Você está em: Início > Notícias > O Direito à Cidade | The Right to the City - Ciclo Internacional de Conferências

9 dezembro 2019 | 18.30h

“Direito à Cidade” e Cidadania |

Conferência por Manuel Correia Fernandes |

Arquiteto. Professor Catedrático, Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. Vereador do Urbanismo da Câmara Municipal do Porto entre 2013 e 2017
Moderação: PAULA CRISTINA PEREIRA, Instituto de Filosofia/FLUP

Enquanto a cidade que temos não der o salto para a cidade que queremos ter, o “direito à cidade” não passa duma figura retórica.
A cidade é, do ponto vista dos direitos, um espaço onde todos se querem refugiar, mas onde todos se isolam e de onde os mais frágeis dissintam.
A cidade “da lei dos mercados” que hoje temos é pouco mais do que um tabuleiro em que, no essencial, se dispõem pedras viciadas para jogar um jogo de “valores” que, antes do mais, são financeiros (fundiários e imobiliários) e só depois humanos e sociais.
Habitar a cidade não se esgota no direito ao mais básico dos direitos que é o “direito” ao abrigo essencial - a “cabana primitiva” - mas, antes e ao contrário, o direito a vivê-la sem sujeições ou condicionamentos que colidam com a cidadania.
O “direito à cidade” está intimamente ligado ao “direito à habitação”, mas não se esgota nele pois também este não se esgota no “direito ao lugar” que só existe quando existem os valores da vizinhança e da cidadania.

Mais unformação:

NTRADA LIVRE

cartaz

Copyright 1996-2019 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-12-14 às 13:05:30 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais