Resumo (PT):
O Estágio Profissional representa o culminar da minha formação inicial. Nesta
caminhada o Professor Estagiário é incentivado a entrar num mundo de
confronto de conhecimentos, de passagem da teoria à prática e, sobretudo, de
reflexão e partilha de experiências. A prática pedagógica supervisionada é
finalizada com a construção de um Relatório de Estágio. Este documento relata
o trajeto, os desafios, as aventuras e as riquezas adquiridas ao longo do ano
letivo mais importante da minha formação profissional e pessoal. O esforço
demonstrado durante a prática está descrito neste documento. As etapas
percorridas pelo Professor Estagiário encontra-se exposto através de uma
divisão em sete capítulos: o primeiro capítulo reporta-se à “Introdução”; o
segundo ao “Enquadramento Pessoal”, fazendo referência às minhas
características enquanto desportista e estudante, à minha personalidade e às
expetativas e entendimento acerca do Estágio Profissional; o terceiro trata o
“Enquadramento Institucional”, caracterizando o contexto em que o estágio
profissional foi realizado, assim como os seus intervenientes, o
Subdepartamento de Educação Física, o Núcleo de Estágio, as Turmas e os
Professores. O quarto capítulo reflete o “Enquadramento Operacional”
encontrando-se organizado em 3 áreas: área 1 – Organização e Gestão do
Ensino e Aprendizagem; área 2 – Participação na Escola e Relações com a
Comunidade; e área 3 – Desenvolvimento Profissional. O quinto capítulo inclui o
“Estudo de Investigação” e refere-se aos problemas da motivação dos alunos
nas aulas de Educação Física. O sexto capítulo aporta as “Conclusões e
Perspetivas para o Futuro”, fazendo uma breve reflexão acerca dos sentimentos
vividos no estágio e aquilo que desejo para o futuro. Por fim, o sétimo capítulo
refere-se às “Referências” utilizadas ao longo do documento.
PALAVRAS
Abstract (EN):
The Professional Internship represents the culmination of my initial formation. In
this journey the Teacher Intern is encouraged to enter into a world of
confrontation of knowledge, passing from theory to practice and, above all, of
reflection and sharing of experiences. Supervised pedagogical practice is
finalized with the construction of the Internship Report. This document describes
the path, challenges, adventures and the enrichment acquired during the most
important academic year of my professional and personal formation. The effort
demonstrated during the practice is described in this paper. The steps taken by
the Teacher are presented through a division of this report into seven chapters:
the first chapter refers to “Introduction”; the second to the “Personal Context”,
mentioning my characteristics as a sportswoman and student, my personality and
the expectations and understanding about the Internship; the third deals with the
“Institutional Framework”, characterizing the context in which this professional
internship was carried out, as well as its participants, the Physical Education
subdepartment, the Internship Nucleus, the Classes and the Teachers. The
fourth chapter reflects the “Operational Framework”, being organized in three
areas: area 1 – Organization and Management of Teaching and Learning
process; area 2 – Participation in School and Relations with the Community; and
area 3 – Professional Development. The fifth chapter includes the “Research
Study” and refers to students’ motivation in Physical Education classes. The sixth
chapter provides the “Conclusions and Perspectives for the Future”, giving a brief
reflection on the feelings experienced at the internship and what I desire for the
future. Finally, the seventh chapter refers to “References” used throughout the
document.
KEYWORDS: INTERNSHIP;
Idioma:
Português