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Entre a escola, a casa e a comunidade: o papel de uma ludoteca no percurso de um grupo de crianças de um bairro social

Título
Entre a escola, a casa e a comunidade: o papel de uma ludoteca no percurso de um grupo de crianças de um bairro social
Tipo
Tese
Ano
2017-12-04
Autores
Patrícia Isabel Oliveira de Jesus
(Autor)
FPCEUP
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Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Ciências da educação
Outras Informações
Resumo (PT): Enquadrado no estágio curricular do Mestrado em Ciências da Educação, no domínio “Educação, Comunidades e Mudança Social”, o presente relatório é parte integrante de um trabalho realizado ao longo de 6 meses com crianças que frequentavam a Oficina de Animação (OA) da Associação de Ludotecas do Porto (ALP). Considerando o processo de institucionalização socioeducativa da infância nas sociedades contemporâneas e os direitos das crianças (CDC, 1989), particularmente o direito ao brincar e ao lazer, recorre-se aos contributos teóricos das Ciências da Educação e da Sociologia da Infância e a métodos qualitativos para fundamentar e refletir, crítica e reflexivamente, acerca das dinâmicas educativas, experiências lúdicas e de participação em que estão envolvidas crianças e adultos no quotidiano da OA. Com base nas análises dos dados recolhidos por via da pesquisa documental, notas de terreno de observações acerca das vivências das crianças que frequentam a OA, não apenas dentro do espaço da Ludoteca mas também fora dele - na escola e no bairro –, bem como de entrevistas à equipa técnica, crianças, pais e professores, tratou-se de delinear forças, fraquezas e potencialidades, interrogando a sua resposta às necessidades das crianças e o seu efetivo contributo lúdico. A identificação de questões-problema constituiu uma base para perspetivar modos de intervenção e de trabalho em que a animação sociocultural com crianças, conjugada com a promoção da ludicidade e da participação infantil, visou apostar no reconhecimento e ampliação dos seus interesses, saberes e culturas, e na valorização de uma educação mais livre, democrática e criativa. Em fecho, apesar de a sua função lúdica ser por vezes retraída no emaranhado do contexto social complexo do bairro ou comprometida pelo programa dos técnicos regentes, são confirmadas as influências positivas e pertinentes da ALP no percurso destas crianças, por familiares, por professores e por elas mesmas.
Idioma: Português
Nº de páginas: 110
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