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A flexibilidade em adolescentes – um contributo para a avaliação global

Título
A flexibilidade em adolescentes – um contributo para a avaliação global
Tipo
Artigo em Revista Científica Internacional
Ano
2006
Autores
Silva, Domingos
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Santos, José
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Oliveira, Bruno
(Autor)
FCNAUP
Revista
Vol. 8 1
Páginas: 72-79
ISSN: 1415-8426
Classificação Científica
FOS: Ciências médicas e da saúde > Ciências da saúde
CORDIS: Ciências da Saúde
Outras Informações
Resumo (PT): O presente estudo pretendeu avaliar a flexibilidade de adolescentes de ambos os sexos, envolvendo diversos grupos articulares e regiões corporais, comparar meninos com meninas, estabelecer, por intermédio da análise factorial, correlações inter-provas de flexibilidade, de modo a obter explicações do resultado nas variáveis originais, e verificar quais as componentes principais que, pela redução do número de variáveis correlacionadas, são susceptíveis de explicar uma maior variabilidade total. A amostra é constituída por 52 sujeitos, dos quais 28 são do sexo feminino e 24 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos. A bateria utilizada para avaliação da flexibilidade é formada por oito testes: sentar e alcançar (SA), sentar e alcançar em V (V-SA), flexão do tronco à frente em pé (FTFP), extensão do tronco (ET), extensão do tronco e braços (ETB), flexão lateral do tronco (FLT-D e FLT-E), alcançar as mãos atrás das costas (AMAC-D e AMAC-E) e agachar e alcançar atrás (AAA). Os principais resultados apontam, de um modo geral, para um equilíbrio entre os dois sexos quanto à capacidade de realizar movimentos amplos. Existe uma forte associação: 1) entre as provas com características técnicas similares, o que parece indiciar a não necessidade de uso cumulativo destas provas, e 2) entre aquelas que apresentam efeitos directos sobre a lateralidade, AMAC-D/AMAC-E (excepto meninos) e FLT-D/FLT-E. A prova AAA não se associa com nenhuma prova realizada, particularmente no grupo dos meninos. A análise factorial de componentes principais (CP) mostrou que nas meninas 3 componentes, com valor próprio superior a 1, explicam 83,2% da variância total, ao passo que nos meninos são necessárias quatro componentes para explicarem 88,8% da variabilidade total. As provas que mais fortemente se correlacionam com cada uma das componentes principais são: 1) meninos: SA, FTFP, V-SA (CP1), FLT-D, FLT-E (CP2), AMAC-D, AAA (CP3) e ETB, ET (CP4); 2) meninas: AAA, FLT-E, AMAC-D, AMAC-E, FTFP (CP1), V-SA, SA, FTFP (CP2) e ETB, ET (CP3). Palavras-chave: flexibilidade, adolescentes, meninos, meninas
Abstract (EN): The present study intended to assess flexibility of adolescents of both sexes, involving several body regions and articular groups; to compare males with females, to establish, by factor analyses, inter-tests correlations, in order to obtain explanations of the result in original variables and, to verify which principal components, by reduction of the number of correlated variables, are susceptible to better explain variability. The sample is constituted by 52 subjects (28 females and 24 males), aged between 15 and 18 years. Flexibility assessment battery was formed by eight tests: sit and reach (SA), v-sit and reach (V-SA), stand and reach (FTFP), trunk lift (ET), arm-trunk lift (ETB), side bending (FLT-D e FLTE), shoulder stretch (AMAC-D e AMAC-E) and, bend and reach (AAA). The main results showed, in general, a balance in both sexes as far as the ability to perform wide movements is concerned. There is a strong association: 1) among similar technical characteristic tests, which seems there is no need for cumulative use among these tests, and 2) among those tests that have direct effects on laterality, AMAC-D/AMAC-E (except males) and FLT-D/FLT-E. The AAA test did not correlate with any of the performed tests, particularly in males. Factor analyses of principal components (CP) showed the existence of three components in the female group, with eigenvalues higher than 1, explaining 83,2% of total variance, while in the male group four components were necessary to explain 88,8% of total variability. The tests that were more strongly correlated with each one of principal components were: 1) for males: SA, FTFP, V-SA (CP1), FLT-D, FLT-E (CP2), AMAC-D, AAA (CP3), and ETB, ET (CP4); 2) for females: AAA, FLT-E, AMAC-D, AMAC-E, FTFP (CP1), V-SA, SA, FTFP (CP2), and ETB, ET (CP3).
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
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