Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > O papel da ansiedade generalizada e dos resultados escolares na rejeição pelos pares no 2º ciclo do ensino básico

O papel da ansiedade generalizada e dos resultados escolares na rejeição pelos pares no 2º ciclo do ensino básico

Título
O papel da ansiedade generalizada e dos resultados escolares na rejeição pelos pares no 2º ciclo do ensino básico
Tipo
Tese
Ano
2017-06-26
Autores
Flávia Soraia da Silva Gomes
(Autor)
FPCEUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Psicologia
Outras Informações
Resumo (PT): A qualidade da relação com os pares assume um papel determinante no ajustamento social ao longo da vida de crianças e adolescentes. O presente estudo tem como objetivo analisar o caráter preditor das perturbações de ansiedade (ansiedade generalizada) e da realização escolar (resultados escolares) na qualidade da relação com pares (rejeição pelos pares), bem como o papel mediador dos resultados escolares na relação entre a ansiedade generalizada e a rejeição pelos pares. Participaram 199 crianças e adolescentes (53.8% do sexo feminino), com idades compreendidas entre os 9 e os 14 anos, que frequentam o 5º e 6ºanos de escolaridade. A rejeição pelos pares foi avaliada através de um questionário sociométrico utilizando o método nominal. A ansiedade foi avaliada através de um questionário de autorrelato. Os resultados escolares foram obtidos a partir das notas do boletim de avaliação dos alunos do 1º período (2016/2017). Os resultados indicaram que a ansiedade generalizada prediz a rejeição pelos pares, existindo um efeito de mediação dos resultados escolares nesta associação. Sugere-se que no 2º ciclo do ensino básico a promoção do desempenho académico junto de alunos ansiosos poderá promover a qualidade da relação que estes estabelecem com os seus pares e potenciar o ajustamento social dos mesmos. Estes dados trazem contributos para futuras investigações neste domínio e para a intervenção psicológica nos contextos clínicos e educacionais.
Idioma: Português
Nº de páginas: 31
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação com acesso permitido.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-07-29 às 14:38:06 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais