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"Universidade versão B": contextos, trajetos e efeitos das práticas do Gabinete de Inovação Pedagógica da Universidade do Porto

Título
"Universidade versão B": contextos, trajetos e efeitos das práticas do Gabinete de Inovação Pedagógica da Universidade do Porto
Tipo
Tese
Ano
2018-07-03
Autores
Ismael Cerqueira Vieira
(Autor)
FPCEUP
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Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Ciências da educação
Outras Informações
Resumo (PT): A inovação pedagógica é um assunto cada vez mais presente e premente em todos os graus de ensino, como forma de ajustar a educação e formação escolar às necessidades sentidas pelas sociedades e economias do presente e do futuro. O presente estudo teve como principais objetivos a sistematização das práticas de inovação pedagógica do Gabinete de Inovação Pedagógica e uma avaliação dos efeitos do programa de formação de docentes da Universidade do Porto, para perceber as mudanças na prática pedagógica. O Gabinete de Inovação Pedagógica, a funcionar desde 2015, tem dedicado a sua atividade à melhoria do ensino e aprendizagem na área pedagógica na Universidade do Porto. Mantem um conjunto de iniciativas e programas que contribuem para a transformação das práticas pedagógicas ao nível do ensino superior. Destacam-se ao nível da formação pedagógica de docentes o programa de formações em áreas como as competências pessoais, métodos de avaliação, novas abordagens pedagógicas e tecnologias educativas. Ao nível do incentivo à inovação promove, financia e premeia anualmente os Projetos de Inovação Pedagógica, o Prémio de Excelência Pedagógica e as Unidades Curriculares “InovPed”. Os resultados do inquérito sobre os efeitos da formação permitiram perceber a existência de mudanças favoráveis que vão de encontro aos modelos de trabalho pedagógicos centrados nos estudantes. Porém, existem na Universidade do Porto diferentes ritmos e níveis de mudança na prática letiva.
Idioma: Português
Nº de páginas: 213
Documentos
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