Você está em: Início > Notícias > Competição de curtas do FEST vai ser exibida na Casa Comum da Reitoria da U. Porto

03 a 06 AGO'20

AUDITÓRIO CASA COMUM | REITORIA DA U.PORTO

ENTRADA LIVRE

A ficção, o documentário, a animação e o cinema experimental não-narrativo voltam a assumir todo o destaque da competição internacional de curtas do FEST - Novos Realizadores | Novo Cinema. A ter lugar entre os dias 2 e 6 de agosto em Espinho, o festival apresenta-se, este ano pela primeira vez e em simultâneo, no Porto. Entre segunda e quinta, serão exibidos, na Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto, as 70 curtas metragens que integram as duas principais competições do festival, Lince de Prata e Grande Prémio Nacional. A destacar as estreias em Portugal, os multipremiados Postcards From The End of The World, Virago, Excess Will Save Us e Acid Rain, filmes que prometem provocar muito debate na edição deste ano.

A colaboração entre o FEST e a U.Porto dá-se pelo quinto ano consecutivo e é reforçada este ano com o acolhimento das sessões competitivas do festival no recente Auditório Casa Comum.

Consulte AQUI o programa completo.

NOTA IMPORTANTE:

LOTAÇÃO LIMITADA AOS LUGARES CONDICIONADOS PELAS DIRETIVAS DA DGS (30 LUGARES).

A ENTRADA É GRATUITA SUJEITA À AQUISIÇÃO DE BILHETE NO LOCAL.

É OBRIGATÓRIA A UTILIZAÇÃO DE MÁSCARA DURANTE  TODA A DURAÇÃO DO EVENTO

Seleção de filmes em exibição na Casa Comum

Konstantinos Antonopoulos estava longe de imaginar que a sua curta sobre o apocalipse viria a ser descrita como actual ou familiar. Postcards From The End of The World ganhou o prémio para melhor comédia no festival de Aspen no início da pandemia e, desde então, tem vindo a suscitar a atenção e louvor de espectadores em todo o mundo. A curta, que se estreia no FEST, conta a história de um casal que se encontra de férias numa ilha grega com os filhos quando a civilização humana colapsa. Baseada em factos reais e rodada nas áreas mais rurais da Estónia, Virago, de Kirli Kirch Schneider, cruza a realidade com o mito levando-nos pela história de uma aldeia onde nenhum homem consegue passar a barreira dos 40 anos. Nos limites entre o humor e a tragédia encontramos também  Excess Will Save Us, um documentário de Morgane Dziurla-Petit sobre Villereau, a pequena vila onde cresceu e que, um dia, se achou vítima de um ataque de terrorista. Uma tragicomédia sobre a paranóia e os julgamentos que fazemos uns aos outros. Acid Rain, de Tomek Popakul, é indiscutivelmente uma das mais faladas curtas de 2019. Lançada online durante uma janela temporal muito limitada, esta ficção animada reserva-nos um muito particular olhar sobre a cultura rave. De retina bem aberta, o espectador é convidado a seguir a viagem do protagonista rumo a lugar nenhum, numa das mais distintivas história de coming of age dos últimos meses.

Na lista de filmes seleccionados destaque ainda para The Golden Buttons, um olhar sobre a militarização dos jovens russos estreada no Vision du Réel deste ano, La Laguna Negra, uma viagem pela espiritualidade peruana estreado em Roterdão ou  The Vibrant Village, que acompanha o dia-a-dia de homens e mulheres numa pequena vila da Hungria, questionando a nossa percepção sobre a indústria do sexo e estreado  no Festival de Documentário de Sheffield.

O cinema português mantém a sua posição de destaque no programa do FEST com uma série de obras de novas figuras da cena nacional. Na principal competição dedicada ao cinema português no festival, destaque para o regresso de António Sequeira, vencedor do GPN do ano passado, com As Cartas da Minha Mãe, de Miguel De com The Kiss, de João Monteiro com Principe. Nota especial ainda para um conjunto de obras que concorrem, em simultâneo, para a competição internacional, Erva Daninha de Guilherme Daniel, (In)dividual de Beatriz Bagulho e When the Light Goes Out de Tânia Prates.

+info: https://site.fest.pt/pt

cartaz

CONTACTO: cultura@reit.up.pt

Copyright 1996-2020 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas