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A utilização de um modelo de blended learning no ensino da Bioestatística ao Mestrado em Saúde Pública

Título
A utilização de um modelo de blended learning no ensino da Bioestatística ao Mestrado em Saúde Pública
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Ano
2009
Autores
Margarida Fonseca Cardoso
(Autor)
REIT
A pessoa não pertence à instituição A pessoa não pertence à instituição A pessoa não pertence à instituição Sem ORCID
Ata de Conferência Internacional
IADIS Ibero-Americana WWW/INTERNET 2009
Madrid, Espanha, 21 a 23 de Outubro de 2009
Classificação Científica
FOS: Ciências da engenharia e tecnologias > Outras ciências da engenharia e tecnologias
CORDIS: Ciências Tecnológicas ; Ciências Sociais > Ciências da educação
Outras Informações
Resumo: A Bioestatística é uma componente científica fundamental da investigação na área das ciências da saúde e, como tal, deve preparar os estudantes quer em termos teóricos quer para a prática da análise estatística. Com o Processo de Bolonha muitas foram as alterações, e a que mais se destacou foi o aparecimento de um novo paradigma que coloca o estudante como o “actor principal” do processo de ensino-aprendizagem. A Universidade do Porto, através do seu Gabinete de Apoio para as Novas Tecnologias na Educação (GATIUP), tem procurado incentivar a utilização das tecnologias de informação e comunicação entre a sua comunidade académica, destacando-se sobretudo o incentivo à introdução de um modelo de blended learning na leccionação das unidades curriculares. Ao fim de alguns anos a leccionar unidades curriculares de Bioestatística, com os cursos homologados no âmbito do Processo de Bolonha, era necessário adaptar os métodos de ensino ao novo paradigma da educação. Assim, por intermédio do GATIUP, estabelece-se o primeiro contacto com o denominado modelo de blended learning. Após algumas reuniões com um dos elementos do GATIUP, começa-se a ponderar a utilização da plataforma de e-learning (Moodle) como instrumento pedagógico de ensino-aprendizagem na unidade curricular de Bioestatística I do Mestrado em Saúde Pública da Universidade do Porto. Após algumas dificuldades iniciais próprias da “adaptação” a este novo ambiente, percebeu-se o potencial que a combinação da componente teórica (presencial), prática (presencial) e do elearning (não presencial) tinha, não só na dinamização da relação/comunicação entre docentes e estudantes, como na melhoria da qualidade dos métodos de avaliação e acompanhamento dos estudantes. No curto período de duração da unidade curricular, em que se recorreu a um modelo de blended learning, procurou-se “explorar” um conjunto de recursos e actividades (fóruns de discussão, base de dados e trabalhos on-line) disponibilizadas por esse ambiente de aprendizagem virtual, que constituíssem uma mais valia para os estudantes e docentes.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Contacto: mcard@icbas.up.pt
Tipo de Licença: Clique para ver a licença CC BY-NC
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
Período Data Fim Justificação
A utilização de um modelo de blended learning no ensino da Bioestatística ao Mestrado em Saúde Pública 133.09 KB
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