Resumo: |
"O programa de investigação do CIPES visa compreender de que forma o ensino superior (ES) está a responder a múltiplos desafios globais e qual o modo de interação entre iniciativas nacionais e respostas institucionais. O programa combinará várias dimensões pelas quais se vem afirmando o nosso trabalho de investigação. Em primeiro lugar terá uma abordagem multidisciplinar, beneficiando da diversidade científica da equipa. Em segundo lugar, terá uma abordagem internacional, a partir da experiência acumulada através de múltiplos projetos e colaborações internacionais. Em terceiro lugar adoptará uma abordagem comparativa que visa analisar o caso português à luz de desenvolvimentos relevantes internacionais. Finalmente, procura maximizar o impacto social do nosso trabalho através da qualificação das políticas públicas, das instituições e dos atores integrantes da realidade do ensino superior.
Para o ano de 2019, o programa de investigação do CIPES assenta no trabalho e experiência acumulados, procurando consolidar a relevância científica da unidade. De entre uma agenda de investigação rica e diversificada, gostaríamos de destacar os seguintes temas de investigação:
i) Desenvolvimentos no ES Europeu - Prosseguiremos a análise dos impactos de reformas, estimuladas ao nível europeu, nas estruturas e processos de decisão no ES. O CIPES procurará dar um contributo ao transferir a discussão para um contexto pós-nova gestão pública nas questões de governação e gestão, as quais desafiam a análise de políticas.
ii) Desafios múltiplos nas IES - Aprofundaremos a nossa investigação sobre as múltiplas mudanças afetando as IES, analisando os efeitos interrelacionados em quatro dimensões de mudança no ES: governação, qualidade, desempenho e o papel dos profissionais.
iii) Qualidade - Daremos uma atenção especial às questões da qualidade no ES, particularmente ao modo como o ES tem respondido a novos desafios e à interação entre políticas nacionais e respostas institucionais.
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Resumo "O programa de investigação do CIPES visa compreender de que forma o ensino superior (ES) está a responder a múltiplos desafios globais e qual o modo de interação entre iniciativas nacionais e respostas institucionais. O programa combinará várias dimensões pelas quais se vem afirmando o nosso trabalho de investigação. Em primeiro lugar terá uma abordagem multidisciplinar, beneficiando da diversidade científica da equipa. Em segundo lugar, terá uma abordagem internacional, a partir da experiência acumulada através de múltiplos projetos e colaborações internacionais. Em terceiro lugar adoptará uma abordagem comparativa que visa analisar o caso português à luz de desenvolvimentos relevantes internacionais. Finalmente, procura maximizar o impacto social do nosso trabalho através da qualificação das políticas públicas, das instituições e dos atores integrantes da realidade do ensino superior.
Para o ano de 2019, o programa de investigação do CIPES assenta no trabalho e experiência acumulados, procurando consolidar a relevância científica da unidade. De entre uma agenda de investigação rica e diversificada, gostaríamos de destacar os seguintes temas de investigação:
i) Desenvolvimentos no ES Europeu - Prosseguiremos a análise dos impactos de reformas, estimuladas ao nível europeu, nas estruturas e processos de decisão no ES. O CIPES procurará dar um contributo ao transferir a discussão para um contexto pós-nova gestão pública nas questões de governação e gestão, as quais desafiam a análise de políticas.
ii) Desafios múltiplos nas IES - Aprofundaremos a nossa investigação sobre as múltiplas mudanças afetando as IES, analisando os efeitos interrelacionados em quatro dimensões de mudança no ES: governação, qualidade, desempenho e o papel dos profissionais.
iii) Qualidade - Daremos uma atenção especial às questões da qualidade no ES, particularmente ao modo como o ES tem respondido a novos desafios e à interação entre políticas nacionais e respostas institucionais.
iv) Análise comparativa entre ES e Saúde - Pretendemos dedicar mais atenção à análise comparativa de desenvolvimentos no ES e no sector da saúde, incluindo mudanças nos grupos profissionais de ambos os sectores. A investigação terá em conta também o modo como os discursos sobre a sociedade do conhecimento moldam as políticas nacionais e institucionais e os comportamentos dos profissionais, nomeadamente na co-produção, transferência e comercialização de conhecimento.
v) Qualificações e a relevância e eficácia de um ES baseado nas competências - Na área da relevância económica e social do ES, centrar-nos-emos na análise do valor e das limitações duma tendência para a adopção duma abordagem baseada nas competências no ES. Adoptaremos um enquadramento centrado na ""oferta-transições-procura"" que analisará aos problemas de transição e desajuste na relação entre o ES o mercado de trabalho.
A justificação para o orçamento apresentado para 2019 refere-se ao orçamento global que gostaríamos de receber da FCT (básico e programático), por forma a corresponder aos desígnios nacionais para uma investigação de excelência.
O orçamento apresentado não inclui despesas que serão financiadas por outros projetos e atividades da unidade, que têm sido significativos nos últimos anos, dada a estratégia da Unidade de diversificação de receita e envolvimento com os principais interessados em HE nacional e internacionalmente.
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