Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > A qualidade dos serviços pós horário lectivo no 1º ciclo: a perspectiva das crianças

A qualidade dos serviços pós horário lectivo no 1º ciclo: a perspectiva das crianças

Título
A qualidade dos serviços pós horário lectivo no 1º ciclo: a perspectiva das crianças
Tipo
Tese
Ano
2017-12-18
Autores
Joana Isabel Pinheiro da Silva Peixoto Costa
(Autor)
FPCEUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Psicologia
Outras Informações
Resumo (PT): O presente trabalho, conduzido numaescola EB1 do Grande Porto, pretende analisar a qualidade dos serviços prestados na escolaapós o término do horário letivo na perspetiva do aluno. Em termos metodológicos foi realizado um estudo exploratório, com recurso a entrevistas semi-estruturadas. Participaram trinta alunos do 3º e 4º ano de escolaridade, divididos em três grupos: grupo1- grupo das 16h (alunos que não frequentam qualquer atividade após o tempo letivo), grupo 2- grupo das 17h30 (alunos que frequentam as Atividades de Enriquecimento Curricular) e o grupo 3 – grupo das 19h30 (alunos que frequentam todas as atividades após tempo letivo). Através das entrevistas realizadas procurou-se recolher as perspetivas dos alunos acerca da Escola, das Atividades de Enriquecimento Curricular, do contexto de realização dos trabalhos de casa e dos tempos livres semanais. Após a análise de conteúdo foi-nos possível verificar que i) a maioria dos alunos associa a escola ao contexto de aprendizagem e ao seu contexto lúdico; ii) a maioria dos alunos sente-se cansada, com sono ou com preguiça de manhã, antes de ir para a escola o que parece indicar que são atribuídas demasiadas tarefas à criança; iii) a maioria dos alunos gostaria que houvesse um aumento das atividades lúdicas e do uso de uma maior diversidade de materiais durante o tempo letivo; iv) os alunos parecem estabelecer boas relações com os professores e com os pares, contudo a relação com os funcionários baseia-se não só em interações apoiantes mas também negativas; v) a maioria dos alunos que não frequentam as AEC não as conhece totalmente; vi) os alunos gostam de frequentar as AEC, preferindo as mais lúdicas e com um caráter menos expositivo; vii) a maioria dos alunos gostariam de realizar os trabalhos de casa em casa com os pais;viii) os alunos gostam de frequentar o ATL, sugerindo para o seu melhor funcionamento uma maior diversidade de atividades, materiais e equipamentos; ix) Os alunos associam o horário alargado do projeto às necessidades dos pais; x) as atividades realizadas com os pais à semana são influenciadas pela quantidade de tempo que os alunos passam na escola.
Idioma: Português
Nº de páginas: 52
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação com acesso permitido.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-04-25 às 11:00:19 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias