Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Novas tecnologias na Educação na Universidade do Porto: desafios à inovação.

Publicações

Novas tecnologias na Educação na Universidade do Porto: desafios à inovação.

Título
Novas tecnologias na Educação na Universidade do Porto: desafios à inovação.
Tipo
Capítulo ou Parte de Livro
Ano
2012
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais
Outras Informações
Resumo: A Universidade do Porto (U.Porto) estabeleceu o uso das novas tecnologias na educação como uma prioridade nas suas estratégias de atuação para os próximos anos, com base no desígnio de inovação que já lhe é reconhecido. Através da sua Unidade de Novas Tecnologias na Educação (NTE), a U.Porto iniciou a sua política de sensibilização para o e-learning em 2003 com um projeto-piloto que pretendia criar condições para, de uma forma sistemática e sustentada, incrementar o desenvolvimento de conteúdos pedagógicos na Universidade, numa perspetiva de blended-learning. Com este projeto deu início a um processo de apoio sustentado e sistemático aos professores das várias unidades orgânicas da Universidade do Porto, na efetiva utilização das novas tecnologias na educação, em particular da Internet, no processo de Ensino/Aprendizagem, através da criação de uma componente on-line, de apoio às aulas presenciais. De uma forma geral, neste projeto, apostou-se na variedade de casos possíveis para que, no final, se pudessem desenvolver estratégias de atuação em função de diferentes cenários. A procura constante da melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados à comunidade académica dita as mudanças e inovações tecnológicas e pedagogias atuais. A unidade de novas tecnologias na educação da U.Porto é composta por uma equipa multidisciplinar de 7 elementos e tem como principais atividades o apoio à comunidade académica da U.Porto no desenho, produção e disponibilização de cursos de e-learning, tanto em regime misto, isto é, presencial e a distância, como totalmente a distância; tem uma oferta alargada de cursos de formação contínua na área das TIC, seja em regime de e-learning ou de b-learning; incentiva e suporta o desenvolvimento de objetos educacionais multimédia como material de apoio ao processo pedagógico (animações; simulações; jogos interativos; vídeos; grafismos diversos) e tem um serviço dedicado de gravação de aulas. Em estreita relação com as necessidades reais e solicitações dos nossos docentes, apresentamos propostas e aceitamos desafios de investir em áreas de inovação como: portefólios digitais, avaliação on-line (e-assessment), gravação de aulas, videoconferência.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Contacto: Isabel Martins
Notas: Palavras-chave: e-learning; educação; on-line; multimédia; inovação
Tipo de Licença: Clique para ver a licença CC BY-NC
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
Período Data Fim Justificação
Novas_tecnologias_na_Educacao_na_Universidade_do_Porto_desafios_a_inovacao Artigo 104.40 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Multimedia Resources as a Complementary tool of Teaching and Learning. Case Study of a Game Designed to Teach Immunology Contents. (2010)
Resumo de Comunicação em Conferência Internacional
Teresa Correia; André Moreira; Isabel Martins
Novas Tecnologias na U.PORTO: tendências, experiências e desafios (2010)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Isabel Martins; Teresa Correia
NEW TECHNOLOGIES FOR EDUCATION AT UNIVERSITY OF PORTO: EXPERIENCES AND CHALLENGES (2011)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Teresa Correia; Isabel Martins
E-Portfolios and Assessment: A Case Study for Civil Engineering (2009)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Alfredo Soeiro; Isabel Martins; Teresa Correia

Do mesmo livro

O teatro como ferramenta pedagógica nas Ciências da Nutrição (2012)
Capítulo ou Parte de Livro
Padrão, Patrícia; Barros, Renata; Gregório, Maria João; Graça, Pedro
Mudança de paradigma no ensino da Bioquímica na licenciatura em Ciências da Nutrição na Universidade do Porto (2012)
Capítulo ou Parte de Livro
Martins, M.J.; Torres, Duarte; Azevedo, I.; Alçada, M.N.; Martel. F.; Keating. E.; Guimarães, J.T.; Faria, A.; Calhau, C.; Gonçalves, P.; Negrão, R.; Monteiro, R.; Fonte, R.; Ferreira, M.A.
Contexto de formação dos profissionais da área da saúde: 3) Estratégias de blended learning no ensino de alimentação humana (2012)
Capítulo ou Parte de Livro
Moreira, Pedro; Barros, Renata; Padrão, Patrícia; Carvalho, Pedro; Teixeira, Vitor Hugo

Ver todas (9)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-09-25 às 19:48:59