Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > As TIC na capacitação de docentes da Universidade do Porto para a acessibilidade e inclusão

As TIC na capacitação de docentes da Universidade do Porto para a acessibilidade e inclusão

Título
As TIC na capacitação de docentes da Universidade do Porto para a acessibilidade e inclusão
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
Ano
2011
Ata de Conferência Nacional
Páginas: 167-177
Superar barreiras com TIC - Políticas Ideias e Práticas
Aveiro, 17/18 Junho
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Ciências da educação
Outras Informações
Resumo: As Universidades enfrentam hoje novos desafios ao lidarem com um número cada vez maior de estudantes com condição de deficiência nos seus planos curriculares. Em Portugal, as Instituições de Ensino Superior (IES) não estão preparadas, na medida em que docentes e técnicos ainda mostram dificuldades na interpretação de diretrizes de acessibilidade, um défice de experiência e formação nesta área e parecem não perceber a importância da sua ação na promoção das condições necessárias à inclusão. Este artigo pretende apresentar as conclusões da primeira iniciativa em IES portuguesas, assente nas TIC, e que visa facilitar a implementação de um curriculum inclusivo. Desenvolvemos um curso online sobre acessibilidade e inclusão e pudemos observar as dificuldades do pessoal docente e técnico no trabalho com estudantes com deficiência, mas também a sua vontade de aprender a adaptar programas e métodos de trabalho a esta nova realidade. Concluímos que novos cursos e workshops sobre esta temática devem ser desenvolvidos na Universidade do Porto de forma de alcançar um público mais diversificado, e assim conseguir uma comunidade livre de barreiras onde todos os estudantes se sentem incluídos.
Abstract: Universities face today new challenges as they have to deal with an increasing number of disabled students attending their curricula. In Portugal, Higher Education Institutions (HEI) are still not prepared, as teaching and non-teaching staff face serious difficulties interpreting accessibility guidelines, a deficit of experience and training in this area and are not aware of the importance of their actions to provide propper accommodations. This paper presents the findings of the first national initiative on a Portuguese HEI, based entirely on TIC, to help implementing an inclusive curriculum. We developed an online course on accessibility and inclusion and we observed that staff reveals a great deal of difficulties working with disabled students, but also their will to learn how to adapt their curricula and work methods to this new reality. In conclusion, new courses and workshops on these subjects will have to be developed at the U.Porto in order to reach a more diverse audience and thus contributing to build a barrier free community where all students can feel included.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Contacto: nregadas@reit.up.pt
Tipo de Licença: Clique para ver a licença CC BY-NC
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
Período Data Fim Justificação
RegadasRibeiro Artigo em Acta de Conferência Nacional 111.82 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Places: Plataforma de Acessibilidade (2012)
Outras Publicações
Giesteira, Bruno; Ribeiro, Alice; Freitas, Diamantino; Silva, António; Regadas, Nuno; Fernandes, Jorge; Alves, Jorge; Vítor Manuel Ferreira Alves Carvalho
Accessibility Course: Training Higher Education academics in the University of Porto (2011)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Nuno Regadas; Alice Ribeiro
PLACES - A Web Platform for Accessibility (2015)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Alice Ribeiro; António Silva; Giesteira, Bruno; Diamantino Freitas; Jorge Fernandes; Jorge Alves; Nuno Regadas; Vítor Manuel Ferreira Alves Carvalho
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-11-19 às 16:15:36