Conheces a «Monarquia do Norte»?
A 19 de janeiro de 1919, após a I Guerra Mundial, e com a instauração da República ainda tão recente, o Norte de Portugal declarou-se uma Monarquia, com capital no Porto, gerando uma guerra civil que durou 25 dias. (Facto histórico.)
Mas e se…?
Em vez de 25 dias, a Monarquia tivesse durado três anos? Três anos nos quais desenvolveu a sua própria cultura, eventos, lendas e histórias? Três anos em que se criou a Real Universidade do Porto? Três anos em que as mais diversas personagens se destacaram, desde gente do povo a eminentes doutorados, naturalistas, feministas, soldados ou espiões?
Uma guerra civil mantida com uma nova tecnologia, a «Winepunk»
Como sustentar tamanha guerra? Por que não usar dos recursos que abundam na terra? Nasce, assim, a tecnologia «Winepunk»: recorrendo a um biocombustível à base de vinho do Porto, capaz de alimentar os esforços de guerra e a própria sociedade.
Vem fazer parte deste romance em mosaico!
Contribui para o universo de História Alternativa «Winepunk» através de uma entrada enciclopédica entre 100 e 1000 palavras – notícias, panfletos, microcontos, obituários, diários, cartas, etc –, onde a ficção se mescla com o factual. Visita o website oficial para saber mais, e junta-te à 1º Oficina dedicada a este «e se…?» no dia 19 de dezembro, na Casa Comum (Reitoria), para aquele «empurrão» de escrita!
A participação é gratuita mas a inscrição é obrigatória - aqui.
HYP é financiado pela União Europeia (Project: 101131688 — HYP — CREA-CULT-2023-COOP). Perspetivas e opiniões expressas são da total responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente aquelas da União Europeia ou Europa Criativa. Nem a União Europeia ou a autoridade financiadora podem ser responsabilizadas por elas. Consulte a ficha do projeto.