Você está em: Início > Notícias > Uma homenagem à Mulher em 150 retratos | Lançamento de livro

Uma homenagem à Mulher em 150 retratos | Lançamento de livro

14 JAN'20 | 18:30

Poster

No próximo dia 14 de janeiro, a Porto Editora apresenta o mais recente livro Veríssimo Dias, Portuguesas: uma homenagem em 150 retratos, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto. Mais do que um livro de fotografia assume-se como um contributo do autor para a valorização do papel da Mulher no nosso país.

Veríssimo Dias apresenta retratos de mulheres notáveis, figuras públicas e outras mais afastadas dos focos mediáticos, que são referências nos seus respetivos campos de atuação. São atletas, como Rosa Mota ou Telma Monteiro. São académicas, como Irene Flunser Pimentel e Maria Manuel Mota. São artistas, como Ana Bacalhau, Eunice Muñoz ou Isabel Silvestre. São detentoras de cargos políticos, militares, gestoras. Em suma, independentemente da área ou setor de atividade em que se distinguem, as retratadas representam uma personificação do elogio à igualdade de género e o papel essencial na construção coletiva de Portugal.

A apresentação deste livro acontece no dia 14 de janeiro, às 18:30, no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto (Praça Gomes Teixeira). Para assinalar a publicação, o evento irá contar com intervenções de Fátima Vieira, de Cristina Robalo Cordeiro, de João Zúquete, administrador da Altice Portugal, e do autor. A lista completa de retratadas neste livro pode ser consultada aqui.

Sobre o livro

Mais do que um livro de retratos, este trabalho é, em si mesmo, um retrato da Mulher enquanto peça essencial na criação de um Portugal melhor.

Em Portuguesas, Veríssimo Dias apresenta um conjunto de 150 retratos – porque um livro precisa de um limite de páginas – de mulheres notáveis e inspiradoras que, figuras públicas ou não, são marcos nos respetivos campos de atuação. Assim se elogia a igualdade de género e se regista o agradecimento pelo papel de cada uma destas pessoas na construção do nosso país.

“É um orgulho ter a oportunidade de homenagear portuguesas que, ao longo dos tempos, se destacaram nas mais variadas áreas da vida do país. Este é mais um contributo da Altice Portugal para o país, para a defesa da sua cultura e da portugalidade. A Intervenção Social faz parte do nosso ADN e da nossa estratégia e, através da Fundação Altice, temos a preocupação de disseminar o que de melhor se faz no nosso país. Não faltam em Portugal mulheres de relevo, de inteligência fina, de luta por ideias e ideais, de empenho e dedicação.”

Alexandre Fonseca

“Esta obra de Veríssimo Dias, dando visibilidade a mulheres que se distinguiram no espaço nacional e internacional – veja-se o palmarés de Rosa Mota e o prestígio que ela alcançou para Portugal – vem ajudar a sublinhar que todos e todas, na nossa diversidade, somos importantes para nos acrescentarmos e para, não desperdiçando nem limitando ou ignorando os talentos com que somos dotados, contribuirmos para o desenvolvimento humano do nosso colectivo.”

Maria de Belém Roseira

«As belas fotografias de Veríssimo Dias “destapam” visualmente a existência, e o percurso, de mulheres que em Portugal tiveram, ou têm, atividade julgada marcante em múltiplas áreas. Cada uma é mostrada individualmente, claro. Mas é o conjunto que retrata uma presença visível e numerosa, porque é a comum pertença ao sexo feminino que é sublinhada, sugerindo de forma subtil uma leitura coletiva.»

Leonor Beleza

Sobre o autor
Veríssimo Dias é engenheiro, biólogo e ecologista, a par de apaixonado pela arte fotográfica. Portuguesas é o seu quarto livro de retratos – depois de Retratos de Abril, 35 anos depois (2009), Retratos da República (2010) e Retratos do Dragão (2012). Em todos eles, busca-se captar a interioridade luminosa e o fulgor natural presentes em cada ser.

cartaz

Contacto:cultura@reit.up.pt

Copyright 1996-2020 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2020-01-26 às 05:29:03 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais