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Narrativa da experiência pedagógica vivenciada por uma professora e um grupo de alunos surdos, numa escola de referência para a educação bilingue de alunos surdos, como contributo para reflexão sobre o racional inclusivo

Título
Narrativa da experiência pedagógica vivenciada por uma professora e um grupo de alunos surdos, numa escola de referência para a educação bilingue de alunos surdos, como contributo para reflexão sobre o racional inclusivo
Tipo
Tese
Ano
2017-11-13
Autores
Maria José Barreira da Mata
(Autor)
FPCEUP
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Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Ciências da educação
Outras Informações
Resumo (PT): A educação especial/educação inclusiva está enquadrada, no sistema educativo português, pelo Decreto-Lei n.º 3/2008, que prevê a implementação de respostas educativas adequadas às especificidades de cada aluno. No que à educação de alunos surdos diz respeito, o decreto prevê a criação de Escolas de Referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos (EREBAS) e, como modalidade específica de educação, a educação bilingue. Esta dissertação tem como objetivo refletir sobre o processo de desenvolvimento de uma das primeiras respostas educativas no país para alunos surdos, no âmbito da educação especial, após a publicação do 3/2008. A metodologia de estudo adotada foi a narrativa, reconstituindo-se linguisticamente a experiência pedagógica vivenciada pela autora (professora) e por seis alunos surdos, cinco com implante coclear (IC) e um com prótese auditiva, durante cinco anos letivos, no contexto de uma EREBAS. Descreve-se e reflete-se sobre a resposta educativa desenvolvida para estes alunos surdos ao nível das medidas implementadas, aplicação de estratégias, desenvolvimento de atividades e utilização de recursos adequados às especificidades. Finalmente, identificamos alguns fatores que nos parecem essenciais na aplicação do racional inclusivo em contexto das EREBAS, com base na reflexão da experiência de cinco anos. Em específico, apontamos a importância da frequência de uma EREBAS e as vantagens da implementação de uma educação bilingue, modalidade de bilinguismo que tem como língua primeira (L1) a língua portuguesa (LP) e como língua segunda (L2) a língua gestual portuguesa (LGP).
Idioma: Português
Nº de páginas: 116
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