Você está em: Início > Notícias > Óscar Lopes: o Poder Seminal da Palavra

Óscar Lopes: o Poder Seminal da Palavra

2 de outubro | 10h - 18h |Sala de Reuniões da Faculdade de Letras da UP

ENTRADA LIVRE

Professor Catedrático, Diretor da Faculdade de Letras e Vice-reitor da Universidade do Porto, linguista, crítico e historiador literário, autor de vasta obra ensaística, Óscar Lopes (1917- 2013) foi um intelectual marcante e um cidadão interventivo da segunda metade do século XX, que constitui um nome de referência da Faculdade de Letras e da Universidade do Porto, na qual foi fundador do Centro Linguística (CLUP).

Uma formação multifacetada, cobrindo simultaneamente os domínios da linguística, da música, da história, das línguas clássicas e modernas, da filosofia e da literatura e uma viva curiosidade intelectual conduziram Óscar Lopes ao constante diálogo interdisciplinar, para além das fronteiras do conhecimento, com outros saberes (lógica, neurociência, astrofísica, matemática).

Foi um humanista e um sábio de muitos saberes.

A Universidade do Porto designou-o no presente ano Figura Eminente da Universidade do Porto 2018 e tem vindo a comemorar a sua memória em vários espaços da Universidade, com várias iniciativas ao longo do ano, a partir da abertura de uma Exposição Evocativa intitulada “Óscar Lopes: o Saber de Muitos Saberes” na Galeria da Reitoria.

Desta feita terá lugar, na Sala de Reuniões da Faculdade de Letras, no próximo dia 2 de outubro (entre as 10h e as 18h), data em que se cumpriria o seu 101º aniversário, uma jornada de reflexão intitulada “Óscar Lopes: o Poder Seminal da Palavra” sobre a atividade de Óscar Lopes como historiador da literatura, crítico e ensaísta literário. A literatura foi para ele uma necessidade vital e um instrumento para ler o mundo e para com ele interagir. Será evocada por ensaístas e professores de várias Universidades que o conheceram de perto, a ele e/ou à sua obra, a vastíssima contribuição por ele dada naqueles campos e na formação de amplos públicos e de novos investigadores no campo literário.

As intervenções na jornada serão da autoria dos Doutores Abel Barros Baptista, Ana Paula Coutinho, António Pedro Pita, Eduardo Lourenço, Jorge Lopes, José Carlos Seabra Pereira, Rosa Maria Martelo.

As Comissárias das Comemorações Óscar Lopes Figura Eminente 2018.

Fátima Oliveira

Isabel Pires de Lima

Consulte o PROGRAMA das comemorações.

Informações: cultura@reit.up.pt

Cart

Copyright 1996-2022 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-12-08 às 10:28:37 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias