Você está em: Início > Notícias > Nota de pesar pelo falecimento do Prof. Doutor António Cardoso

Nota de pesar pelo falecimento do Prof. Doutor António Cardoso

Vice-Reitor com o pelouro do Património Edificado e Sustentabilidade faleceu aos 66 anos de idade

A Universidade do Porto lamenta profundamente o falecimento do Vice-Reitor António Cardoso (1955-2022), que diligentemente serviu e muito honrou esta instituição com a sua generosidade, dedicação, experiência e saber.

Com o desaparecimento do Prof. Doutor António Cardoso, a Universidade do Porto perde um professor douto, dedicado e inspirador, um investigador reconhecido internacionalmente na área da Engenharia Civil e um gestor académico com visão, iniciativa e capacidade de realização.

Na última fase da sua vida, o Prof. Doutor António Cardoso distinguiu-se, justamente, pelo seu superior desempenho em cargos dirigentes, tanto na FEUP, como na Reitoria e na UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, que presidia desde 2020.

Enquanto Vice-Reitor em dois reitorados (2006-2014 e 2018-2022), foi um dos principais responsáveis pela ampliação e requalificação do nosso campus universitário, pela modernização e expansão dos seus equipamentos e infraestruturas e pela recuperação do património edificado da Universidade levadas a cabo neste início de século. O Prof. Doutor António Cardoso deixou, de facto, uma obra notável, da qual beneficiam hoje e beneficiarão amanhã várias gerações de membros da nossa Comunidade Académica.

Como Reitor, tive o privilégio de trabalhar diariamente com o Prof. Doutor António Cardoso e dele guardo a melhor das memórias. Perdi um colega e amigo que muito estimo, admiro e reconheço. Creio, de resto, que todos os que com ele trabalharam e conviveram foram de alguma forma tocados pela sua afetuosidade, serenidade e inteligência.

Em nome da Universidade do Porto, resta-me apresentar as nossas condolências à família, amigos e colegas do Prof. Doutor António Cardoso, a quem prestamos uma sentida homenagem.

Deixo uma palavra especial de conforto aos membros da nossa Comunidade Académica que trabalharam e conheceram mais de perto o Prof. Doutor António Cardoso, em particular no seio da Reitoria, da FEUP e da UPTEC.

António de Sousa Pereira

Reitor da Universidade do Porto

Copyright 1996-2022 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-05-25 às 21:09:33 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais