Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Occupational health: instruments and models

Occupational health: instruments and models

Título
Occupational health: instruments and models
Tipo
Tese
Ano
2018-12-17
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Psicologia
Outras Informações
Resumo (PT): Assiste-se atualmente a mudanças na relação do trabalhador com o seu trabalho, que, em conjunto com a recente crise económica mundial levou ao aumento dos fluxos migratórios de trabalhadores, nomeadamente entre países com afinidades históricas sociais e culturais, como é o caso de Portugal e Brasil. Este estudo pretende adaptar transculturalmente vários instrumentos e testar um modelo teórico, comum aos dois países, que relaciona o impacto de variáveis psicológicas na perceção de saúde ocupacional e consequente influência na performance, presentismo e absentismo em organizações dos dois países. Para tal efetuou-se a adaptação de instrumentos úteis para os investigadores e profissionais de organizações brasileiras e portuguesas. O modelo ilustra o impacto que um grupo de variáveis psicológicas (satisfação no trabalho, qualidade de vida no trabalho, instabilidade no emprego, abertura perante mudança organizacional, clima organizacional) podem ter na perceção de saúde ocupacional (saúde, engagement no trabalho, burnout) e, como consequência, na performance, presentismo e absentismo. Os dados foram recolhidos online junto de 1,627 trabalhadores (858 no Brasil e 769 em Portugal), com participação anónima e voluntária. A média de idades foi de 36 anos, sendo 65% do sexo feminino e com várias ocupações profissionais. Os construtos psicológicos medidos pelos instrumentos adaptados transculturalmente para uma versão comum de português falado em Portugal e no Brasil foram: engagement no trabalho (UWES-9), burnout (OLBI), qualidade de vida no trabalho (QWLS), clima organizacional (OCS-12), abertura perante mudança organizacional (OTOCS), satisfação no trabalho (IJS), instabilidade no emprego (JIS), saúde, performance, presentismo e absentismo (HPQ). Os resultados permitiram demonstrar que os instrumentos apresentam evidências de validade adequadas. O efeito das variáveis psicológicas na saúde ocupacional e os efeitos da saúde ocupacional na performance foram semelhantes nos dois países, contudo com diferenças estatisticamente significativas em algumas trajetórias. O melhor preditor da saúde ocupacional foi a satisfação no trabalho, enquanto que a saúde ocupacional é um preditor altamente significativo da performance. Concluiu-se que as relações entre a saúde ocupacional e as suas variáveis antecedentes e desfechos podem variar entre países.
Idioma: Inglês
Nº de páginas: 250
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação com acesso permitido.
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Work engagement among rescue workers: psychometric properties of the portuguese UWES (2018)
Artigo em Revista Científica Internacional
Jorge Sinval; Alexandra Marques-Pinto; Cristina Queirós; João Marôco
Transcultural adaptation of the Oldenburg Burnout Inventory (OLBI) for Brazil and Portugal (2019)
Artigo em Revista Científica Internacional
Jorge Sinval; Cristina Queirós; Sonia Pasian; João Marôco
Preliminary test of the potential of contact with dogs to elicit spontaneous imitation in children and adults with severe autism spectrum disorder (2020)
Artigo em Revista Científica Internacional
Karine Silva; Mariely Lima; Carla Fafiães; Jorge Sinval; Liliana de Sousa
Brazil-Portugal transcultural adaptation of the UWES-9: internal consistency, dimensionality, and measurement invariance (2018)
Artigo em Revista Científica Internacional
Jorge Sinval; Sonia Pasian; Cristina Queirós; João Marôco
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-03-28 às 15:05:09 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias