Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Mudança de paradigma no ensino da Bioquímica na licenciatura em Ciências da Nutrição na Universidade do Porto

Mudança de paradigma no ensino da Bioquímica na licenciatura em Ciências da Nutrição na Universidade do Porto

Título
Mudança de paradigma no ensino da Bioquímica na licenciatura em Ciências da Nutrição na Universidade do Porto
Tipo
Capítulo ou Parte de Livro
Ano
2012
Autores
Martins, M.J.
(Autor)
FCNAUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar email institucional Pesquisar Publicações do Participante Ver Página AUTHENTICUS Sem ORCID
Azevedo, I.
(Autor)
FCNAUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar email institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Alçada, M.N.
(Autor)
FCNAUP
Martel. F.
(Autor)
FCNAUP
Keating. E.
(Autor)
FCNAUP
Guimarães, J.T.
(Autor)
FCNAUP
Faria, A.
(Autor)
FCNAUP
Calhau, C.
(Autor)
FCNAUP
Gonçalves, P.
(Autor)
FCNAUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar email institucional Pesquisar Publicações do Participante Ver Página AUTHENTICUS Sem ORCID
Negrão, R.
(Autor)
FCNAUP
Monteiro, R.
(Autor)
FCNAUP
Fonte, R.
(Autor)
FCNAUP
Ferreira, M.A.
(Autor)
FCNAUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar email institucional Pesquisar Publicações do Participante Ver Página AUTHENTICUS Sem ORCID
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Ciências da educação
CORDIS: Ciências Físicas > Química > Bioquímica ; Ciências Sociais > Ciências da educação > Métodos de ensino
Outras Informações
Resumo: No primeiro ano da licenciatura em Ciências da Nutrição, na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação, da Universidade do Porto, existem duas Unidades Curriculares que introduzem a Bioquímica aos estudantes [Química Orgânica e Bioquímica I (no 1º e 2º semestres, respetivamente)] e cujos programas e modalidades pedagógicas estão inter-relacionados, confrontando o estudante, progressivamente ao longo do ano letivo, com oportunidades de aprendizagem ativa. A divulgação de descobertas científicas e o envolvimento dos estudantes em projetos de investigação científica melhoram a aprendizagem e a retenção de conhecimentos, assim como operacionalizam a sua aplicabilidade prática, ao mesmo tempo que desenvolvem um efeito positivo no interesse pela investigação científica. Com o objetivo de melhorar não só a aquisição de conhecimentos, mas também a compreensão e aplicabilidade dos mesmos, assim como o desenvolvimento de competências e de raciocínio hipotético-dedutivo pelos estudantes, o ensino da Bioquímica “tradicional/clássico/base” foi modificado de modo a: 1) introduzir a discussão de artigos científicos relevantes (nas sessões teóricas e/ou práticas); 2) possibilitar o contacto com a investigação científica feita pelos docentes (nas sessões teóricas) e 3) possibilitar a realização de pequenos projetos de investigação científica (nas sessões práticas). Nestas 3 modalidades pedagógicas estão subjacentes temas bioquímicos que integram o programa “clássico/base” das referidas Unidades Curriculares. Adicionalmente, ao estudante são divulgados, nas 3 modalidades pedagógicas acima referidas, temas atuais da Bioquímica Nutricional ao mesmo tempo que contacta com todas as fases da metodologia de aquisição de conhecimentos, de raciocínio e de investigação usadas na área da Nutrição.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Contacto: dupamato@fcna.up.pt
Tipo de Licença: Clique para ver a licença CC BY-NC
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
bioquimica 555.95 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Mudança de paradigma no ensino da Bioquímica na licenciatura em Ciências da Nutrição na Universidade do Porto (2012)
Poster em Conferência Internacional
Martins, MJ; Torres, D; Azevedo, I; Alçada, MN; Martel, F; Keating, K; Guimarães, JT; Faria, A; Calhau, C; Gonçalves, P; Negrão, R; Monteiro, R; Fontes, R; Ferreira, MA

Das mesmas áreas científicas

Mudança de paradigma no ensino da Bioquímica na licenciatura em Ciências da Nutrição na Universidade do Porto (2012)
Poster em Conferência Internacional
Martins, MJ; Torres, D; Azevedo, I; Alçada, MN; Martel, F; Keating, K; Guimarães, JT; Faria, A; Calhau, C; Gonçalves, P; Negrão, R; Monteiro, R; Fontes, R; Ferreira, MA

Do mesmo livro

O teatro como ferramenta pedagógica nas Ciências da Nutrição (2012)
Capítulo ou Parte de Livro
Padrão, Patrícia; Barros, Renata; Gregório, Maria João; Graça, Pedro
Novas tecnologias na Educação na Universidade do Porto: desafios à inovação. (2012)
Capítulo ou Parte de Livro
Isabel Martins; Teresa Correia
Contexto de formação dos profissionais da área da saúde: 3) Estratégias de blended learning no ensino de alimentação humana (2012)
Capítulo ou Parte de Livro
Moreira, Pedro; Barros, Renata; Padrão, Patrícia; Carvalho, Pedro; Teixeira, Vitor Hugo

Ver todas (9)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-05-26 às 10:57:00 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais