Você está em: Início > Notícias > Seminário Musas em Ação - Espessuras da [In]Visibilidade - 3º Edição

Seminário Musas em Ação - Espessuras da [In]Visibilidade - 3º Edição

30 de junho - 1 e 2 de julho

Seminário Musas em Ação - Espessuras da [In]Visibilidade - 3º Edição

1

InED (Centro de Investigação e Inovação em Educação) da ESE – Politécnico do Porto, em parceria com a Casa Comum/Reitoria da Universidade do Porto e o ILCML (Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa) da FLUP anunciam a 3ª edição do Seminário Musas em Ação – Espessuras da [In]Visibilidade: Espaços, Passos e Ritmosa realizar nos dias 30 de junho, 1 e 2 de julho de 2022. Esta 3ª edição do Seminário dá continuidade às apresentações iniciadas em outubro de 2019, articulando-se ao Projeto de Investigação InED-FCT: A [In]Visibilidade da Mulher na História: pensamento, ideias e obras.

Nas derradeiras décadas do séc. XX, os Estudos de Género e os Estudos Feministas dedicaram-se, entre outras coisas, às práticas e teorias artísticas desenhadas, pensadas e geradas por mulheres. Surgiram, ativaram-se e consolidaram-se Centros de Investigação específicos; conceberam-se projetos de investigação, eventos científicos, programações culturais e artístico e as publicações proliferaram nas revistas e volumes específicos. Um corpo significativo de textos emblemáticos foi produzido, incentivando pesquisas ulteriores e conjugando autores/as de diversas gerações e nacionalidades, em Portugal, à semelhança do que aconteceu no panorama internacional.

As mulheres-pensadoras-investigadoras-autoras-artistas, todas (enfim) aprofundaram e expandiram assuntos/problemáticas até então esparsos ou dispersos, refletindo as suas convicções e firmando intencionalidades. Todavia, na atualidade, questiona-se a extrapolação estereotipada do termo “mulheres-artistas”, “mulheres-…”, entendido por alguns como limitativo ou endereçando ao reconhecimento de obra e/ou atividade profissional, nalguns casos, mais dirigido pelo reconhecimento “questão de género”, do que pela qualificação em si. Todavia, convirá não esquecer que a produção artística e intelectual das mulheres foi intencionalmente esquecida ou desvalorizada durante séculos. Daí que marcar a sua existência se torne um gesto político em si mesmo. Arte, Ciência, Investigação, Ação…e Musa, assim como Ideologia, Viagem ou Reflexão – são palavras com uma forte expressão no feminino.”

Ideias e questionamentos entrecruzaram-se, tomando corpo plural, na sequência do aprofundamento de autoras, investigadoras, profissionais de várias artes, saberes, e práticas, pensadoras ativas, umas consagradas pelo tempo, outras salvaguardadas por distintas afetações pragmáticas, fidelizações ou subversões teóricas: Griselda Pollock, Linda Nochlin, Frances Borzello, Hilary Robinson, Catherine de Zegher, Fiona Carson, entre outros nomes.

Atendendo a tal contextualização, propõe-se a realização da terceira das três edições do Seminário Musas em Ação-Espessura da [In]Visibilidade.

Copyright 1996-2022 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-06-28 às 01:17:44 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias