Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Blended learning na formação de professores: um percurso nos últimos 7 anos na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto

Blended learning na formação de professores: um percurso nos últimos 7 anos na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto

Título
Blended learning na formação de professores: um percurso nos últimos 7 anos na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto
Tipo
Capítulo ou Parte de Livro
Ano
2012
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais
Outras Informações
Resumo: A nossa participação no projeto e-learning@UP já não é recente, visto que utilizámos as plataformas de e-learning da Universidade do Porto desde 2004. Motivam-nos sempre novas experiências e tentativas de utilizar ou criar ferramentas que sejam úteis do ponto de vista pedagógico. A insatisfação com um modelo tradicional de ensino-aprendizagem centrado essencialmente no professor, a crescente importância da utilização das TIC no ensino, a tentativa de organizar melhor e de uma forma mais atraente a informação a disponibilizar aos estudantes, a possibilidade de comunicação com os estudantes de uma forma mais estreita e pessoal fora do tempo de aulas e ‘em tempo real’, bem como a necessidade de envolver os estudantes na criação de conteúdos e ferramentas pedagógicas úteis, levaram-nos a explorar a componente de blended learning em algumas unidades curriculares da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Os dados recolhidos e apresentados neste trabalho, fizeram parte da participação no projeto e-learning@UP ao longo dos últimos 7 anos, em várias unidades curriculares de licenciatura e mestrado, com incidência em unidades curriculares de particular relevância para a formação de professores. Ao longo deste percurso foram utilizadas diversas plataformas elearning, tais como a Luvit, WebCT Vista e presentemente a plataforma Moodle. Pretendemos explorar e apresentar aqui ferramentas utilizadas em ambientes virtuais, as suas mais-valias e possibilidades de aprendizagens para os estudantes. Ferramentas como fóruns temáticos de discussão, apresentação e submissão de trabalhos nas plataformas e sua discussão posterior on-line e mais recentemente a criação de e-portefólios reflexivos na formação de professores, foram algumas das estratégias usadas com vista às pretendidas aprendizagens. Aumentar a autonomia dos estudantes no seu processo de aprendizagem, bem como torná-los co-responsáveis pelo mesmo e portanto produtores do seu conhecimento, foram também alguns dos objetivos pretendidos. A monitorização dos nossos objetivos foi feita no decurso dos diferentes anos letivos através das estatísticas de acesso à plataforma, e através da análise às respostas dos estudantes aos inquéritos pedagógicos específicos sobre a componente de e-learning, o que nos permitiu perceber que o impacto das tarefas propostas e das ferramentas criadas se constituiu como uma mais-valia para as suas aprendizagens, bem como para os seus percursos futuros enquanto profissionais. Pretendemos com este trabalho demonstrar que a par das aulas presenciais, se podem construir ambientes virtuais de aprendizagem utilizando as TIC no Ensino Superior e melhorar as competências na sua utilização por parte quer dos estudantes quer dos docentes. Tal como refere Coutinho (2007), o debate sobre a utilização das TIC em Educação, ganha particular relevância face às reformas estruturais impostas pelo Processo de Bolonha nos currículos de formação de professores em Portugal.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Notas: Blended Learning; Formação De Professores, Ferramentas Pedagógicas Virtuais.
Tipo de Licença: Clique para ver a licença CC BY-NC
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
Período Data Fim Justificação
BLENDED LEARNING NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES_ UM PERCURSO NOS ÚLTIMOS 7 ANOS NA FACULDADE DE DESPORTO DA UNIVER Artigo 93.54 KB
Publicações Relacionadas

Do mesmo livro

O teatro como ferramenta pedagógica nas Ciências da Nutrição (2012)
Capítulo ou Parte de Livro
Padrão, Patrícia; Barros, Renata; Gregório, Maria João; Graça, Pedro
Novas tecnologias na Educação na Universidade do Porto: desafios à inovação. (2012)
Capítulo ou Parte de Livro
Isabel Martins; Teresa Correia
Mudança de paradigma no ensino da Bioquímica na licenciatura em Ciências da Nutrição na Universidade do Porto (2012)
Capítulo ou Parte de Livro
Martins, M.J.; Torres, Duarte; Azevedo, I.; Alçada, M.N.; Martel. F.; Keating. E.; Guimarães, J.T.; Faria, A.; Calhau, C.; Gonçalves, P.; Negrão, R.; Monteiro, R.; Fonte, R.; Ferreira, M.A.

Ver todas (9)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-11-18 às 21:35:36