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Projeto/Contrato PS:PTDC/CED-EDG/5530/2020

Início Aprovado Em Curso Concluído Encerrado

Estado
Projeto Em CursoEm Curso
Publicação
PublicadoPublicado
Dados Gerais
Código: 80277
 
Referência: PTDC/CED-EDG/5530/2020
Nome Curto: PTDC/CED-EDG/5530/2020
Título: Dinâmicas de desigualdade no Sistema de Ensino Superior Português - Acesso, Género e Mobilidade
Financiamento Competitivo:
Envolve empresas?: Não
Nº de Instituições Participantes: 2
Âmbito
Tipo: Projeto Financiado
 
Tipo de Ação: I&DT
Financiamento
Programa: I&DT - Projectos de I&DT em Todos os Domínios Científicos
Instituição Financiadora: FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia
Âmbito Geográfico Financeiro: Nacional
Calendarização
Data de Início Efetivo: 2021-04-01
Data de Conclusão Prevista: 2024-03-31
Data de Conclusão Efetiva: 2024-03-31
Orçamento
Moeda: EUR
 
Orçamento Global Aprovado: 204.335,97 EUR
Detalhes
Resumo: As últimas décadas foram caracterizadas por uma grande expansão do acesso ao ensino superior (ES). Um dos desenvolvimentos mais importantes associados à massificação do ES foi uma tendência para desregular o sistema, alinhando-o pela interacção entre as forças de mercado. Todavia, esta tendência suscita preocupações devido aos riscos de estratificação e de desigualdades no ES.
Há várias dimensões através das quais o ES pode reproduzir ou amplificar as desigualdades. Uma dessas fontes é através de estratificação institucional. Em muitos sistemas de ES a questão não é apenas o acesso à formação superior, mas também o tipo e a área de formação, a região ou a instituição. Estes aspectos são particularmente relevantes, dado que os benefícios em termos de emprego e rendimento podem ser muito diferenciados consoante a formação. Uma segunda dimensão importante na desigualdade prende-se com a forma como o sistema de ES amplifica desigualdades socioeconómicas. Devido à forte concorrência no acesso a certas formações, as famílias procuram mobilizar recursos e adoptam estratégias que beneficiem os seus filhos. Além isso, tem havido algum debate acerca das competências valorizadas través dos sistemas de acesso e em que medida estas são ajustadas aos percurso de formação no ES. Uma terceira dimensão na desigualdade tem a ver com as oportunidades de acordo com o género. Ainda que a participação das mulheres no ES tenha aumentado, persistem diferenças, nomeadamente nas áreas das Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemáticas (CTEM). Ainda que as mulheres sejam mais qualificadas, nem sempre isso se reflecte igualmente no acesso a empregos mais qualificados e mais bem remunerados. Uma quarta e última dimensão a ter em conta tem a ver com a crescente desigualdade no número de anos de formação superior, nomeadamente as diferenças entre aqueles que têm apenas uma formação inicial e os que prosseguem para estudos pós-graduados, associados a claras vantagens económicas.
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Enquadramento Científico
Domínio Científico (FOS - Nível 2): Ciências sociais > Ciências da educação

Áreas Científicas (CORDIS - Nível 5)

Mais informações Não existem Áreas Científicas associadas ao Projeto.

Palavras Chave

Mais informações Não existem Palavras Chave associados ao Projeto.
Documentos
Mais informações Não existem Documentos associados ao Projeto.

Publicações associados ao Projeto

Instituições Participantes no Projeto
Instituição Contacto Criar Tab?
Nome Nome Curto País Tipo Participação Nome Telefone Email
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior CIPES Portugal Instituto de ID Proponente
Faculdade de Economia da Universidade do Porto FEP Universidade Não Participante
 
Orçamentos e Equipas

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FEP Pedro Luís Marques Correia da Silva PLMCS Investigador 50 2021-04-01 2024-03-31
FEP Pedro Nuno de Freitas Lopes Teixeira PNFLT Investigador Responsável 40 2021-04-01 2022-03-30
FEP Ricardo Oliveira Braga Moreira Biscaia ROBMB Investigador 30 2021-04-01 2022-03-29
FEP Ricardo Oliveira Braga Moreira Biscaia ROBMB Co Investigador Responsável 30 2022-03-30 2024-03-31

Técnicos no Projeto

Mais informações Não existem Técnicos associadas ao Projeto.
Laboratórios
Mais informações Não existem Laboratórios associados ao Projeto.
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