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Frequentar o ensino superior: desafios que se colocam aos estudantes que ingressam pelo concurso dos maiores de 23

Título
Frequentar o ensino superior: desafios que se colocam aos estudantes que ingressam pelo concurso dos maiores de 23
Tipo
Tese
Ano
2017-12-19
Autores
Ana Cristina da Silva Triães Novais
(Autor)
FPCEUP
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Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Ciências da educação
Outras Informações
Resumo (PT): A presente dissertação surge no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, com especialização no domínio “Gestão de Programas e Projetos em Contextos Educativos Formais”. Partindo de uma vivência pessoal, pretende-se que este trabalho contribua para uma maior compreensão das motivações para a entrada no Ensino Superior (ES) de estudantes maiores de 23 anos, através do concurso especialmente destinado a estes, assim como auscultar as suas perceções sobre as experiências vivenciadas no decurso do ensino superior. Considerando que cada ser humano tem um percurso de vida único, pessoal e com experiências diversificadas, fortemente condicionado pelo meio social em que se insere, recorremos ao testemunho de estudantes que, após terem feito um interregno no seu percurso escolar, ingressaram no ES através do acesso dos M23, tentando perceber, para além das suas motivações para esta tomada de decisão, quais as suas expectativas e quais os desafios com que foram confrontados. Destaca-se a perceção das vivências pessoais e dos sentidos a estas atribuídos pelos sujeitos na sua trajetória de vida enquanto elemento fundamental para a compreensão da dimensão humana presente no processo dos maiores de 23. Os resultados obtidos revelam a existência de uma variedade de motivos de ordem pessoal, social e profissional para o ingresso no ES. Os sujeitos da investigação identificaram aspetos positivos relativamente ao regime de acesso e ao processo de adaptação e de integração, mas sublinham, igualmente, alguns obstáculos, como a conciliação com a atividade profissional e com a vida familiar, e dificuldades em responder ao conjunto de exigências académicas dos cursos que frequentaram.
Idioma: Português
Nº de páginas: 57
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