Resumo (PT):
O presente trabalho, conduzido numaescola EB1 do Grande Porto,
pretende analisar a qualidade dos serviços prestados na escolaapós o término do
horário letivo na perspetiva do aluno.
Em termos metodológicos foi realizado um estudo exploratório, com
recurso a entrevistas semi-estruturadas. Participaram trinta alunos do 3º e 4º ano
de escolaridade, divididos em três grupos: grupo1- grupo das 16h (alunos que não
frequentam qualquer atividade após o tempo letivo), grupo 2- grupo das 17h30
(alunos que frequentam as Atividades de Enriquecimento Curricular) e o grupo 3 –
grupo das 19h30 (alunos que frequentam todas as atividades após tempo letivo).
Através das entrevistas realizadas procurou-se recolher as perspetivas dos alunos
acerca da Escola, das Atividades de Enriquecimento Curricular, do contexto de
realização dos trabalhos de casa e dos tempos livres semanais.
Após a análise de conteúdo foi-nos possível verificar que i) a maioria dos
alunos associa a escola ao contexto de aprendizagem e ao seu contexto lúdico; ii)
a maioria dos alunos sente-se cansada, com sono ou com preguiça de manhã,
antes de ir para a escola o que parece indicar que são atribuídas demasiadas
tarefas à criança; iii) a maioria dos alunos gostaria que houvesse um aumento das
atividades lúdicas e do uso de uma maior diversidade de materiais durante o
tempo letivo; iv) os alunos parecem estabelecer boas relações com os
professores e com os pares, contudo a relação com os funcionários baseia-se não
só em interações apoiantes mas também negativas; v) a maioria dos alunos que
não frequentam as AEC não as conhece totalmente; vi) os alunos gostam de
frequentar as AEC, preferindo as mais lúdicas e com um caráter menos
expositivo; vii) a maioria dos alunos gostariam de realizar os trabalhos de casa em
casa com os pais;viii) os alunos gostam de frequentar o ATL, sugerindo para o
seu melhor funcionamento uma maior diversidade de atividades, materiais e
equipamentos; ix) Os alunos associam o horário alargado do projeto às
necessidades dos pais; x) as atividades realizadas com os pais à semana são
influenciadas pela quantidade de tempo que os alunos passam na escola.
Idioma:
Português
Nº de páginas:
52