Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Notícias > Dias Da História Alternativa Cultural Week

Notícias

Dias Da História Alternativa Cultural Week

23 A 25 DE NOVEMBRO

Dias Da História Alternativa Cultural Week

1

E se a Inglaterra tivesse confrontado a Alemanha em 1938 invés de 1942, quando esta última invadiu a Checoslováquia? E se a Armada Invencível não tivesse naufragado? E se o vapor se tivesse sobreposto à tecnologia elétrica e o contexto Victoriano se tivesse prolongado pelo século vinte? Estas são algumas das questões em discussão na primeira Conferência Internacional de História ‘E se?…’ Mundial (WhatIf’21) que decorre entre 24 e 26 de novembro, como evento híbrido.

Esta iniciativa faz parte da Dias da História Alternativa, Cultural Week – Winepunk & Companhia, promovida pela Invicta Imaginária e com o centro de investigação i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) como anfitrião, a ter lugar na Reitoria da U.Porto (Biblioteca do Fundo Antigo).

Programa Dias da História Alternativa, Cultural Week:

  • 23 NOV’21

19h00 >> Aula Aberta – “Ethics against Chemistry”: a História da Ciência e a História Alternativa como ferramentas essenciais na comunicação de ciência.

Criar uma atividade científica lúdica e divertida, pode ser um grande desafio para ensinar e comunicar ciência, especialmente quando nos dirigimos aos mais jovens. Para tal, a narração de histórias é um elemento valioso para despertar o interesse pela ciência, que pode ser potenciada pelos ricos e valiosos episódios da História da Ciência. No entanto, construir uma narrativa de divulgação científica tão perspicaz a partir do zero, pode ser um grande desafio.

Nesta aula aberta, iremos explorar como desenvolver uma atividade de divulgação de ciência, usando as prerrogativas do “storytelling” e “gamification”, aliadas à historiografia. Vamos demostrar como a inclusão de elementos de História Alternativa pode ser útil ao conceber um jogo educativo, constituindo a base da narrativa educacional de tópicos científicos. Será apresentado um caso prático em que a História da Ciência Portuguesa e a inclusão de hipóteses alternativas, se revelaram ferramentas essenciais para a criação e implementação de uma atividade de comunicação de ciência. Para tal iremos também explorar o feedback dos estudantes na sua experiência de aprendizagem e no seu desempenho científico durante o jogo.

José Ferraz-Caetano  é Visiting Researcher na Universidade da California - Irvine, Investigador Convidado no Instituto de História Contemporânea, e Investigador no LAQV-REQUIMTE e MIT Portugal. Especializou-se em Física e Química Medicinal ao longo do seu percurso acadêmico, em particular na pesquisa de novas soluções catalíticas na indústria farmacêutica, tendo investigado e publicado em anos recentes igualmente nas áreas da História da Ciência (e.g.https://www.up.pt/casacomum/wp-content/uploads/sites/520/2021/07/03.pdf), História Alternativa (e.g. https://www.up.pt/casacomum/wp-content/uploads/sites/520/2021/07/05.pdf), e Comunicação em Ciência (e.g. https://www.igi-global.com/chapter/is-misinformation-a-challenge-for-science-students-in-the-digital-era/266560).

+more info: https://orcid.org/0000-0001-7226-8995

******

  • 24 NOV’21

19h00 >> Concerto do duo Alexandre Curopos & André Soares

Alexandre Curopos (voz) e André Soares (guitarra) licenciados contemporaneamente em Ensino da Música, encontram no diálogo e exploração sonora e na composição em tempo real um elo de ligação, comunicando entre si e com o espectador. Este concerto contará com performances de arranjos de temas de vocabulário jazz, estabelecendo pontes com sonoridades recentes e, principalmente, com o público.

******

  • 25 NOV’21

19h00 >> Salon Litteraire de La Belle Époque du VinoRevolution!

Durante a Guerra Civil Winepunk (https://www.up.pt/casacomum/publicacoes/ ) a Monarquia do Norte readotou o hábito da Belle Époque de salões literários. Escritores, políticos, artistas e personalidades misturavam-se no meio de ditos espirituosos e cortinas de veludo enquanto no exterior as batalhas continuavam.  No dia 25 de novembro, será revivido um destes momentos, no Fundo Antigo da Reitoria da Universidade do Porto, e no âmbito da Segunda Semana Cultural Hypothesis (Hypothesis Cultural Week || Dias da História Alternativa – Winepunk & Companhia). Entrada livre com inscrição através do email cultura@reit.up.pt.

 

Entrada livre

LOCAL : Biblioteca do Fundo Antigo da Reitoria da Universidade do Porto

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-12-02 às 19:20:53 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais