Você está em: Início > Notícias > Lirismo ou Vontade de Resistência | Exposição

Lirismo ou Vontade de Resistência | Exposição

Galeria I | Casa Comum

ENTRADA LIVRE

Patente entre 23 de junho e 18 de setembro, de segunda-feira a sexta-feira das 10h às 13h e das 15h às 18h, e ao sábado das 15h às 18h.

Do mistério da conceção à arquitetura de papel, exploram-se os impulsos que se alimentam do inesperado, do estado líquido, do lugar sublimado do imaginar. No intervalo entre o desespero e a conveniência, tudo é possível: equilibrar ou descobrir ou simplesmente abandonar – desenhar para nada.
Assim nasce, no universo múltiplo da sintaxe arquitetónica, a partir de signos fragmentados, uma narrativa edificante: um pensamento arquitetónico não-construído que evidencia os modelos de resistência, periféricos e à margem – provocações que alimentam o pensamento criativo e evidenciam a utilidade do gesto inútil.
Desenhar é, assim, participar num inconsciente que se apropria da ordem para continuamente reivindicar a forma singular de ver e pensar assumida como um contínuo entre a dúvida e a certeza, o olhar e o gesto – um processo que esta exposição convida a procurar e descobrir.

Sobre Telmo Castro:
Nasceu no Porto em 1962. Estudou com os Mestres Sá Nogueira, Henrique Silva e José Rodrigues na Cooperativa Árvore entre 1982 e 1984, Licenciou-se em Arquitectura na Escola Superior Artística do Porto em 1990, concluiu a Pós-graduação na Universidade de Sevilha em Reabilitação Arquitectónica e Urbana em 2000, colaborou com os Arquitectos João Carreira, Alcino Soutinho e Magalhães Carneiro e Pedro Mendes, e integra o corpo Docente da ESAP desde 1990, leccionando a disciplina de Desenho 2 do Curso de Arquitectura. Iniciou a sua actividade como profissional liberal e fundou a Empresa Arado Gestão Planeamento e Projectos Lda em 1995, tendo desenvolvido e edificado vários tipos de projectos públicos e privados, nomeadamente: Equipamentos de Saúde, Desportivos, Escolares, Serviços e Habitacionais. Foi premiado em vários concursos públicos em Portugal, tendo obtido o prémio Palmarés Ibérico Tecnhal em 2018 e Menção Honrosa no Prémio internacional Architecture Master Prize em 2018. Participou em várias exposições/performances e conferências: Porto, Matosinhos, Sintra, Trienal de Lisboa, Museu Nacional Soares dos Reis, Igreja de Santa Clara-a-Velha, Escola Superior Artística do Porto, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Universidade da Beira Interior, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Ordem do Arquitectos SRN e Núcleo de Aveiro de Arquitectos NAAV. Desenvolve actualmente o doutoramento em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, a actividade de Arquitecto e docência na Escola Superior Artística do Porto.

cartaz

Contacto: cultura@reit.up.pt

Copyright 1996-2020 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2020-07-06 às 11:26:40 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais