Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Relatório de Estágio Profissional "Aprender a ser docente de Educação Física - Uma aprendizagem marcada pela intensidade emocional"

Relatório de Estágio Profissional "Aprender a ser docente de Educação Física - Uma aprendizagem marcada pela intensidade emocional"

Título
Relatório de Estágio Profissional "Aprender a ser docente de Educação Física - Uma aprendizagem marcada pela intensidade emocional"
Tipo
Tese
Ano
2018-11-14
Autores
Ana Beatriz Pedro de Sousa
(Autor)
FADEUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Ciências da educação
Instituições Associadas
FADEUP - Faculdade de Desporto da Universidade do Porto
Outras Informações
Resumo (PT): O presente documento insere-se no âmbito da Unidade Curricular do Estágio Profissional do 2º Ciclo – Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. O Estágio foi realizado num Colégio, com um núcleo constituído por três elementos, sendo supervisionada pela Professora Orientadora e Professor Cooperante, estando a minha prática centrada na lecionação a quatro turmas. O objetivo deste documento é o de partilhar as experiências vivenciadas pela estudante estagiária, no seu primeiro contacto com a prática profissional, revelando um pouco de todo o seu percurso e refletindo sobre todas as suas práticas. Este documento organiza-se em seis capítulos. O primeiro – Introdução, faz uma contextualização do documento; o segundo – Enquadramento Pessoal, no qual descrevo todo o meu percurso (pessoal, académico e desportivo) e que me levou à escolha desta profissão; o terceiro – Contextualização da Prática Profissional, apresenta os regulamentos e a leis em vigor relativas ao Estágio e ainda faço referência ao núcleo de estágio, à professora orientadora, ao professor cooperante e às turmas que foram atribuídas ao meu núcleo; o quarto capítulo é referente à Realização da Prática Profissional, estando este dividido em dois subcapítulos, nomeadamente a Área 1 - Organização e gestão do ensino e da aprendizagem e a Área 2 – O professor na comunidade educativa. O primeiro subcapítulo engloba a conceção, o planeamento, a realização e a avaliação do ensino; o segundo refere-se a todas as atividades realizadas pelo estudante estagiário no decorrer do ano. Por fim, o quinto capítulo – Conclusão, apresenta as considerações finais e perspetivas futuras.
Abstract (EN): The following document is integrated into the scope of the Curricular Unit of the Practicum Training of the 2nd year of Master’s degree in teaching Physical Education in Basic and Secondary Education of Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. The internship was carried out in a College, with a core consisting of three elements, supervised by the Tutor and Cooperating Teacher, my practice being focused on teaching to four classes. The purpose of this document is to share the diverse experiences of the trainee student, in her first contact with work experience, revealing a little of her entire course and reflecting on all her practices. This document is organized into six chapters. The first - Introduction, makes a contextualization of the document; the second - Personal framing, in which I describe all my career (personal, academic and sports) and that led me to choose this profession; the third - Contextualization of Professional Practice, presents the regulations and laws in force regarding the Internship, and I also refer to the internship center, the tutor, the cooperating teacher and the classes that were assigned to my core; the fourth chapter refers to the Realization of Professional Practice, which is divided into two subchapters, namely Area 1 - Organization and management of teaching and learning and Area 2 - The teacher in the educational community. The first subchapter covers the design, planning, implementation, and evaluation of teaching; the second refers to all activities performed by the trainee student during the course of the year. Finally, the fifth chapter - Conclusion, presents the final reflections and future perspectives.
Idioma: Português
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
Relatório de Estágio Profissional de Ana Beatriz Pedro Sousa Relatório de Estágio Profissional "Aprender a ser docente de Educação Física - Uma aprendizagem marcada pela intensidade emocional" 2489.77 KB
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-04-24 às 08:20:31 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias