Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > O método lead-user para o desenvolvimento de produtos

O método lead-user para o desenvolvimento de produtos

Título
O método lead-user para o desenvolvimento de produtos
Tipo
Artigo em Outras Revistas
Ano
2009
Autores
Manuel Oliveira
(Autor)
FEUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Ver página do Authenticus Sem ORCID
Hortênsia Barandas
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
João José da Cunha e Silva Pinto Ferreira
(Autor)
FEUP
Revista
Vol. II 37
Páginas: 53-55
ISSN: 0874-0526
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Economia e gestão
CORDIS: Ciências Tecnológicas
Outras Informações
Resumo (PT): O Lead User Method - Em 1998 Eric Von Hippel no seu livro The Sources of Innovation introduz este conceito e demonstra-o com vários exemplos. Segundo o Eric Von Hippel, a democratização da inovação significa que há utilizadores de produtos e serviços (tanto empresas como consumidores individuais) que cada vez mais são capazes de inovar por iniciativa própria. Esta tendência crescente vem mudar a natureza das relações comerciais existentes no mercado, onde tradicionalmente eram os fabricantes quem detinham os processos de desenvolvimento e de inovação dos produtos. Este facto é particularmente evidente nos ¿Produtos/Serviços da Informação¿ em que os utilizadores têm a possibilidade de conceber grande parte ou a totalidade do produto ou serviço sem recorrer a um fabricante. São disso exemplo as conhecidas iniciativas ¿Software Livre¿ (Linux, Apache, etc.) onde uma comunidade de utilizadores desenvolveu um produto capaz de concorrer em pé de igualdade com produtos inteiramente desenvolvidos pelos fabricantes. Este artigo expõe o método lead user, um processo de 4 etapas, fornecendo exemplos e bibliografia de base. Fala também sobre o método lead user em Portugal nomeadamente como o Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico (MIETE - Leccionado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP)) já inclui na edição de 2008/2010 a inovação intra-empresarial, através da introdução do ¿Lead User Method¿ no seu curriculum.
Abstract (EN): O que é o lead user method e o que são lead users? A inovação de um bem ou serviço é estimulada pelos utilizadores líderes ou seja pelos lead users, caracterizados pelas suas expectativas, motivação e experiência. Isto é, esperam obter os benefícios relacionados com a inovação o que faz com que se sintam motivados para inovar. Devido à sua experiência este tipo de utilizadores sente necessidade de uma dada inovação mais cedo que a maior parte dos restantes utilizadores do mercado alvo. Ou seja, procuram soluções inovadoras para as suas necessidades de vanguarda. Assim, o método lead user está alicerçado nos utilizadores/ clientes que estão na vanguarda. Clientes com necessidades avançadas que procuram satisfazer, muitas vezes, produzindo eles próprios ¿inovações caseiras¿. Estas ¿inovações caseiras¿ poderão, por sua vez, ser adoptadas por outros clientes, em massa, depois de fabricadas e comercializadas por empresas atentas. É de salientar a mentalidade que estes clientes na vanguarda possuem, pois o que eles querem é satisfazer a sua necessidade de ter um produto capaz, fabricado segundo as suas especificações, e, simultaneamente, satisfazer a sua necessidade intelectual de serem reconhecidos por serem criativos e líderes de inovação na sua indústria de eleição.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Contacto: moliveira@fe.up.pt
Nº de páginas: 8
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação com acesso permitido.
Publicações Relacionadas

Das mesmas áreas científicas

Market Segmentation Analysis Using Attitudes Toward Transportation Exploring the Differences Between Men and Women (2008)
Artigo em Revista Científica Internacional
Gabriela Beirão; José Sarsfield Cabral
Os Mercados de Electricidade e Gás Natural (2009)
Livro de Atas de Conferência Internacional
Isabel Soares
Energy & Environment: bringing together Economics and Engineering (2013)
Livro de Atas de Conferência Internacional
Isabel Soares; Paula Ferreira

Da mesma revista

MIT Portugal - Automóveis Eléctricos (2010)
Artigo em Outras Revistas
António Araújo; Rui Araújo
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-04-16 às 09:22:03 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias