesso ao módulo de despachos na escola do período de funcionamento escolhido.
Melhoria do despacho de inscrição ou anulação em época de avaliação
O despacho de inscrição ou anulação em época de avaliação até agora tinha o seguinte comportamento: inscrevia o estudante na ocorrência e período de funcionamento seleccionados pelo funcionário, mas apenas eram apresentados na lista de valores – “Época” - da escola do estudante no ano letivo da inscrição.
Com a nova versão deste tipo de despacho passam a estar disponíveis na combo todos os períodos de funcionamento para as ocorrências que estudante está (ou esteve) inscrito independentemente da escola do estudante.
Procedimento para inserção de um novo despacho:
1) O utilizador indica o ano letivo, a escola do estudante e o estudante. No campo "Época" serão apresentados para escolha os respetivos períodos de funcionamento possíveis, das escolas a que pertencem as ocorrências a que o estudante tem inscrição, de acordo com as condições definidas;
2) Depois de escolhido o período de funcionamento, são apenas apresentadas as unidades curriculares cujas ocorrências são da responsabilidade da instituição do período de funcionamento seleccionado;
3) Quando a escola do estudante é diferente da escola do período de funcionamento, no controlo de acessos é validado se o utilizador tem acesso ao módulo de despachos na escola do período de funcionamento escolhido.
Melhoria do despacho de inscrição ou anulação em época de avaliação
O despacho de inscrição ou anulação em época de avaliação até agora tinha o seguinte comportamento: inscrevia o estudante na ocorrência e período de funcionamento seleccionados pelo funcionário, mas apenas eram apresentados na lista de valores – “Época” - da escola do estudante no ano letivo da inscrição.
Com a nova versão deste tipo de despacho passam a estar disponíveis na combo todos os períodos de funcionamento para as ocorrências que estudante está (ou esteve) inscrito independentemente da escola do estudante.
Procedimento para inserção de um novo despacho:
1) O utilizador indica o ano letivo, a escola do estudante e o estudante. No campo "Época" serão apresentados para escolha os respetivos períodos de funcionamento possíveis, das escolas a que pertencem as ocorrências a que o estudante tem inscrição, de acordo com as condições definidas;
2) Depois de escolhido o período de funcionamento, são apenas apresentadas as unidades curriculares cujas ocorrências são da responsabilidade da instituição do período de funcionamento seleccionado;
3) Quando a escola do estudante é diferente da escola do período de funcionamento, no controlo de acessos é validado se o utilizador tem acesso ao módulo de despachos na escola do período de funcionamento escolhido.
Passa a ser possível inserir o conteúdo do texto da notícia com editor HTML e a visualizar o aspeto final desse conteúdo a partir da opção de menu "Visualização da Notícia".
Na parametrização de tipos de requerimento foi acrescentada a configuração "Permite mais de um requerimento aberto por estudante?" para restringir a submissão do estudante.
- Se tiver o valor Sim:
- não é restringido o número de requerimentos desse tipo submetidos pelo estudante mesmo que tenha outros requerimentos desse tipo abertos.
- Se tiver o valor Não:
- é restringida a submissão pelo estudantes de requerimentos desse tipo, permitindo apenas um requerimento desse tipo aberto;
- é apresentado o texto "Só poderá submeter novo requerimento deste tipo quando obtiver resposta ao anterior." se o estudante já tiver algum requerimento desse tipo aberto.
Relembra-se que os administradores do módulo poderão sempre submeter requerimentos abertos do mesmo tipo aos estudantes independente da configuração anterior.
Melhoria na elaboração do aviso: "Os totais de créditos (obr. e opt.) definidos na estrutura curricular são diferentes dos somatórios dos créditos por área científica."
Para emitir um certificado de matrícula no GA passa a ser obrigatório que o estudante tenha uma inscrição, no ano lectivo em questão, associada a essa matrícula.
Caso tal não se verifique no pedido de certificado é apresentada a seguinte informação: Verificação do conteúdo: A data de matrícula é obrigatória.
Ficha de unidade curriular: O título do separador do browser foi alterado para incluir o nome da UC.
- Alteração no formulário de criação/edição de um processo de projecto/dissertação /tese e respectiva página de visualização:
os campos
As instituições externas podem submeter propostas
Os estudantes podem submeter propostas
Os docentes podem submeter propostas
passam a ser ordenados como
Os estudantes podem submeter propostas
Os docentes podem submeter propostas
As instituições externas podem submeter propostas
- Ao consultar as orientações/participações em júri de um utilizador passa a visualizar-se o estado de cada estudante no respetivo processo de projeto/dissertação/tese.
- Alteração na funcionalidade 'Adicionar Estudantes ao Processo': ao ser indicado que a pesquisa deve incidir sobre estudantes inscritos na(s) UC(s) do processo, passa a ser verificado se a inscrição na UC é no período de aulas correspondente ao período de aulas associado ao processo, de forma a excluir estudantes inscritos nessa(s) UC(s) mas em ocorrências distintas.
- Na página de um utilizador temporário passa a ser apresentado um novo menu de opções 'Projectos / Dissertações / Teses' com as opções:
- Orientações - acesso à lista de processos de estudantes em que o utilizador assuma um papel de orientador ou coorientador
- Participações em Júri - acesso à lista de processos de estudantes em que o utilizador assuma um papel de Júri
No percurso académico dos estudantes, no SI, os créditos das UC passam a ser apresentados de acordo com os seguintes exemplo:
- 5 deve ser apresentado como 5
- 5.2 deve ser apresentado como 5.2
- 0.5 deve ser apresentado como 0.5
- A remoção de um registo de percurso académico numa candidatura (GA) reflete-se nos dados sociodemográficos do estudante na sua página de estudante no SI.
O contrário também se verifica. Se nos dados sociodemográficos de um estudante no SI for eliminado o registo de um percurso académico esta remoção reflete-se na respetiva candidatura no GA.
- O campo ORCID apenas é apresentado na página do estudante caso esteja preenchido.
- Na secção que lista as 'unidades curriculares pertencentes à instituição Universidade do Porto' que o estudante realizou, e onde se podem inserir manualmente outras unidades curriculares que tenham sido realizadas em cursos/ciclos de estudos da UP que o estudante já frequentou (assinaladas como 'Inseridas pelo utilizador'), deixa de ser possível escolher desta lista de cursos/ciclos de estudos o curso atual a que se destina o pedido de creditação em questão.
O ícone “novo” associado aos cursos/ciclos de estudos passa a ser também apresentado para os novos cursos do ano lectivo em seguinte (por exemplo se o ano lectivo corrente é 2015/16 o ícone também é apresentado para os cursos/ciclos de estudos que se iniciam em 2016/17).
A remoção de um registo de percurso académico numa candidatura (GA) reflete-se nos dados sociodemográficos do estudante na sua página de estudante no SI.
O contrário também se verifica. Se nos dados sociodemográficos de um estudante no SI for eliminado o registo de um percurso académico esta remoção reflete-se na respetiva candidatura no GA.
Calcular custo : entrar em consideração com as mudanças de EC
Moodle: Apenas gera os estudantes e docentes na Instância administrativa da uc no ano lectivo em causa nas outras UO onde a UC é partilhada não têm de gerar a UC
Integração com Moodle:
- adicionar UC ao Moodle via página da UC tém a verificação se a UC já existe noutra EC e avisa dessa existência
Definir gestor de conteúdos Moodle - O docente da UC por natureza já tem este papel; na opção "Gestores" devem ser acrescentadas as pessoas que não fazem parte da distribuição de serviço da UC.
Na lista de publicações não estavam a ser apresentados os dados das publicações do tipo Outras Publicações em Revistas Científicas Internacionais. Corrigido
Para o SRI (na UP):
Novos campos de pesquisa de estudantes OUT
- Selecionar vários "Países da Instituição Externa"
- Selecionar vários "Anos
- Pesquisar por data "Assinatura do Contrato Erasmus" e se tem ou não data inserida
- Pesquisar por data "Assinatura do Contrato pela Instituição Parceira" e se tem ou não data inserida (sim/não)
- Pesquisar por "data de chegada" e "data de partida" do "Statement Period of Studies/Placements" e se tem ou não datas inseridas (sim/não)
Nomeações
- Possibilidade de nomear o estudante mesmo se a candidatura não estiver finalizada pelo estudante
Disponibilização do serviço “Google for Education” na Universidade do Porto, que permite a criação de contas institucionais na Google com acesso privilegiado ao portefólio de aplicações da empresa.
Na página de pesquisa de espaços foi acrescentado um novo filtro de pesquisa. Esse filtro é designado de 'Endereço IP' e quando preenchido, devolve o espaço onde existe uma tomada com o IP correspondente.
Possível agora passar uma característica do espaço para uma utilização de espaço superior, uma vez que era impossível associar a mesma característica a uma utilização que tenha sub-utilizações às quais já estava associada a mesma característica.
Adequação pelo SRH da lista de estados presente em cada ficha de avaliação.
Passa a existir uma página que permite a pesquisa de programas, com a possibilidade de pesquisar por: nome, sigla, instituição financiadora ou estado.
Alterado o editor de texto utilizado na edição da apresentação pessoal.
Permitir a edição de ORCID e visualização na "página pessoal".
Na notificação de criação de ficha, enviada ao avaliado, acrescentado o nome do avaliador.
(Cooperação na UP) Foram desenvolvidas as permissões de edição da mobilidade OUT para os técnicos da UC
Ao criar um novo plano de estudos o Tipo apresentado, por omissão, passa a ser o Oficial.
Retificação ortográfica de alguns campos (por exemplo de lectivo para letivo).
.
Caso a propina tenha associada a si uma exceção os planos de pagamento que são associados à propina passam a herdar automaticamente essa exceção.
Possibilitar a transição de quotas entre quaisquer duas entidades.
Revisão da vista sub_bi e ordenação de graus
Mobilidade OUT – na UP
O campo "Observações" do formulário de administração de estudantes OUT foi aumentado para 1000 caracteres.
Pesquisa de estudantes OUT por:
- "Solicitação de Relatório do Estudante à Agência Nacional?:"
- Intervalos de datas para data de início e fim de mobilidade. (As datas de início e fim são as que constam no statement; caso não existam datas, pesquisa na última versão de alteração; caso não existam datas pesquisa na candidatura.)
Na Administração de estudantes OUT (Unidade Central) existem novos campos:
a. Descrição da(s) Necessidade(s) Especial(ais) aprovadas pela A.N./CE
b. Força Maior
No ficheiro de exportação de candidaturas OUT passaram a ser incluídos estes campos agora criados respetivamente com as designações:
a. EU Special Needs Comments
b. Force Majeure
- Possibilidade de pesquisar Estudantes OUT pelo período de mobilidade.
- O campo IBAN nas candidaturas OUT passou a aceitar contas estrangeiras.
- As IES passam a ter um novo campo: "Sistema de reconhecimento", onde pode ser escolhido um de 3 valores:
- Equivalent Recognition System (CTS-EQV)
- European Credit Transfer and Accumulation System (CTS-ECTS)
- Other Credit Transfer or Credit Reference System (CTS-OTH)
- Na inserção de uma instituição de I&D deixa de ser possível registar documentos no processo de avaliação e registar os membros. Estas ações passam a ser efetuadas na edição da unidade de I&D.
- O formulário de edição de instituição de I&D foi alterado para que seja possível ao utilizador gravar/editar/eliminar membros sem ter necessidade de submeter o formulário.
Funcionalidades relativas à Mobilidade OUT para a Unidade Central (na UP)
1. A pesquisa de estudantes OUT foi melhorada.
- É permitido pesquisar por estado de forma mais completa e a cada estado foi associado a uma data (pesquisa por intervalos):
- Todos os estados (data de criação);
- Candidaturas não finalizadas (data de criação);
- Candidaturas finalizadas mas não validadas pela (s) UO(s) (data de finalização);
- Candidaturas finalizadas, validadas pela(s) UO(s) e não validadas pela UC (data de validação pela primeira UO);
- Candidaturas finalizadas e validadas pela(s) UO(s) e UC (data de validação pela UC);
- Desistências (por data da desistência);
- É permitido pesquisar mais do que um período de estudos;
- É permitido pesquisar mais do que um estado de candidatura;
- É permitido pesquisar pelo estado de Alteração ao CE (similar à candidatura finalizado/não finalizado e validado ou não pela UO). Este é feito sobre o último formulário de alteração efetuado de cada candidatura.
Nota adicional: A data de finalização só está guardada para candidaturas começadas a preencher após Outubro de 2012.
No início da página com os resultados da pesquisa de estudantes OUT foram colocados os critérios que foram indicados na pesquisa.
2. Apresentação de um cabeçalho no ADM com a identificação do estudante e mobilidade:
- Número de nome do Estudante;
- Instituição Parceira;
- Código da Instituição Parceira;
- Ano Letivo;
- Programa.
3. As datas do período de mobilidade no GA são alteradas conforme as datas do statement colocadas pela UC no ADM.
4. Em que estudante tem mais mobilidades aparecem as mobilidades marcadas com um ícone ‘R’ e a linha a cor azul.
Nota: Caso exista mais de uma mobilidade e também prescrição, a cor da linha fica marcada com a cor da prescrição, no entanto também é apresentado o ícone de mais de uma mobilidade.
Nova certidão: Certidão de inscrição em unidades curriculares (em inglês)
Condições para a emissão da certidão:
- Estudante do tipo Normal inscrito num curso/CE;
- Ter registada a inscrição no ano letivo;
- Ter inscrição em pelo menos uma unidade curricular;
- Ter pago pelo menos a primeira prestação (ou anual) de propinas. Esta condição não deverá ser verificada para os estudantes PPO (Pagamento propinas Outro) ou os que aguardam resposta ao pedido de bolsa.
O dígito de controlo do documento de identificação aceita 4 caracteres
Melhoramento na Transcrição de registos: na emissão da TR de estudantes de mobilidade IN contempla apenas as unidades curriculares constantes no contrato de estudos.
Pequenos melhorametos: lista de valores 'Pesquisa de cursos do GA' com novo formato de apresentação
Melhoramento da pesquisa de estudantes na UP.
Na área de Administração do lançamento de resultados mais concretamente na página de Controlo de pautas e termos de ocorrências passam a existir mais 3 colunas com informação relevante:
- na lista de pautas passa a ser apresentada uma coluna com os estudantes ainda sem classificação final (com link através do qual se acede a esta informação) e uma coluna com estudantes com inscrição condicionada (com link através do qual se acede a esta informação)
- na lista de termos passa a ser apresentada a data de assinatura do termo.
Na ficha de Unidade Curricular passa a ser apresentado o curso/ciclo de estudos responsável pela ocorrência em questão.
Esta melhoria permite, em situações que a UC conste em diferentes planos de estudos de diferentes cursos/ciclos de estudos, aferir facilmente que diretor de curso tem a seu cargo a validação das fichas de UC.
Nas Instituições parceiras e nos pedidos de criação de instituições parceiras pelas UOs passam a existir os campos para preenchimento:
a) PIC
b) Organisation Type
c) Órgão público/pertence ao sector público?
d) Sem fins lucrativos?
e) Menos de 250 trabalhadores?
Em relação ao campo b) foi criada a possibilidade da Unidade Central parametrizar tipos de organização (o acesso através de opção lateral “Organisation Types” na página "Pesquisa de Instituições").
No ADM do estudante OUT para a Unidade Central foram acrescentados os seguintes campos:
- no final dessa página o campo:
• “Overall Comments MT+”
- relativos à área do Statement Period of Studies/Placements:
• Interruption or Zero-Grant Duration (days) - diferença de dias entre os dias do statement e os dias indicados aquando da candidatura a mobilidade
• Effective Duration (days) - número de dias usando as datas do statement para este cálculo.
• UO pode avançar com Validação Final do Processo.
Este último ponto serve para controlo da Unidade Central para que a finalização e posterior reconhecimento (pelas Faculdades) só comece após desbloqueio do processo.
Assim, para que uma UO prossiga com a Validação Final do Processo, a mobilidade do estudante deve cumprir os seguintes requisitos:
1. Não existem alterações à candidatura pendentes (não finalizadas/não validadas);
2. Existem datas de statement
3. Unidade Central indicou que UO pode avançar com Validação Final do Processo.
No ficheiro de Exportação de estudantes OUT existem as novas colunas:
- Cidade da Universidade Parceira
- Url da Universidade Parceira
- Overall Comments MT+
- Bolsa BSE/SOC atribuída?
• ISCED-6 Licenciatura
• ISCED-7 Mestrado
• ISCED-8 Doutoramento - Level of Study / Teaching
- PIC
- Receiving Organisation Type
- Receiving Organisation Public Body (para a informação registada na Instituição parceira no campo ‘Órgão público/pertence ao sector público?’)
- Receiving Organisation Non-Profit (para a informação registada na Instituição parceira no campo ‘Sem fins lucrativos?’)
- Receiving Organisation number of employees below 250 (para a informação registada na Instituição parceira no campo ‘Menos de 250 trabalhadores?’)
- Statement Period of Studies/Placements: Data de início
- Statement Period of Studies/Placements: Data de partida
- Interruption or Zero-Grant Duration (days
- Effective Duration (days)
- Number of Recognised Credits (o número de créditos reconhecidos na mobilidade)
- Zero Grant
As opções de pesquisa de Unidades Curriculares, Fichas de Unidades Curriculares e Relatórios de Unidades Curriculares apresentam o novo campo de pesquisa Tipo de Curso/CE.
No caso de ser marcada a desistência de um estudante IN que já esteja a frequentar, no GA fica:
- inscrição ano letivo: anulada;
- inscrição nas ucs: anulada (desde que o estudante não faça parte de nenhum termo);
- período de mobilidade: não válido.
- estado do estudante "Anulada a inscrição"
No frontoffice, a opção “Reconhecimentos” constante na ficha de estudante não apresenta os reconhecimentos anulados no GA.
Na visualização do percurso académico de um estudante no frontoffice:
- as inscrições em unidades curriculares anuladas aparecem diferenciadas das inscrições válidas;
- se existir uma inscrição no ano letivo condicionada surge o aviso na parte com os ECTS realizados: “Existe pelo menos uma inscrição em ano letivo condicionada. Os créditos realizados nesse ano não são contabilizados.” (visibilidade da informação controlada por grupo de validação)
As páginas de apresentação dos cursos ciclos de estudos, e de divulgação da oferta formativa, passam a identificar o ano letivo a que a informação se refere.
Nos pedidos de certificados (GA), as observações indicadas pelo estudante aparecem destacadas, de forma a serem facilmente visualizadas pelos serviços académicos.
Passa a ser possível eliminar a totalidade dos conteúdos de uma pasta e respetivas sub-pastas, sendo esta operação sujeita a confirmação do utilizador.
Passa também a ser possível "Selecionar conteúdos para apagar" e indicar, da lista de conteúdos existentes na pasta selecionada os que se pretendem eliminar. Esta operação é também sujeita a confirmação por parte do utilizador.
Alterada a a página de Emissão de boletins de inscrição , quando são pesquisados "Estudantes 1º ano 1ª vez."
- Não - só são devolvidos os estudantes que não sejam do 1ºano ou que não seja primeira inscrição.
- Sim - só são devolvidos os estudantes que sejam do 1ºano que seja primeira inscrição.
1) Inserção de ícone de aviso nas páginas de edição de espaços, pisos e edifícios quando se insere um utilizador que está assinalado como inativo no SIGARRA. Este aviso pode ser visualizado no separador "Responsabilidades";
2) Inserção de descrição dos grupos de validação;
3) Possibilidade de envio de e-mail dinâmico para os seus ocupantes através da página de um edifício, piso ou espaço;
4) Correção do problema existente na inserção de responsabilidade através do cargo de um utilizador na página de edição de um espaço.
Na página de edição da ficha de Unidade Curricular o campo Servidor e-learning da UC é apresentado para escolha do URL Moodle que o docente pretende que fique visível na página da UC. A existência deste campo é controlada por parâmetro dentro da EC.
O campo Tem página no servidor de e-learning deixa de estar disponível na página de edição da ficha de Unidade Curricular.
Listagem para monitorização dos estados das fichas de UC de todas as UO partir do SIGARRA da Reitoria.
Formulário de candidatura OUT: Foi colocado o IBAN e SWIFT em todos os locais relacionado com mobilidade de estudantes OUT (onde também existia o Nib).
No ficheiro Excel disponibilizado na opção "Export" dos resultados de pesquisa dos estudantes de mobilidade OUT foi disponibilizada a nova coluna ID do estudante OUT.
Foi colocado o IBAN e SWIFT em todos os locais relacionado com mobilidade de estudantes OUT (onde também existia o Nib).
Alteração no layout dos mapas (movimentos, acumulados, etc) do módulo: passa a ser visualizada uma cor de fundo, de forma alternada, nas células com valores de forma a distinguir visualmente diferentes grupos de valores, da seguinte forma:
- Saldo Inicial
- Despesas
- Receitas
- Reforços/Empréstimos e Regularizações
- Saldos
funcionalidade nova - criar perfil individualizado - para Estudante
- Permitir o registo da inscrição, enquanto não se verificar um nº de inscrições pagas igual ao nº de vagas;
- Permitir a validação das inscrições, num máximo de inscrições validadas=nº de vagas;
- Permitir invalidar inscrições;
- Quando uma inscrição fica no estado (P)ago não é possivel invalidar;
Na marcação de exames o número de estudantes previstos passa a ser dinâmico e não estático, de acordo a pauta.
Na listagem de Inscrições dos candidatos colocados na administração das inscrições em unidades curriculares foram acrescentados os critérios de pesquisa:Regime de ingresso e o ciclo de estudos.
E no resultado dessa mesma listagem, foi acrescentada a coluna com a identificação do estado da inscrição (Condicionada ou Válida).
Determinação da edição atribuída ao estudante no ano letivo em que o estudante está a efetuar a inscrição.
Vai ler a edição pela ordem indicada:
- Edição atribuída ao estudante na configuração orientada ao estudante;
- Edição da inscrição no ano letivo especificado se existir;
- Edição da última inscrição no curso se existir;
- Edição indicada no último concurso de ingresso em que ficou colocado no curso;
- Edição do curso.
No processo de inscrições o ramo apresentado ao estudante é:
1. O ramo parametrizado ao estudante nas configurações orientadas aos estudantes referentes ao ano letivo corrente;
2. Se não houver ramo em 1, o ramo do estudante na última inscrição em ano letivo e se este ramo estiver ativo no ano letivo em questão;
2.1 Se não estiver ativo ou se o ramo encontrado não fizer parte dos ramos do plano de estudos escolhido, percorre sucessões do ramo até encontrar um ramo sucessor que esteja no plano de estudos e esteja ativo.
2.2 Em adição ao ramo encontrado, verificar se no ano curricular especificado existem sub-ramos (desde que não haja seriação de ramos) desse ramo e se existir apresentar esses sub-ramos;
3. O ramo da seriação de ramos na edição do estudante;
3.1. Se não existe seriação, apresenta a lista de ramos ativos no ano letivo do plano do estudante.
A sucessão de ramos/percursos alternativos é configurada no detalhe do ramo, através da opção lateral intitulada “Percursos Alt. Anteriores”.
- Novos campos fixos na configuração da ficha de proposta: Orientador e Coorientador. Nestes campos o proponente poderá indicar, através de uma LOV de pesquisa de funcionários da U.Porto, qual a pessoa que irá orientar/coorientar o projeto/dissertação/tese em causa.
Por omissão, o campo orientador é pré-preenchido com o próprio proponente, caso este seja um funcionário.
- Na página de visualização de uma proposta submetida, passa a ser disponibilizada uma nova opção 'Versão de Impressão (PDF)', visível para o respetivo proponente, que permite obter um PDf com os dados da proposta.
No caso do proponente ser um estudante, é adicionalmente gerada uma declaração - que este deverá imprimir, preencher e entregar no devido serviço da faculdade.
- Alteração na funcionalidade de aprovação de propostas submetidas num processo: quando o Administrador do processo aprovar uma proposta submetida por um estudante, este fica de imediato colocado a essa proposta (dispensando-se assim o passo que normalmente se segue de atribuição de proposta ao estudante). Este comportamento só se deverá verificar no caso do estudante ainda não estiver colocado a nenhuma proposta.
- Passa a estar disponível na página dos 'Detalhes do Projeto' uma nova opção 'Versão de Impressão'; esta opção é visível após os detalhes deixarem de estar editáveis pelo estudante.
- Correções em processos em que tenha sido colocado o resultado 'Concluído-Pendente' na Discussão Final:
quando o processo era devolvido para o estudante alterar os documentos, na fase estava a aparecer o texto 'Realizar Trabalho' ao invés de 'Fazer Alterações', quando no processo de dissertação não existia parametrizado o estado 'Reunião de Aceitação'
na lista de Orientações de um utilizador num determinado processo, sob a coluna 'Estado' passa a ser apresentado o texto da ação a executar pelo orientador ao invés do 'semáforo vermelho'
- introduzida possibilidade de alteração aos dados da Reunião de Aceitação.
- O regente da UC associada ao processo de dissertação/tese passa a poder alterar a informação dos processos dos estudantes.
- Disponibilizada nova opção 'Exportar Lista de Estudantes no Processo' no menu lateral direito 'Regente da UC', para os regentes das UCs associadas a um processo de projeto/dissertação/tese.
Esta opção permite obter uma listagem, em formato excel, dos estudantes associados ao processo. Desta listagem constam os seguintes dados: - Número do estudante
- Nome do estudante
- Estado do estudante no processo
- Nome do Orientador
- Nome do(s) Coorientador(es)
- Nome do(s) Arguente(s)
- Data da Discussão Final
- Hora da Discussão Final
- Título do trabalho
- Outros campos inseridos na proposta associada ao estudante (Label, Tipo, Instituição de Acolhimento, Áreas envolvidas e demais campos configurados na Ficha de Proposta)
- Na alteração do resultado de um estudante com o processo já concluído, passar a ser criado um novo termo que deverá substituir o termo criado anteriormente.
- Alteração na LOV de 'Pesquisa de Funcionários e Externos': na lista de resultados, acrescentada nova coluna com informação sobre o 'Email Institucional'; acrescentado campo análogo no formulário de pesquisa da LOV.
No formulário de criação de um pedido de criação de entidade foi acrescentado o novo campo IBAN. Com este campo preenchido, na criação da entidade no ERP é criado um registo de "Conta Bancária" com o IBAN identificado.
Os pedidos de certificados no estado "Em processamento" isentos de pagamento podem ser anulados pelo estudante.
Nos utilitários a seguir identificados passou a ser possível pesquisa por estudante:
Interrupções
Conclusões de diplomas
Cálculo Média Final
Cálculo Resultado Final e ECTS
Prescrições
Passa a considerar a data de inscrição como a menor data para a data limite de pagamento de prestações de propinas ou pagamentos adicionais de planos de pagamento de propinas.
Na página de definição de propinas que se acede a partir da conta corrente passa a mostrar a data de inscrição.
Novo estado para as notas de liquidação: "Não enviada mas paga".
Mais informação nas estatísticas sobre notas de liquidação:
- Passa a mostrar além do nº de cartas em prestações o valor correspondente em euros
- Novas colunas correspondentes ao valor recebido
- Possibilidade de exportar a estatística para excel
A cópia de fichas de unidades curriculares passa a ser possível para todas as ocorrências da responsabilidade da UO, independentemente do curso a que pertencem.
Atualização do texto da certidão de realização de unidades curriculares em inglês (âmbito de estudantes pré-bolonha)
Suplemento ao Diploma, ponto 4.1: Alteração da visualização do regime de dedicação para o caso de estudantes (TE) que alteram o regime de dedicação no 2º semestre do ano letivo
Disponibilizada possibilidade de colocar um "From Name" (designação do remetente) no envio de um email dinâmico (opção controlada por grupo de validação)
Nova listagem no módulo de administração das inscrições em unidades curriculares: UC em simultâneo na inscrição e compromisso académico de mobilidade
- Possibilidade do candidato aceder à candidatura enquanto não finalizar (gerar débito);
- Na exportação do ficheiro CSV apenas serão consideradas as candidaturas que se encontrem com o débito liquidado no sistema.
- No texto inicial de informações: Remover o texto que mencionava a necessidade de submissão de PDF com comprovativo de pagamento, e acrescentar texto a mencionar que é gerado débito na conta-corrente do candidato.
Opção e página com funcionalidades operacionais
Acordos ERASMUS+
Foi desenvolvido um novo modelo de Acordo que permite o devido enquadramento das mobilidades que se realizam ao abrigo desta ação, ou seja, passamos a ter dois modelos de Acordo Erasmus+:
- um para os países do programa (dentro da EU)
- e outro para os países parceiros (fora da UE).
A distinção dos países que são do programa ou parceiros é feita pela nova configuração existente ao nível do país.
Mobilidade IN
Só é permitida a validação da candidatura pela UO após a realização do upload de candidatura pela UO.
Sistema de Notificação Automática
Enviar email para international@reit.up.pt sempre que aconteçam as seguintes alterações:
- Cooperação:
1. Finalização de acordos erasmus+ por parte da UO;
2. Finalização de propostas de mobilidade por parte das UOs;
3. Pedido de criação de nova instituição parceira.
Assunto: Cooperação - alteração
- Mobilidade IN:
1. Após última UO envolvida validar candidatura;
2. Após última UO envolvida validar alteração.
Assunto: Mobilidade IN - alteração
- Mobilidade OUT:
1. Quando estudante ou técnico faz Upload de documentos;
2. Validação da candidatura pela UO;
3. Validação das alterações pela UO.
Assunto: Mobilidade OUT - alteração
Alteração de enquadramento de mobilidade
Os Coordenadores da UP podem alterar o programa de mobilidade em Candidaturas IN e Candidaturas OUT (sem vaga) a qualquer momento.
Ateração à pesquisa de estudantes OUT:
-Permitir pesquisar por mais do que uma Instituição Interna simultaneamente;
-Permitir pesquisar por mais do que um Programa de Mobilidade simultaneamente;
- Desistências (registo de data da desistência quando aparece ). Verificamos que ao colocar a informação de desistência e data após ter uma aceitação no formulário da Administração, este não regista a desistência;
- Permitir pesquisar por Relatório, se finalizado (ou não)
- Email do estduante
Na exportação OUT foi acrescentada uma coluna correspondente ao campo: “Língua de aprendizagem/trabalho na instituição de acolhimento”.
Na exportação IN foram acrescentadas as colunas:
- Tem bolsa de estudos? (Sim, Não)
- Se Sim, indique a entidade que concedeu a bolsa
Colocada uma opção lateral - E-mail de Aceitação - na página de Pesquisa de Estudante IN.
Esta opção e página têm um grupo de validação novo.
Esta opção nova permite o acesso à configuração de email de aceitação a ser enviado aos estudantes IN
É possível alterar o nome do remetente do email, o assunto e a mensagem. Na mensagem é possível colocar a tag especial
que no envio de email será substituída pelo nome do estudante respetivo.
- Foi disponibilizada a tradução dos estatutos dos estudantes na navegação das páginas em inglês da ficha de estudante, inscrições em unidades curriculares, etc.;
- Foi colocada uma mensagem de alerta no passo de escolha de plano de pagamentos a lembrar que o estudante deve terminar o processo (de forma a evitar que o estudante faça a inscrição nas UCs mas não faça a escolha do plano de pagamento).
Na página de movimentos de um CCO passa a ser apresentado o campo 'Saldo Orçamental Disponível'. Este saldo corresponderá à soma dos saldos orçamentais de todas as rúbricas de despesa do CCO. Adicionalmente, mas apenas na versão de administração da página de movimentos (acedida pelos serviços financeiros), passa a ser apresentado um campo que representa o Saldo Orçamental Disponível relativo às rubricas de receita.
A visualização dos campos 'Saldo Disponível' e 'Saldo Orçamental Disponível' na página de movimentos de um CCO passa a estar condicionada ao tipo de controlo de saldo desse mesmo CCO:
Sem Controlo - apresentar ambos os saldos: Saldo Disponível e Saldo Orçamental Disponível
Controlo pelo Saldo Orçamental da Rubrica - apresentar apenas Saldo Orçamental Disponível
Controlo pelo Saldo Disponível (Global ao Projecto) - apresentar apenas Saldo Disponível
Controlo pelo Saldo Disponível e Saldo Orçamental da Rúbrica - apresentar ambos os saldos: Saldo Disponível e Saldo Orçamental Disponível
Nas instâncias SIGARRA onde a visualização de orçamentos nos mapas de CCOs esteja ativa, no mapa de movimentos de um CCO passam a ser apresentados também os PADs/Deslocações que ainda estão em processamento no SIGARRA, isto é, cuja integração no ERP ainda não se efetuou. As linhas relativas a este tipo de movimentos são destacadas visualmente das restantes, conforme a legenda acrescentada por baixo da lista. São ainda acrescentadas - no mapa de movimentos e no mapa de 'Agregado por Rubrica' de um CCO - duas novas colunas na secção das 'Despesas':
'Em processamento' - onde serão apresentados cada um dos valores em processamento referidos;
'Saldo Orçamental Disponível'- onde irá ser apresentado o evoluir do saldo orçamental da despesa tendo em consideração os valores ainda em processamento no SIGARRA.
Alteração nos mapas de CCOS (movimentos, agregados por rubrica, acumulados e de controlo): os valores dos pendentes registados em anos anteriores deixam de contabilizar para o cálculo dos Saldos Orçamentais. Estes valores passam a ser assim separados da colunas 'Registada' (tanto da Receita como da Despesa), e serão agora exibidos em colunas próprias 'Registada Pendentes', as quais não são tidas em conta para o cálculo do respetivo saldo orçamental. Esta alteração é apenas aplicável nas instâncias SIGARRA onde a visualização de orçamentos nos mapas de CCOs esteja ativa.
Na página com a lista de Pendentes de Anos Anteriores de um CCO foi acrescentada uma nova coluna 'Rubrica' onde se apresentará a rubrica associada a cada um dos pendentes; passando o rato por cima do identificador de uma qualquer rubrica, é apresentada a respetiva descrição (na forma de tooltip text).
Implementada nova opção 'Agregado por Rubrica' na página de movimentos de um CCO que é acedida pelos utilizadores com permissões de administração dos CCOs. Esta opção permite aceder ao mapa de Agregado por Rubrica, à semelhança do que já acontece no mapa de movimentos disponível para os responsáveis dos CCOs.
Implementada nova opção 'Exportar para Excel' nos mapas de Agregados por Rubrica.
Correção na página de visualização de um pedido de criação de entidade tratado: no campo 'País' passa a ser apresentado o respetivo nome (estava a ser apresentado o código).
No ficheiro excel obtido a partir da exportação do mapa de Agregado por Rubrica de um CCO, as descrições do CCO/Rubricas passam a aparecer numa coluna própria.
Alteração da LOV de pesquisa de CCOs para permitir que a partir da página de pesquisa de PADs se possa selecionar um qualquer CCO, independentemente de este se encontrar ou não aberto no ano contabilístico atual.
Nova funcionalidade: envio de notificações por email.
Parametrização de notificações a enviar pelo SIADAP:
S - Enviar notificações pelo Sigarra
E - Enviar notificações por email
SE - Enviar notificações pelo Sigarra e por email