Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Notícias > Universidade e Politécnico do Porto comemoram 180 anos da Academia Politécnica do Porto

Notícias

Universidade e Politécnico do Porto comemoram 180 anos da Academia Politécnica do Porto

Ciclo de palestras Materialidades da Polytechnica

No âmbito das comemorações dos 180 anos da criação da Academia Politécnica do Porto (APP), a Universidade do Porto e o Politécnico do Porto desenvolveram um programa de atividades comemorativas para dar a conhecer a história, memória e evidências materiais daquela escola.

Materialidades da Polytechnica é o nome do ciclo de sessões integrado na iniciativa, com arranque agendado para o dia 14 de junho, às 18h00, no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto.

A APP, criada a 13 janeiro de 1837, foi uma instituição determinante na história do ensino superior portuense, com ligações de convivência e de colaboração com outras instituições de ensino, nomeadamente através da partilha do mesmo edifício, docentes e material didático com a Escola Industrial do Porto (1854). Foi com base na Academia Politécnica e na Escola Médico-Cirúrgica, que se instituiu a Universidade do Porto (1911), sendo herdeiras diretas desta Academia as Faculdades de Ciências e de Engenharia da U.Porto (FCUP e FEUP). Por seu lado, da Escola Industrial do Porto derivam os Institutos Superiores de Engenharia e de Contabilidade e Administração do P.PORTO (ISEP e ISCAP), que assinalam, respetivamente, 165 e 130 anos da sua fundação.

A U.Porto e o P.PORTO uniram esforços para comemorar a história, o património e o legado comuns destas instituições oitocentistas, propondo múltiplas atividades, exposições, conferências e publicações sobre o tema. Destaque para a iniciativa "Materialidades da Polytechnica", um ciclo de nove conversas sobre e a partir das coleções museológicas de documentos e artefactos do tempo da Academia (1837-1911) que visam assinalar os seus 180 anos de existência e restituir à memória da cidade o contributo ímpar da Academia, responsável pela formação científica de figuras que se notabilizaram dentro e fora de Portugal.

E porquê Materialidades da Polytechnica? Exatamente porque no centro de cada sessão estarão os testemunhos materiais daquela escola que integram hoje os acervos patrimoniais da U.Porto e do P.PORTO. Este ciclo vai, assim, dar a conhecer os instrumentos que integravam os processos de transmissão de conhecimento, outras materialidades que resultaram da produção científica desenvolvida, e ainda fontes documentais da época que apoiam a contextualização destes objetos.

A sessão de abertura do ciclo comemorativo Felicidade pela Instrução, vai decorrer no próximo dia 14 de junho, tendo como orador convidado Jorge Fernando Alves (docente da FLUP). As restantes oito sessões vão decorrer às quartas feiras, ao longo dos meses de junho, julho, outubro, novembro e dezembro, altura do fecho do mesmo. O ciclo conta com a co-produção dos Museus de História Natural e Ciência da U.Porto, da FEUP, do ISEP, do ISCAP, e ainda do Fundo Antigo da Reitoria da U.Porto.

A entrada nas sessões é livre e gratuita, limitada apenas à lotação da sala.

Encontra-se aqui publicado o programa do ciclo de palestras Materialidades da Polytechnica.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-09-26 às 06:26:08