Resumo (PT):
A mediação socioeducativa (MSE) em contexto escolar tem vindo a ser entendida
como uma estratégia de intervenção ao serviço da melhoria do sucesso educativo e da
integração dos alunos. Requer, por isso, um trabalho articulado entre: o mediador e os
professores; o mediador e os alunos; o mediador e outros profissionais, estruturas e/ou
entidades que interatuam com os alunos; e entre o mediador e as famílias. As
potencialidades da MSE estão, pois, fortemente associadas a um trabalho em rede no
qual os processos comunicacionais se fundam na ideia de um diálogo transformador que
contribua para otimizar as relações entre os diferentes agentes que atuam em prol dos
alunos. Foi com base neste entendimento que se fundamentou o estágio
profissionalizante realizado no término do Mestrado em Ciências da Educação
(MCED), de que o presente Relatório dá conta. O estágio realizou-se na sede do
Agrupamento de Escolas Leonardo Coimbra Filho, Porto, de setembro de 2017 a maio
de 2018.
A filosofia de intervenção que nos guiou assentou na premissa de que cada vez
mais os profissionais das Ciências da Educação se assumem, paralelamente com os
professores, como agentes de primeira linha na intervenção educativa, princípio que é
amplamente valorizado por este território TEIP, no qual se aposta cada vez mais num
trabalho interdisciplinar, com recurso a técnicos de diferentes áreas e em estruturas de
suporte ao trabalho dos professores, de que o Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família
(GAAF) é exemplo. Situado no campo da MSE, o estágio e as ações desenvolvidas ao
longo do período de permanência no terreno evidenciam o leque abrangente de
possibilidades de intervenção, podendo estar, quer ao serviço da melhoria dos processos
educacionais dos alunos, quer ao serviço da organização escolar e de todos aqueles que,
dentro dela, interatuam. Para além do acompanhamento individual e de ações que
colocaram os jovens como protagonistas, o estágio permitiu contribuir para refletir
sobre os princípios pedagógicos da mediação e consciencializar para uma cada vez
maior importância dos mesmos, numa escola que se quer reflexiva (Alarcão, 2000).
Foram vários os ambientes de intervenção “por onde passei”, internos e externos à sala
de aula, e as ações acompanhadas e realizadas, envolvendo alunos, professores, famílias
e outras entidades. As situações vivenciadas, e que neste Relatório se partilham,
evidenciam, simultaneamente, lugares e potencialidades da MSE, assim como os
desafios que se colocam à intervenção do mediador socioeducativo em contexto escolar.
Idioma:
Português
Nº de páginas:
106