Resumo (PT):
A ausência de um membro ou parte deste requer a utilização de um dispositivo protésico, de forma a melhorar a qualidade de vida do amputado e reinseri-lo na sociedade. Atualmente os avanços tecnológicos permitem o desenvolvimento de materiais mais sofisticados, com características e propriedades excecionais ¿ compósitos de fibras sintéticos e polímeros de alto rendimento. Estes materiais são aplicados em grande escala na indústria protésica, para a produção de componentes das próteses, como o caso do encaixe, o elemento mais importante e que requer maior atenção no processo de confeção. Contudo, o uso excessivo destes materiais acarreta problemas ambientais e socioecónomicos graves.
Perante este cenário tão alarmante, é de extrema relevância o estudo de alternativas sustentáveis e acessíveis à população em geral.
As tecnologias apropriadas preconizam a utilização dos recursos naturais em prol da comunidade e respeitando as regras de sustentabilidade.
Nesse sentido, vão ser estudadas as propriedades de algumas fibras naturais (juta, algodão, sisal e linho), da grude (amido, sacarose, ácido acético) e a sua combinação, formando um compósito `verde¿.
Pretendendo-se aplicar esse compósito na confeção de encaixes de próteses transtibiais.
Idioma:
Português
Nº de páginas:
368