Você está em: Início > Notícias > Autenticação U.Porto com Chave Móvel Digital ou Cartão do Cidadão

Autenticação U.Porto com Chave Móvel Digital ou Cartão do Cidadão

A interface da Autenticação Federada mudou

Autenticação U.Porto com Chave Móvel Digital ou Cartão do Cidadão

A comunidade académica da Universidade do Porto tem agora disponível um novo método de autenticação nos portais da U.Porto que integram atualmente a Autenticação Federada.

Este novo método de autenticação, disponibilizado por autenticação.gov, baseia-se na tecnologia Chave Móvel Digital e Cartão do Cidadão e é amplamente utilizado em diversos serviços da Administração Pública.

Interface AAI com a opção de autenticação com CMD ou CC

Promovido e financiado pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), através do programa Simplex+2016, a Universidade do Porto e a Universidade de Aveiro criaram uma parceria para a implementação da autenticação com Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão, integrando-a com a Autenticação Federada, utilizada pelas duas instituições de ensino, com o objetivo de garantir maior segurança no acesso aos seus sistemas de informação. Esta pode ser estendida a todas as Instituições de Ensino Superiores (IES) nacionais.

A UPdigital criou uma página de ajuda para os membros da U.Porto para apoiar na utilização desta nova funcionalidade, onde está disponível informação sobre como aderir à Chave Móvel Digital e como utilizar este método de autenticação alternativo.

A autenticação com Chave Móvel Digital ou Cartão do Cidadão tem particular interesse para utilizadores já familiarizados com este método e que prefiram um modelo único de autenticação nos diferentes serviços da Administração Pública. Além da comodidade já referida, este método de autenticação não utiliza palavra-chave, revelando-se por esta razão, mais seguro e mais prático.

A Chave Móvel Digital pode ser ativada online, num Espaço do Cidadão ou num Espaço Empresa.

O método de autenticação com Chave Móvel Digital dispensa qualquer tipo de leitor de Cartão de Cidadão, sendo por isso mais fácil de utilizar em dispositivos móveis.

Basta registar o seu número de telemóvel, escolher um código PIN secreto e a autenticação completa-se com um código de segurança numérico único e temporário enviado por SMS para o número de telemóvel, por e-mail ou mensagem direta no Twitter.

Já pediu a sua Chave Móvel Digital?

Copyright 1996-2018 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-08-15 às 01:49:42 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais