Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Prática de mindfulness como promotora do funcionamento executivo em alunos do 3º ano de escolaridade

Prática de mindfulness como promotora do funcionamento executivo em alunos do 3º ano de escolaridade

Título
Prática de mindfulness como promotora do funcionamento executivo em alunos do 3º ano de escolaridade
Tipo
Tese
Ano
2020-07-23
Autores
Patrícia Sofia Almeida Reis
(Autor)
FPCEUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Psicologia
Outras Informações
Resumo (PT): O interesse pelos benefícios da prática de mindfulness cresceu rapidamente nos últimos anos. Considerou-se assim importante avaliar o impacto destas práticas também num contexto nacional, especificamente no início da escolaridade. Este estudo analisou os efeitos de um programa de mindfulness nas funções executivas em alunos do 3º ano (1º ciclo) num Agrupamento de Escolas do Norte de Portugal. Foram selecionados 44 alunos com a idade média de 8.27 anos. Os alunos foram aleatoriamente divididos em dois grupos: o grupo de intervenção (mindfulness) que foi comparado com o grupo de controlo (relaxamento). Ambos beneficiaram de duas sessões semanais durante um período de 8 semanas, administradas por psicólogos em grupos de 6-8 crianças. Imediatamente antes e depois da implementação do programa avaliamos o funcionamento executivo das crianças, com o Comprehensive Executive Function Inventory (CEFI). Depois de controlar os valores do pré-teste, os resultados mostraram que o grupo do mindfulness mostrou níveis mais elevados de funções executivas, nomeadamente em termos de iniciativa e a memória de trabalho, comparativamente ao grupo do relaxamento. Este programa apresenta uma contribuição ao nível da prática psicológica, como desenvolvimento de uma intervenção psicossocial aplicada ao sistema educacional, bem como a utilidade para a comunidade científica, no desenvolvimento de futuras investigações científicas.
Idioma: Português
Nº de páginas: 41
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
Dissertação - doc. FINAL Patrícia Reis Prática de mindfulness como promotora do funcionamento executivo em alunos do 3º ano de escolaridade 565.82 KB
Existem documentos associados à publicação sem acesso permitido.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-04-11 às 05:27:09 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais