Resumo (PT):
A conciliação entre os estudos e o trabalho é uma realidade cada vez mais frequente
entre a comunidade universitária portuguesa, à medida que o ensino superior se configura
como uma opção para um número crescente e com perfil mais diversificado de estudantes.
Vários são os motivos desta escolha, entre os quais se destacam as necessidades financeiras,
mas também a busca de autonomia, exploração e desenvolvimento, tarefas típicas da fase de
desenvolvimento da adultez emergente. Contudo, vários são também os fatores de risco
associados a este processo, em particular o risco de exaustão e de declínio do desempenho e
motivação académicos, em particular entre estudantes não tradicionais com menos recursos
económicos. Torna-se, por isso, pertinente conhecer as experiências e perceções destes/as
estudantes que trabalham acerca da resiliência na gestão dos vários papéis desempenhados,
em particular durante um período tão atípico em termos académicos, profissionais e pessoais
como é a pandemia COVID-19. O presente estudo teve como objetivo o de procurar
conhecer os fatores de risco e de proteção, obstáculos e facilitadores que caracterizam a vida
destes/as estudantes, pretendendo-se compreender os desafios adicionais especificamente
vivenciados como consequência da pandemia COVID-19. A metodologia de investigação
adotada foi a abordagem de investigação qualitativa, recorrendo-se à realização de sete
entrevistas semiestruturadas a estudantes que trabalham com idades compreendidas entre os
19 e os 25 anos de idade que se encontravam a frequentar diferentes cursos universitários.
Da análise de conteúdo, foram identificadas três categorias principais: representações de ser
estudante que trabalha/fatores de risco e proteção, balanço de ganhos e perdas e perceção de
resiliência e impacto da pandemia covid-19 e recomendações. Os/as participantes
identificam a personalidade, as estratégias de coping e o suporte social como as dimensões
mais importantes a considerar tanto na proteção, como no risco. De uma forma geral, os
resultados evidenciaram que o balanço é bastante positivo e demonstrativo de processos de
resiliência, sendo que a pandemia covid-19 até terá permitido uma gestão mais autónoma e
eficaz da multiplicidade de papéis. Algumas reflexões dos/as estudantes entrevistados/as
permitem identificar algumas recomendações, em particular sob a forma de medidas a tomar
pelas instituições académicas no sentido de potenciar a melhor experiência possível aos/às
estudantes que trabalham.
Idioma:
Português
Nº de páginas:
77