Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Vivências num gabinete de apoio ao aluno: traços da mediação socieducativa

Vivências num gabinete de apoio ao aluno: traços da mediação socieducativa

Título
Vivências num gabinete de apoio ao aluno: traços da mediação socieducativa
Tipo
Tese
Ano
2017-07-25
Autores
Ana Claudia Pereira de Miranda Maia
(Autor)
FPCEUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Ciências da educação
Outras Informações
Resumo (PT): O presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação com especialização no domínio de “Gestão de Programas e Projetos em Contextos educativos Formais”, e tem como objetivo demonstrar o seu desenvolvimento. Este estágio decorreu durante o período de Outubro de 2016 a Abril de 2015, no Agrupamento de escolas Professor Óscar Lopes, sendo este um contexto TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. A escola é um contexto onde os alunos passam grande parte dos seus dias e das suas vidas, sendo fundamental que esta contribua para o seu desenvolvimento integral. É certo que se este contexto para alguns alunos é propício a experiencias positivas, onde encontram algum sentido para a mesmo, mas para outros pode ser um ambiente altamente desmotivante. Estas diferentes formas de lidar com a escola podem ter diversos fatores associados, nomeadamente as diferentes experiências de vida de cada um, o seu contexto familiar, cultural, social, entre outros. A minha ação focou-se maioritariamente no GAA – Gabinete de Apoio ao Aluno, integrando a equipa multidisciplinar, o que me permitiu desenvolver a minha intervenção que se prendeu essencialmente com as questões da mediação socioeducativa e as tutorias, embora tenha desempenhado outras funções, nomeadamente o atendimento aos encarregados de educação e as visitas domiciliárias. Considero que a intervenção por mim desenvolvida foi relevante, demonstrando-se essencial para o meu crescimento profissional e pessoal, uma vez que me permitiu aliar a teoria á prática, experienciando a importância de uma reflexão continua, e de trabalhar com e para as pessoas, que foi premissa do trabalho desenvolvido. Pretende-se também evidenciar a importância do papel dos profissionais de Ciências da Educação na diversidade de papéis/funções que lhe são atribuídas no contexto escolar.
Idioma: Português
Nº de páginas: 89
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação com acesso permitido.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2020 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2020-05-31 às 02:49:54 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais