Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Um método para o projecto: processo de aprendizagem e princípios de orientação

Um método para o projecto: processo de aprendizagem e princípios de orientação

Título
Um método para o projecto: processo de aprendizagem e princípios de orientação
Tipo
Tese
Ano
2015-11-04
Autores
Marcos André Ferreira de Meireles Veiga
(Autor)
FAUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Classificação Científica
FOS: Humanidades > Artes
Instituições Associadas
FAUP - Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
Outras Informações
Resumo (PT): No presente ensaio procuramos apontar a identidade metodológica de Projecto de um aluno de arquitectura, caracterizando o seu processo de trabalho e o contributo deste na definição da sua formação, da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto à Accademia di Architettura di Mendrisio, entre 2007 e 2012. No preâmbulo ao nosso estudo, informamos o leitor acerca das circunstâncias em que se inscreve este percurso académico, caracterizando as instituições enquanto escola e as unidades curriculares de Projecto e Atelier, respectivamente em casa escola. Na primeira parte do trabalho evocamos o processo de aprendizagem do aluno segundo os exercícios desenvolvidos ao longo do curso, apresentando os elementos que constituem o ponto de partida para o projecto e fazendo uma observação criteriosa dos elementos de resposta produzidos, deixando apontamentos sobre os temas dessa construção metodológica que se considerou pertinente discutir. Na segunda parte, a investigação desenvolve-se em torno dos princípios de orientação do projecto identificados entre os Temas de Trabalho, enquanto conceitos despertadores da arquitectura; a Metodologia do Projecto, formada a partir dos recursos instrumentais e metodológicos em que o aluno se auxilia; e, por último, as referências arquitectónicas, Os Mestres deste ofício, apontados como guias de auxílio à construção da resposta arquitectónica. No final, apresentamos uma evocação das conclusões provisórias que se foram construindo ao longo da nossa leitura, comparando as diferentes abordagens aos temas, métodos e referências de arquitectura apontados com a identidade pessoal de que tomamos consciência.
Abstract (EN): This thesis proposes to highlight the methodological identity of an architecture student on the design course. It features the work process and the contribution of it in the definition of the student education, from FAUP to Accademia di Architettura di Mendrisio, between 2007 and 2012. In the preamble of our essay, we intend to acquaint the reader with the conditions in which this academic process is placed, informing him about the institutions as a school, regarding the Project and Atelier subjects, respectively. At first, we recall the learning process of the student according to his exercises while at the school, presenting the elements that constitute the starting point to the project. We get into a thorough observation of the elements he developed, giving note about the themes of the methodological construction we declared relevant to discuss. Secondly, we develop the investigation around the main guidance principles identified between the Themes on Discussion, as awakening concepts that start an architectural project; the Designing Methodology, shaped from the instruments and the methodological resources the student calls on; at last, the reference to architecture examples, the Masters of this craft, thought as leaders to the construction of the architectural answer. At the end, we remind the provisional conclusions we built during our argument, putting in confront the different approaches between themes, methods and architectural references, defining the identity that we become aware according to our understanding.
Idioma: Português
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação com acesso permitido.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2020 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2020-07-03 às 18:11:21 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais