Você está em: Início > Notícias > Os 500 Anos do Tratado da Pratica DArismetica de Gaspar Nicolas | Aula Aberta

Os 500 Anos do Tratado da Pratica D'Arismetica de Gaspar Nicolas | Aula Aberta

29 NOV'19 | 18:30

Os 500 Anos do Tratado da Pratica D'Arismetica de Gaspar Nicolas | Aula Aberta

Auditório Casa Comum (Reitoria da U.Porto)

ENTRADA LIVRE

Comemora-se em 2019 (15 de Novembro) os quinhentos anos do Tratado da Pratica d’Arismetica de Gaspar Nicolas. Esta obra foi o primeiro tratado de aritmética prática de autor português publicado em Portugal. Deste tratado existe um exemplar da primeira edição na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto que em 1963, foi publicado em edição fac-similada pela Livraria Civilização do Porto e prefaciada pelo Professor Luís de Albuquerque. A edição de 1519 saiu da oficina de Germão Galharde.

Esta obra pertence a um conjunto de livros que entraram em cena numa época marcada por uma vontade de perpetuar na forma escrita o conhecimento outrora transmitido oralmente. Para esta mudança contribuíram a emancipação das línguas vernáculas relativamente ao latim e a eclosão da imprensa.

O tratado insere-se ainda numa época de grande desenvolvimento comercial, com necessidades de modelos, para programar os grandes negócios associados à expansão marítima e comercial, utilizando algoritmos apoiados na vulgarização do cálculo com os números indo-árabes.

Nesta apresentação propomos um enquadramento da obra e do autor na sua época. Tendo sido a primeira obra de aritmética prática publicada em Portugal, interessou-nos averiguar que temas da matemática estão presentes nos conteúdos. Assim, observamos a presença de uma Matemática pensada para o comércio, a par com processos desligados do mundo mercantil, tais como os que se encontram associados à resolução de alguns problemas para determinar números. Outras práticas aparecem disfarçadas de temas mercantis mas visam trabalhar entes matemáticos. Interessou-nos ainda averiguar que obras matemáticas teriam inspirado Gaspar Nicolas na redação do tratado. Encontramos resposta nas palavras do próprio autor quando refere Frey Lucas de Sam Francisco (Luca Pacioli) em múltiplas passagens da sua obra. A herança italiana no domínio da aritmética mercantil parece dominante tendo em conta o número avultado de obras produzidas.

cartaz
Contacto:cultura@reit.up.pt

Copyright 1996-2022 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-10-08 às 00:06:47 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias